Com cerca de 1 milhão de habitantes, o destino possui 44 murais artísticos espalhados em diferentes pontos e muitas fachadas de prédios antigos ganharam um tapa no visual.
Viseu é uma cidade grande para os padrões de Portugal. Ela tem cerca de 1 milhão de habitantes, reúne todos os serviços de uma metrópole e volta e meia entra na lista dos melhores locais para viver no país.
Viseu
Conhecida como a cidade dos jardins e dos vinhos, ganhou novos ares a partir de 2015, quando passou a sediar anualmente um festival de street art. Hoje já são mais de 40 murais espalhados em diferentes pontos e muitas fachadas de prédios antigos ganharam um tapa no visual.
Para encontrar parte desses murais, vale a pena parar o carro próximo à Rua Direita e caminhar por essa via exclusiva para pedestres. Tão antiga como a própria história de Portugal, a rua já existia nos tempos dos romanos. As casas grudadinhas e de fachada histórica revelam lojinhas, cafés e restaurantes.
O que fazer em Viseu
Caminhe pela Rua Direita em direção ao miolinho em que ficam a Catedral de Santa Maria, o Museu Nacional Grão Vasco e a Igreja da Misericórdia. Esse pedaço é o ponto central da visita à cidade e vale reservar algumas horinhas por ali.
Comece pela catedral datada do século 12 e que ao longo do tempo passou por uma série de modificações. O destaque é o belo teto abobadado em estilo manuelino e o claustro renascentista idealizado pelo artista Grão Vasco. O escultor e pintor é tido como herói em Viseu, tanto que tem um museu inteirinho dedicado a ele (falo dele logo mais).
Depois de uma geral na igreja, suba para o segundo andar, onde funciona o Museu Tesouros da Sé. A entrada custa € 2 e esse é o ponto alto da visita. Ali está reunida arte sacra ao longo de 900 anos, dividida em quatro setores.
Os visitantes podem ver uma bíblia do século 12, com capa feita em prata, dois cofres medievais para guardar peças de valor dos clérigos, roupas litúrgicas com detalhes em ouro e um presépio que impressiona pelos detalhes, além da custódia gótica que pertenceu ao bispo D. Miguel da Silva e que representa uma das peças mais valiosas de arte sacra do país.
Pelo museu é possível acessar o Passeio dos Cónegos, uma passarela que servia para que os padres e bispos pudessem observar a cidade do alto. A vista dali rende as melhores fotos de Viseu.
Grudadinha à catedral fica o museu dedicado ao artista Grão Vasco, mestre do renascimento português que viveu e morreu em Viseu. Se para você é um mero desconhecido, entre para ver a exposição.
Com certeza vai se surpreender pelo tamanho e pela riqueza de detalhes empregados em suas telas e esculturas. Logo em frente fica a Igreja da Misericórdia, que rende lindas fotos da sua fachada ladeada por duas torres. Dentro, espie o grande órgão feito em talha dourada.
Não viaje para Portugal sem um seguro viagem. Clique aqui e contrate um agora mesmo!
E mais…
Com mais tempo na cidade, visite a Praça da República, o Rossio, endereço do belo prédio em que fica a Câmara Municipal. Pertinho fica a Rua Formosa, que guarda vestígios do passado romano. São escavações no subsolo protegidas por um vidro sobre o qual visitantes podem pisar para ver trechos da antiga muralha que circundava a cidade.
Mais afastado fica o Solar do Vinho do Dão, antigo Paço Episcopal, que foi residência dos bispos de Viseu até o início do século 20. Hoje é um lugar bonito e tranquilo que serve como ponto de partida para quem vai à Rota do Vinho do Dão.
Onde comer
Aos pés da catedral fica o restaurante Colmeia, um espaço com preço camarada que nos dias de sol coloca as mesinhas na calçada. Peça sem receio os famosos peixinhos da horta (legumes empanados), tábua de queijos e enchidos e, se a fome continuar, aposte na maminha de vitela grelhada. R. Ameias, 12.
Mais sobre Viseu:
Distância: a 93 km de Marialva e a 91 km de Coimbra
Quanto tempo ficar: meio dia dá para ver o básico, mas para conhecer a parte de vinhos aposte em um pernoite
Imperdível: o Museu dos Tesouros da Sé reúne 900 anos de arte sacra
Onde se hospedar em Viseu? Clique aqui e confira nossa sugestões!
LEIA TAMBÉM:
8 dias de carro no centro Portugal: o que fazer, onde comer e ficar
Guia completo sobre Porto e o Norte de Portugal
Algarve: roteiro praia a praia no sul de Portugal
Santa Cruz: uma caixinha de surpresas na costa portuguesa
Óbidos: a vila medieval cheia de história e livrarias
Fátima: o epicentro religioso de Portugal
Conheça a riqueza histórica e as festas de Tomar, em Portugal
Uma visita ao Castelo de Almourol, em Portugal
Serra da Estrela, o maior parque nacional de Portugal
Conheça Belmonte, a aldeia onde nasceu Pedro Álvares Cabral