fbpx

Paris com crianças: dicas para se divertir em família

A capital da França também é um destino para a faixa etária mais jovem. Veja experiências e dicas para se divertir em Paris com crianças.

Paris com crianças
Paris com crianças (foto: shuttersock)

Quem nunca quis ir a Paris? Mas, posso ir para Paris com Crianças? Claro! Conheça a capital da França por um novo olhar – o das crianças, que, em Paris, também encontram uma viagem divertida e encantadora.

Muita gente fica em dúvida quando sonha conhecer a cidade, mas espia, com o canto do olho, os filhos perguntando pelas tão sonhadas férias.

Paris pode parecer uma capital de luxo, pompa e circunstância, mas a verdade é que também é uma excelente cidade para as crianças, simples e acolhedora.

Passeios com crianças em Paris
Os pais também podem se divertir com os pequenos (foto: shutterstock)

Pode não haver cadeirão na esmagadora maioria dos restaurantes. Mas, para compensar, haverá muitas comidas boas para os pequenos provarem – especialmente os doces. E quem vai ligar para a altura da cadeira quando se tem na frente um éclair?

Aliás, dá para começar a provar que Paris abraça a molecada usando um número simples: a cidade tem nada menos do que 450 parques e praças, cinco vezes mais que uma capital como São Paulo, por exemplo (sendo que a francesa é mais de 15 vezes menor em área).

Ou seja, pais e mães zelosos vão notar rapidamente que, onde quer que se hospedem, vai haver um parque de bom tamanho na região ou ao menos uma área verde com parquinho.

Além disso, são dezenas de passeios que toda criança vai adorar. Afinal, Paris jamais seria “estragada” pela presença dos menores. Eu posso jurar pelas minhas filhas, que estão logo ali, brincando no museu.

Passeio em família às margens do Rio Sena
Passeio em família às margens do Rio Sena (foto: shutterstock)

Passeios clássicos para fazer em Paris com crianças:

A primeira questão que costuma ocorrer aos pais que decidem levar as crianças em uma viagem a Paris é: “Mas eles vão se encaixar nos passeios, vão se divertir?”. Essa pergunta talvez tenha também um sentido velado de: “Mas eu vou conseguir ver o Museu do Louvre ou eles vão achar um saco e nós ficaremos dois minutos no lugar?”.

Bem, depende muito da criança, mas a realidade é que muitas se interessam pelas atrações clássicas de Paris.

Primeiro, a Torre Eiffel

Certamente nenhum primeiro dia em Paris é legal o bastante se não tiver uma visita a Torre Eiffel. O símbolo máximo da cidade é, sim, um show para grandes e pequenos. E nem é preciso ir logo de cara até o último andar (até porque a fila que beira as três horas de espera no alto verão é um exercício de paciência para qualquer faixa etária).

Passeios em Paris com Crianças
Passeios para as crianças em Paris não faltam (foto: shutterstock)

Aliás, é possível comprar ingressos antecipados para subir. Mas é preciso dar sorte de consegui-los pela internet, pois a procura é muito grande, ou apelar para a subida pelas escadas (a espera costuma ser bem mais ligeira, de 15 minutos ou nem isso, mas daí requer fôlego).

Mas, talvez o melhor negócio, com crianças, ainda seja desembarcar na estação Trocadero do metrô, olhar a grandalhona de longe e depois descer até o Champ de Mars, o gramadão gigante que se segue à Torre Eiffel, fazendo ali uma pausa para o sorvete e para contar para eles histórias sobre o monumento mais visitado do planeta.

As crianças também costumam gostar de ver o Arco do Triunfo de perto. E ali subir as escadas até o topo é mais rápido e menos cansativo. Além disso, como prêmio se tem a maravilhosa vista para a própria torre.

Criança admira Paris do alto
Criança admira Paris do alto (foto: shutterstock)

Museus para conhecer

Em relação a museus, Louvre e D’Orsay não são visitas fadadas ao cansaço. O primeiro nunca será visto por inteiro mesmo, já que exigiria uns três dias completos. Então o bacana é focar em partes que agradam a todos, como as salas de esculturas com O Beijo ou a Vênus de Milo e a Victoria de Samotrácia, a Monalisa e as áreas de Egito e Mesopotâmia.

