HomeDestinosO que fazer em Marialva, o lado rural de Portugal

O que fazer em Marialva, o lado rural de Portugal

O que fazer em Marialva, o lado rural de Portugal

O destino conta com uma dúzia de ruas de pedra, vinhedos, oliveiras e um antigo castelo do século 12

Por Tarcila Ferro

Marialva é a imagem que eu tinha na minha cabeça sempre que pensava nas aldeias históricas de Portugal. Trata-se de um povoado minúsculo que traduz o lado mais rural do país com uma dúzia de ruas de pedra, vinhedos, oliveiras e um antigo castelo do século 12A minha ida para  não estava relacionada às atrações do povoado, mas ao Casas do Côro  um hotel-butique que acabou se tornando o motivo para incluí-laE bastou alguns longos e preguiçosos minutos no deque da piscina para eu ter a certeza de que estava no interior do interior de Portugal 

Aos pés do Castelo de Marialva, o hotel é formado por um conjunto de casas históricas que são como vilas independentes  as maiores têm até três quartos, cozinha, salas de jantar e estar, lareira e banheira de hidromassagem. Elas não são interligadas entre si e o hotel não é fechado, então para ir para as áreas comuns, como o spa, restaurante ou a piscina, por exemplo, o hóspede caminha pelas próprias ruazinhas do vilarejo.  

Piscina do Hotel Casas do Côro

Outras opções são os quartos standard ou as suítes, que também partilham desse clima de vila perdida no tempo, ou a Eco Suíte, com conceito sustentável, feita de madeira e painéis solares, mais afastada do povoado.   

O clima recluso do lugar dá margem à imaginação de seus proprietários, o empresário Paulo Romão e sua esposa Cármen, que também é a chef de cozinha. Os jantares ali acontecem em um gostoso terraço aberto com mesas iluminadas por velas. O forte é a cozinha portuguesa com um toque bem contemporâneo.     

Jantar ao ar livre no Hotel Casas do Côro

Os dias passam tranquilos nas espreguiçadeiras que chamam para um cochilo ou para ler. Os hóspedes podem curtir também piquenique nos vinhedos, passeios com bikes elétricas ou em um jipe adaptado que consegue entrar pelos caminhos mais escondidos de Marialva. Os finais de tarde são marcados por um tour na boleia de uma caminhonete adaptada que leva para ver o pôr do sol 

No contrafluxo desse clima rústico-chique, o spa do hotel é uma surpresa pela estrutura luxuosa. Não é esperado encontrar em uma vila com menos de cem moradores um spa com Aqua Gym (com bicicleta e passadeiras aquáticas), banho turco panorâmico, piscina com quatro zonas de tratamento, pool bar, saunasalas de relaxamento e massagem.  Casas do Côro: Largo do Coro, Marialva  casasdocoro.com.pt. Diárias a partir de € 145 com café da manhã.

Spa do hotel

Mais sobre Marialva:

Distância: a 81 km de Belmonte, a 219 km do Porto e a 368 km de Lisboa 
Quanto tempo ficarpelo menos duas noites para descansar e curtir os passeios pela região   
Imperdível: caminhar pelas vielas da aldeia que parecem ter parado no tempo   
 

Leia também: 

8 dias de carro no centro de Portugal: o que fazer, onde comer e ficar

Guia completo sobre Porto e o Norte de Portugal

Algarve: roteiro praia a praia no sul de Portugal

Santa Cruz: uma caixinha de surpresas na costa portuguesa

Óbidos: a vila medieval cheia de história e livrarias

Fátima: o epicentro religioso de Portugal

Conheça a riqueza histórica e as festas de Tomar, em Portugal

Uma visita ao Castelo de Almourol, em Portugal

Serra da Estrela, o maior parque nacional de Portugal

Conheça Belmonte, a aldeia onde nasceu Pedro Álvares Cabral

Saiba mais sobre Viseu, a cidade dos jardins e dos vinhos

Coimbra: a cidade dos tesouros literários

Compartilhar: