fbpx
HomeDestinosAmérica do SulO que fazer no Deserto do Atacama: dicas e roteiros

O que fazer no Deserto do Atacama: dicas e roteiros

O que fazer no Deserto do Atacama: dicas e roteiros

O branco do salar, o tom turquesa das lagunas, o rosa dos flamingos e os raios avermelhados do pôr do sol certamente enchem de cores o Deserto do Atacama

Por Tarcila Ferro

Deserto do Atacama, no Chile

O Deserto do Atacama empolga exatamente pela variedade de passeios e paisagens. Ao Norte do país, ocupa uma área de mais de 100 mil km², com regiões que ultrapassam os quatro mil metros de altitude. Com paisagens pontuadas por vulcões, em especial o Licancabur, majestoso com seus 5.916 metros, é lar de animais como o gato andino, vicunhas e alpacas. As escassas chuvas que acontecem na época de verão mantêm a vida girando e florescendo nesse deserto cheio de vida. 

Já comprou o seu chip internacional? Que tal comprá-lo por menos de 50 dólares e ainda receber em casa, antes da viagem? Clique aqui e veja as ofertas da America Chip

Laguna Miscanti, no Deserto do Atacama

Laguna Miscanti, no Deserto do Atacama (foto: shutterstock)

 

Deserto do Atacama: melhor época para viajar

O Atacama é um destino para ser aproveitado em qualquer época do ano, mas tenha em mente que os dias são sempre ensolarados e as noites frias. Portanto, no verão, de dezembro a fevereiro, a temperatura passa dos 35 ºC. É nessa época que pode chover em algumas regiões, mas nada que atrapalhe a viagem – afinal, chove no máximo dois dias por ano em San Pedro de Atacama. Os meses de março, abril, maio e setembro e outubro são períodos ótimos, pois os dias são refrescantes e à noite a queda de temperatura não é tão acentuada. No inverno, entre junho, julho e agosto, os termômetros ficam na casa dos 22 ºC e à noite podem cair abaixo de zero.

Deserto do Atacama: como chegar

Há voos de diversas capitais brasileiras para Santiago do Chile. Portanto, é de lá os viajantes podem se conectar para Calama, em uma hora e meia de voo. De Calama até San Pedro de Atacama são mais cem quilômetros. Há traslados que realizam esse caminho, além de táxis e serviços de transfer credenciados no Aeroporto Internacional de El Loa. Aliás, fique de olho porque o preço é tabelado: 50 mil pesos (táxi) e 12 mil pesos (transfer).

Além disso, há possibilidade de alugar carro, mas dirigir no deserto não é algo simples, pois é preciso um GPS ponta firme e experiência (não espere encontrar um posto de gasolina pela caminho para pedir informações).

Vai alugar um carro? Então confira aqui as opções que separamos para você e pague no boleto ou em até 12 vezes!

Ainda tem dúvidas sobre como alugar um carro? Veja o passo a passo

Ademais, outra maneira é ir de ônibus, já que empresas como a Atacama 2000 Bus e Pullman Bus têm saídas diárias do terminal rodoviário que fica em Calama, a sete quilômetros do aeroporto. O custo médio é de 3.500 pesos chilenos, apenas ida.

Fica a dica: as empresas parceiras do nosso site (Booking, RentCars, Seguros Promo, RCA, entre outras), acessadas através de links em nossos textos, oferecem um ambiente seguro e sigiloso para suas compras. Saiba mais

Lhamas no Deserto do Atacama

Lhamas no Deserto do Atacama (foto: shutterstock)

Por quanto tempo devo ficar?

A fim de cobrir o maior número de atrações do Deserto do Atacama, reserve pelo menos quatro noites. Mas, se preferir mais tranquilidade ao roteiro, cinco noites é o ideal.

Faça uma viagem tranquila e segura. Não deixe de contratar um Seguro Viagem.

Imprevistos acontecem e pode atrapalhar demais a sua viagem. Se aqui no Brasil você tem um seguro saúde para emergências, por que correr o risco de viajar sem uma cobertura? Além disso, você sabia que na Europa alguns países exigem um seguro contratado na imigração e que um simples exame de raio-x nos EUA pode custar até US$ 300?

Faça agora mesmo uma cotação online na Seguros Promo e compare o preço das melhores seguradoras do Brasil. É rápido, fácil e você recebe a cotação na mesma hora. Por exemplo, um seguro básico, para 7 dias na Europa, chega a sair por apenas R$ 72,00*

Principais vantagens:
- Parcelamento em 12x sem juros no cartão de crédito
- Mais barato do que comprado direto em seguradora
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem;
- Atendimento 24hs em português
- Seguro bagagem
- Seguro contra acidentes pessoais
- Assistência médica e hospitalar
- Seguro para cancelamento e atraso de voos
- Reembolso com despesas médicas e muito mais

* Cotação realizada em março/2020 para uma viagem entre os dias 27/12/2020 e 01/03/2021 para um viajante menor de 68 anos.
Saiba Mais

 

Preparo para os passeios

Participar das excursões para o Deserto do Atacama não exige habilidade específica ou condicionamento físico de atleta (a não ser a subida aos vulcões). Portanto, prepare o corpo para as mudanças bruscas de altitude e de temperaturas.