No Museu D’Orsay a área percorrida é menor. As esculturas de Rodin e os quadros impressionistas de Monet e Renoir são curiosos de mostrar e explicar para os menores. Aliás, pais bem informados sobre os pintores e as obras costumam entreter bem melhor as crianças.

Crianças em museu em Paris
Crianças no museu do Louvre (foto: shutterstock)

LEIA TAMBÉM: 9 museus imperdíveis para conhecer em Paris

Passeios em Paris especiais para as crianças

Mas, nem só de monumentos e construções de datas há muito passadas vive Paris. Ou seja, todo tipo de entretenimento está disponível: se seu filho gosta de parques de diversão, o Jardim das Tulherias, bem no miolo da cidade, tem um desses montado todo verão, permitindo um giro de roda-gigante ou uma sessão de carrinho bate-bate.

A estação mais quente também é o auge do Jardin D’Acclimatation, no oeste da cidade. Mas ele funciona o ano todo com brinquedos para todas as idades, do singelo passeio de barquinho à euforia de rodopiar no chapéu-mexicano.

Parques em Paris
Turistas se divertem em parque de diversões no Jardim das Tulherias (foto: shutterstock)

Além disso, o pequeno Aquário de Paris também rende uma manhã de descobertas. O Cinéaqua fica logo abaixo do Trocadero, recebendo os visitantes para ver tubarões e raias. Você encontrará também peixes típicos e tocará nas carpas do tanque aberto.

Tudo isso fora a quantidade adorável de carrosséis espalhados por Paris. E voltinhas que vão se somar aos montes, pode apostar. Todos bons momentos para privilegiar só a felicidade des enfants.

Crianças no Aquário de Paris
Crianças no Aquário de Paris (foto: Flávia Pegorin)

Passeios em Paris para todas as idades

O melhor de desembarcar em Paris com crianças talvez nem seja encaixá-las nos passeios mais adultos nem se embrenhar nos passeios mais infantis: é a mistura. Ou seja, conhecer atrações onde todos aproveitam juntos, trocando ideias e experiências.

Como passear pelas ruas estreitas do bairro do Marais, cheio de lojinhas criativas e onde fica a Place dês Vosges, uma das mais lindas da cidade, com tanque de areia e fonte para enfiar os pés; ou ir conhecer a Galerie Lafayette, lugar tradicional para compras. Aliás, não se deve perder a área gourmet e vasculhar a área de brinquedos em busca de originalidades francesas.

Galerie Lafayette. (Foto: shutterstock)

Outro lugar é o Jardin des Plantes, que engloba diversos passeios em um ponto só. O parque, belíssimo, com alamedas de árvores centenárias, nasceu como um jardim de plantas medicinais para o rei Luís XIII.

Um século mais tarde, foi assumido por pesquisadores e botânicos reais e, após a Revolução Francesa, foi entregue à população. Animais que antes eram de posse privada foram doados para a Ménagerie, considerado um dos mais antigos zoológicos do mundo e que, hoje, apresenta às crianças espécies locais, entre pequenos mamíferos, aves e répteis.

Além dela, a visita à Galeria da Grande Evolução, o museu de história natural de fato, traz uma excelente oportunidade de conhecer detalhes sobre hábitos e características dos bichos.

No prédio do Museu de Paleontologia, também parte do Jardin des Plantes, você encontrará ossadas de animais pré-históricos. O parque conta ainda com duas imensas estufas apresentando vegetação de climas diversos.

Passeio pelo Jardin des Plantes
Que tal um passeio pelo Jardin des Plantes? (foto: shutterstock)

Passeio de barco pelo Rio Sena

Emoção garantida para todo mundo é também o passeio de barco pelo Rio Sena. Parece um desses clichês de viagem, mas acredite: navegar pelas águas hoje limpas de um dos rios mais famosos do mundo vai ficar registrado na memória familiar para sempre.

São trajetos de todo tipo, vendidos pelas agências (na internet pode-se fazer a pesquisa do que cabe melhor, comprando ingressos antecipadamente, mas também dá para arrematar os tíquetes nos cais). Os barcos costumam sair da margem na Torre Eiffel ou da Notre-Dame. E tem passeios com jantar, dança e guia falando sobre história.

