fbpx

O que fazer em Santa Cruz, Portugal

As praias do destino têm em comum areia clara e fina, e a água é fria quase o ano inteiro.

Detalhe da Ilha Berlengas Grande. (Foto: divulgação)

Até então, pensar em praia em Portugal só parecia ter duas possibilidades: ou o viajante dirige cerca de três horas a partir de Lisboa para curtir as belas enseadas do Algarve ou abre o guarda-sol mais perto da capital, em cidades litorâneas como Cascais, Estoril e Sintra.

Mas a costa portuguesa é uma caixinha de surpresas e há muita vida e mar além desses tradicionais destinos de verão.

O que fazer em Santa Cruz

A aposta foi ir até o distrito de Torres Vedras, a 40 minutos de carro da capital, conhecido por ter uma longa faixa de areia que se ramifica em diversas praias – boa parte delas com menos de um quilômetro de extensão.

Faça aqui o seu aluguel de carro!

Fiquei baseada em Santa Cruz e de lá saí para conhecer o restante. E conhecer mais compreende caminhar pela areia e acompanhar a sucessão de nomes que vão mudando rápido demais para decorar. Praia da Física, do Centro, de Santa Helena, da Formosa, da Amoeira, Azul – no final, é tudo conhecido como Praia de Santa Cruz.

Em comum, contam com areia clara e fina, a água é fria quase o ano inteiro (para os padrões do turista brasileiro) e venta bastante, garantindo boas ondas para a turma do surf.

Praia Formosa

Mesmo similares, cada enseada reserva suas particulares. A Praia Formosa, por exemplo, tem um belo conjunto de falésias, um mirante que avança pelo mar e uma rampa junto à água, conhecida como rampa dos crocodilos, que vira point no verão. Por ser mais abrigada do vento é bem concorrida entre os banhistas.

A Praia Formosa conta com um belo conjunto de falésias. (Foto: divulgação)

Penedo do Guincho

Coladinha fica a Praia do Penedo do Guincho, onde a pedida é tirar selfies encaixadinhas com o penedo (a grande rocha em forma de guincho). A Praia do Centro é a mais urbana e com fácil acesso para quem chega de ônibus.

Tem apenas 300 metros e oferece lojinhas, bares, banheiros e até chuveiros. As lanchonetes desse pedaço oferecem a rodo o sanduíche tosta mista, a versão lusitana do nosso misto quente, mas com queijos e presuntos direto da terrinha.

Dali, o acesso até o centrinho comercial de Santa Cruz é bem fácil. É um lugar gostoso para caminhar, com um boulevard fechado para carros. Ali, amontoam-se lojas de moda praia,de suvenires, cafezinhos e sorveterias.

Praia do Navio

Mais afastada, a Praia do Navio fica a cinco minutos de carro de Santa Cruz. Ganhou esse nome por conta de um navio norueguês que encalhou ali, em 1929. Alguns destroços ainda podem ser vistos quando a maré está bem baixa.

Onde ficar em Santa Cruz

O clima jovem e descontraído foi o que mais me encantou no novíssimo Noah Surf House. Recém-inaugurado, o hotel tem um conceito bem interessante que une quartos compartilhados para os surfistas com apartamentos e chalés individuais para acomodar casais e família.

Os bangalôs são em formato de cubos e com sacadas voltadas para o mar. Tem decoração rústica e praiana, com redes de pesca na decoração e mobiliário de ripas de madeira, além de detalhes bem particulares, como lareira para esquentar nos dias mais frios. Algumas configurações têm cozinha e chuveiro externo.

Os bangalôs em formato de cubo do Noah Surf House. (Foto: divulgação)

Já na parte que funciona como hostel-boutique, os quartos são montados com beliches e acomodam até oito pessoas. Escadas de madeira, barras de ferro puídas e mais redes de pesca decoram esses apartamentos com cara de albergue hipster, que ainda contam com terraço com mesa para as refeições, porta prancha e ducha.

