São nessas terras verdejantes, com quase 400 quilômetros de trilhas para explorar, que nascem importantes rios portugueses – como o Mondego e o Zêzere.
Serra da Estrela
Conforme o carro avança pela estrada, começam a surgir os vales e as montanhas forradas de verde. Esse visual anuncia a Serra da Estrela, o maior parque nacional de Portugal, com 100 mil hectares.
São nessas terras verdejantes, com quase 400 quilômetros de trilhas para explorar, que nascem importantes rios portugueses – como o Mondego e o Zêzere. É aqui também que o viajante encontra vales glaciares, além de poder provar direto da fonte o amanteigado queijo da Serra da Estrela.
Outro fator que faz a região ganhar mais alguns pontinhos é que se trata do único lugar no país em que neva, com direito a estação de esqui que funciona a todo vapor no inverno.
O ponto mais alto do parque fica a 1.993 metros, na área conhecida como a Torre. Ali, uma antiga torre de telecomunicações usada pelo exército se mistura a um centro comercial simples e à Estação de Esqui da Serra da Estrela.
A estrada para chegar até lá é sinuosa e margeada por paisagens maravilhosas pontuadas pelo Vale Glaciar do Zêzere, um desfiladeiro em formato de U com 13 quilômetros de comprimento. Ele é o berço do Rio Zêzere, que desce as encostas fertilizando as terras da região e transformando- as em pasto para os rebanhos de ovelhas.
Esse cenário acompanha o carro ao longo dos 16 quilômetros de trajeto até o cume. Dá vontade de parar toda hora para fotografar – mas é preciso doses extras de cuidado porque o caminho é mão dupla e repleto de curvas.
Lagoa Comprida
Vale fazer uma parada rápida para conhecer a Lagoa Comprida, também de origem glaciar e que virou o maior reservatório de água da região após ser construída uma barragem. Ao chegar ao cume, o gostoso é caminhar e olhar a serra a perder de vista. No inverno, é comum o sobe e desce pelo teleférico da estação de esqui.
No posto de guardião dos rebanhos, o cão da Serra da Estrela ganhou fama por ser um pastor fiel, capaz de afugentar raposas e cuidar sozinho do pasto. De pelagem curta ou comprida, é um típico cão de montanha que aguenta baixas temperaturas.
Como explorar e aproveitar a Serra da Estrela
Torre como a Lagoa Comprida ficam em Seia, um dos seis distritos que formam a Serra da Estrela. Além dele, fazem parte da região Guarda, Manteigas, Gouveia, Celorico da Beira e Covilhã. Guarda e Covilhã são as maiores e mais bem estruturadas, com todo tipo de serviço.
Elas são as únicas com fácil acesso de trem ou ônibus vindo de outras partes do país (mas para explorar a Serra da Estrela, estar de carro é fundamental). Para se hospedar, Manteigas é uma boa opção por ficar bem no centro da área e ter ligação rápida com os principais pontos.
Hotéis
A cidade é um resumo do que é a serra, com vários hotéis funcionando nas típicas casas de pedra, diversas portinhas que revelam restaurantes caseiros e lojinhas vendendo o famoso queijo.
Em Manteigas fica o único hotel cinco estrelas da serra. Aberto em outubro, a Casa de São Lourenço – Burel Panorama Hotel nasceu no espaço da antiga pousada São Lourenço, aberta há 70 anos. Foram dois anos em obras, uma verdadeira repaginação que resultou em um novo espaço com design inspirado nas belas vistas da serra e no burel, tecido feito a partir da lã extraída das ovelhas bordaleiras, que caiu no gosto de decoradores e arquitetos em todo o país.
O burel reveste a parede da sala de lareira, decora o teto do restaurante, as almofadas da sala de estar, as poltronas dos quartos, as mantas da cama. Ele não é apenas um elemento decorativo, mas forma o próprio conceito da hospedagem, tanto que a visita à fábrica (Burel Factory) faz parte da lista das atividades oferecidas pelo hotel.
O Panorama é a segunda unidade hoteleira da cadeia Burel Mountain Hotels. Faz parte do grupo ainda a Casa das Penhas Douradas e a Burel Factory.
Confira mais fotos da Casa de São Lourenço!
Além do burel, o vidro é outro elemento usado em abundância exatamente para privilegiar as vistas do Vale Glaciar. E que visual se tem do restaurante todo envidraçado e dos quartos com sacadas e paredes de vidro!
São ao todo 17 apartamentos e quatro suítes, todos com lindas vistas, seja para as montanhas, o vale ou os jardins da propriedade, e produtos da badalada marca Molton Brown (incluindo pasta de dente e esfoliante, além dos tradicionais xampu, gel de banho e creme hidratante).
Na mesma linha, o Spa de Montanha tem piscina interna e externa interligadas e tratamentos feitos com óleo local. Tudo, claro, com vista para a serra.
O famoso queijo da Serra da Estrela
Flor de cardo e leite de ovelha: apenas esses dois ingredientes são usados na receita para produzir o tradicional queijo da Serra da Estrela.
De textura amanteigada, para comer de colher ou passar no pão, o queijo só pode ser vendido após 45 dias de sua produção. Nesse tempo passa por diferentes fases de maturação até ficar adequado para o consumo. O segredo do seu sabor tão especial está na qualidade do leite produzido pelas ovelhas da região, alimentadas apenas com pasto.
Não viaje para Portugal sem um seguro viagem. Clique aqui e contrate um agora mesmo!
Mais sobre a Serra da Estrela:
Distância: a 213 km de Tomar e a 315 km de Lisboa
Quanto tempo ficar: pelo menos dois dias, o ideal é ficar três
Imperdível: subir até a Torre para curtir o visual do alto e provar o tradicional queijo da Serra
LEIA TAMBÉM:
8 dias de carro no centro de Portugal: o que fazer, onde comer e ficar
Guia completo sobre Porto e o Norte de Portugal
Algarve: roteiro praia a praia no sul de Portugal
Santa Cruz: uma caixinha de surpresas na costa portuguesa
Óbidos: a vila medieval cheia de história e livrarias
Fátima: o epicentro religioso de Portugal
Conheça a riqueza histórica e as festas de Tomar, em Portugal
Uma visita ao Castelo de Almourol, em Portugal
Conheça Belmonte, a aldeia onde nasceu Pedro Álvares Cabral
Marialva, o lado mais rural de Portugal