Passeio de barco pelo Rio Sena. (Foto: shutterstock)

E talvez o mais simples seja o mais indicado: apanhar o barco no Quai de Montebello, pegado à Île de La Cité, quando o sol estiver se pondo, circular por meia hora, fazendo o retorno na Torre Eiffel iluminada já à noite, e retornar em mais meia hora. Certamente inesquecível dos 8 aos 80 anos.

Planejamento para ir a Paris com crianças:

Pais em primeira ida a Paris com filhos pequenos tendem a se preocupar se a cidade da Maison Chanel, da Opera Garnier e do foie gras terá espaço para receber seus rebentos que derrubam copos de refrigerante e falam razoavelmente (bem) mais alto que senhoras parisienses. Terá – mas, nessa hora, planejamento e flexibilidade vão ajudar muito.

Passeio em Paris
Passeio em Paris (foto: shutterstock)

Onde comer em Paris com crianças

Os cafés tradicionais da cidade provavelmente não serão as melhores opções para um almoço, por exemplo; costumam ter mesas apertadas e garçons zunindo de um lado para outro, sem muito tempo. Se ainda assim decidir por um deles, as mesas internas, não as da calçada, são mais viáveis. Aliás, evita-se também a área de fumantes.

Em vez disso, faça um bom planejamento do dia de passeio e encaixe no meio dele um restaurante bem escolhido. As creperias, por exemplo, estão por todo lado – e crianças tendem a curtir uma boa panqueca recheada com o delicioso presunto local, queijos de toda sorte e, se quiserem, um ovo estralado em cima. Além disso, há as opções doces, com Nutella imperando.

Outra forma boa e barata de comer é fazer um tradicional piquenique. Basta comprar queijos, suco, quiçá até um vinho, e escolher um dos inúmeros parques para estender uma toalha.

Quase todos têm os gramados liberados para piquenique. Mas mesmo os que não permitem têm cadeiras e áreas sombreadas o suficiente – como o lindo Jardim de Luxemburgo, divertido para as crianças pela beleza do verde, pelo parquinho com brinquedos muito inventivos e especialmente pela fonte central, onde se pode alugar pequenos veleiros de madeira e brincar com o vento.

Piquenique em Paris
Piquenique em Paris (foto: shutterstock)

Transporte em Paris

Circular por Paris é praticamente uma atividade lúdica. É raro necessitar de outro meio de transporte que não o metrô e suas 16 linhas e quase 400 estações. E é engraçado ver como crianças rapidamente adoram pegar o trem (e ainda tem o benefício do valor: menores de quatro anos não pagam e os de quatro a dez pagam tarifa reduzida).

Vale lembrar, porém, que os carrinhos de bebê darão trabalho. São muitas escadas para acessar os corredores nas estações maiores (e nem todas possuem elevadores próximos). Então muitos pais acabam se encontrando melhor com o uso de “cangurus” ou outros suportes junto ao corpo.

O certo é que Paris é uma cidade grande, mas ainda carrega o romantismo das localidades pequenas. Passeios a pé, por exemplo, são deliciosos nesse lugar bastante plano. As calçadas são excelentes na maior parte, com guias baixas e bem sinalizado.

Aliás, planejando os dias com a ajuda da internet – o passeio principal, qual linha do metrô pegar, onde desembarcar, quanto custará –, o que resta é fazer uma mochila pequena com água e um lanchinho para as crianças.

Um hit são aqueles saquinhos com tampa de rosca que levam papinha de frutas sem aditivos dentro (disponíveis inclusive em máquinas automáticas de bebidas na rua ou no metrô). A molecada satisfaz o estômago enquanto os pais satisfazem a alma nessa cidade adorável e com surpresas grandes até para os pequenos.

Clique aqui para ver opções de hospedagem em Paris!

LEIA TAMBÉM:

5 dias em Paris: dicas de passeios, hospedagem, onde comer e muito mais

O que fazer de graça em Paris

Paris: um guia do que fazer bairro a bairro

Como visitar o Museu do Louvre, em Paris

Na trilha do Champanhe, pelo nordeste da França

Alsácia: uma nova França para descobrir

Roteiro de 4 dias pelo Vale do Loire, na França

Normandia: saiba o que fazer na região histórica da França