Nas áreas comuns é impossível resistir à piscina de borda infinita voltada para a praia e rodeada por amplas espreguiçadeiras e sofás. Ao lado fica a pista de skate e patins, outro ponto concorrido. A recepção se une ao restaurante, ambos decorados com elementos que remetem ao surfe e à pesca, e um fogão atende quem quiser preparar sua própria comida.

Confira preços e mais fotos do Noah Surf House!

Outra opção de hospedagem

Dos mesmos donos do Noah, o Areias do Seixo fica a 10 minutos de carro de Santa Cruz. Sofisticado, o hotel é ideal para casais em busca de sossego. Apesar de ser pé na areia, ali não é exatamente um destino de praia por conta da água fria.

Areias do Seixo é opção de hospedagem em Santa Cruz. (Foto: reprodução Booking)

O ideal é aproveitar os programas do hotel com os pacotes para spa, as caminhadas pelas dunas, os passeios de bicicleta, os jantares no restaurante de comida orgânica e relaxar no final do dia junto à fogueira com uma taça de vinho na mão.

Faz parte do Areias do Seixo um conjunto de vilas com casas bacanérrimas com até três suítes, cozinha equipada, sala de televisão e de lareira e piscina. As vilas podem ser alugadas por temporada.

Confira preços e fotos do Areias do Seixo!

Onde Comer em Santa Cruz 

Na Praia da Física, o Noah Restaurante & Beach House é um restaurante que fica na areia, de frente para o mar, e capricha nas receitas portuguesas à base de pescados e frutos-do-mar. Os fãs de mariscos podem lamber os dedos com as Amêijoas à Bulhão de Pato, e a cataplana de peixes com bivalentes (semelhante a um ensopado).

Refeição servida no Noah Restaurante & Beach House. (Foto: divulgação)

Já na Praia do Navio, o restaurante Navio é especializado em caranguejadas, que em Portugal chama sapateira, com filas de espera generosas aos domingos.

Esticada até Peniche

O Cabo Carvoeiro tem um conjunto de falésias que se alongam até o mar. (Foto: Tarcila Ferro)

Saindo de Santa Cruz, vale prolongar mais meio dia para ir até a Península de Peniche, a 25 quilômetros de distância. Outra cidade litorânea bem estrutura e com praias que fazem a alegria dos surfistas por conta dos ventos que não cessam, a cidade tem dois pontos que valem a pena explorar.

Um deles é o Cabo Carvoeiro, um conjunto de falésias que se alongam até o mar e rendem um belo cenário. Ali fica o Farol de Peniche, a capela Nossa Senhora dos Remédios e uma antiga gruta natural, a gruta da Furninha, onde se encontraram vestígios humanos com mais de 40 mil anos.

Do Cabo Carvoeiro dá para ver o vai e vem das barquinhas que vão até o Arquipélago das Berlengas, um passeio que pode ser feito em um dia inteiro ou com pernoite. As embarcações saem do porto de Peniche pela manhã.

São três ilhas, na principal delas, Berlengas Grande, há restaurante junto com uma hospedaria, camping, o Farol Duque de Bragança e o antigo Forte de São João Batista, que foi convertido em hotel. Por lá, os visitantes podem fazer mergulho, passeios de caiaque, snorkeling e caminhadas.

Mais sobre Santa Cruz:

Distância: a 67 km de Lisboa 
Quanto tempo ficar: pelo menos dois dias 
Imperdível: curtir o mirante da Praia Formosa, fotografar a Praia Penedo do Guincho e esticar até Peniche 

LEIA TAMBÉM:

8 dias de carro no centro de Portugal: o que fazer, onde comer e ficar

Guia completo sobre Porto e o Norte de Portugal

Algarve: roteiro praia a praia no sul de Portugal

Óbidos: a vila medieval cheia de história e livrarias

Fátima: o epicentro religioso de Portugal

Conheça a riqueza histórica e as festas de Tomar, em Portugal

Uma visita ao Castelo de Almourol, em Portugal

Serra da Estrela, o maior parque nacional de Portugal

Conheça Belmonte, a aldeia onde nasceu Pedro Álvares Cabral

Marialva, o lado mais rural de Portugal

Saiba mais sobre Viseu, a cidade dos jardins e dos vinhos

Coimbra: a cidade dos tesouros literários