Garanta seus passeios com antecedência

 

Sendo assim, o melhor é escolher passeios com altitudes semelhantes à de San Pedro de Atacama, em torno de 2.400 metros, nos primeiros dois dias de viagem para o organismo se acostumar e deixar os tours que passam dos quatro mil metros para depois do terceiro dia no deserto.

 

Dicas de hotéis no Atacama (por Mari Campos)

Tierra Atacama 

Ficamos hospedados neste hotel situado a apenas cinco minutos de carro do vilarejo de San Pedro de Atacama e gostamos bastante das vistas soberanas que ele oferece para o vulcão Licancabur. A decoração prioriza os materiais e artesanato local e trabalha com espelhos d’água na parte externa. São 32 apartamentos com terraços, janelões do chão ao teto, banheiros com chuveiros internos e externos, piso aquecido e calefação. Reserve aqui.

 

Explora Atacama

Também nos hospedamos neste hotel próximo ao centro de San Pedro de Atacama. Achamos interessante suas construções horizontais que imitam as casas de adobe da região. Os quartos, por sua vez, contam com grandes janelas e vista para o deserto ou as montanhas. Não há minibar, TV ou wi-fi nos quartos. Entretanto, há spa, piscina e um imperdível observatório astronômico aberto para hóspedes. Uma vez por semana, o “quincho” da propriedade serve cordeiro patagônico assado com apresentação de músicas e danças folclóricas. Reserve aqui.

 

Cumbres San Pedro Atacama

Ele ocupa oito hectares muito próximos ao centrinho da cidade, com arquitetura inspirada nas antigas construções regionais. Cada quarto possui pouco mais de 50 m² e todos dispõe de terraço e ducha exterior. O wi-fi funciona apenas nas áreas comuns e, além das piscinas e da academia, o hotel tem também o maior spa do Atacama, com mais de 1 mil m² de área. Reserve aqui.

 

Alto Atacama Desert Lodge & Spa

Está localizado no exuberante Vale do Catarpe, a menos de dois quilômetros de distância da praça principal de San Pedro. Nem todos os quartos contam com wi-fi e a área de lazer engloba seis piscinas ao ar livre, dois bares e um observatório. O Restaurante Caur mescla pratos da cozinha mediterrânea, chilena e atacamenha, buscando utilizar o máximo possível de ingredientes locais. Há churrasco andino nos finais de semana. Reserve aqui.

 

Entendendo as excursões no Deserto do Atacama

Os tours se dividem em passeios de meio e de dia inteiro. Sendo assim, as vezes é possível encaixar dois no mesmo dia, considerando as distâncias entre cada um deles. Aliás, é comum os hotéis da região oferecerem as excursões no valor da diária, o que inclui também o transporte e a alimentação durante os tours.

Mas, quem for contratar os passeios diretamente também não encontra dificuldades, já que no vilarejo de San Pedro de Atacama há diversas empresas especializadas.

A saber: é cobrada entrada em boa parte das atrações no deserto, caso não feche o valor do tíquete quando estiver contratando a excursão, certifique-se de levar pesos chilenos trocados.

Leia também: Como usar seu celular no exterior

Laguna Meñique

Laguna Meñique (foto: Tarcila Ferro)

O que levar na mala

O viajante vai se vestir em camadas para conseguir acompanhar as bruscas mudanças de temperatura ao longo do dia. Portanto, blusas segunda pele, agasalhos de fleece e casacos corta-vento e térmicos, por exemplo, são imprescindíveis. Além disso, acrescente na lista óculos escuros, bonés e protetor solar e labial.

Que tal viajar conectado 100% do tempo?

Já imaginou não ter internet para pedir um Uber, acessar um mapa, mandar foto ou trocar mensagens com os amigos durante a sua viagem dos sonhos?

Por isso preparamos uma oferta especial para você comprar o seu chip de dados Global 4G de ALTA VELICIDADE com a nossa parceira America Chip e utilize o seu celular 100% do tempo em qualquer destino ao redor do mundo.

Use o cupom MUNDOVIAJAR e receba 10% de desconto e receba o seu chip em casa, antes mesmo de embarcar para as férias.

Confira aqui as vantagens de adquirir um chip da nossa parceira America Chip:
- Entrega em até 10 dias úteis
- Planos a partir de 5 dias com internet ilimitada 4G
- Atendimento em português
- Seu Whatsapp com o mesmo número
- Pagamento em Real e em até 6x
- Configuração do chip extremamente fácil
- Excelente custo benefício e sem dúvida a opção mais fácil e sem surpresas para ter internet ilimitada

Saiba Mais

 

Conhecendo San Pedro de Atacama

É no vilarejo de San Pedro de Atacama que se concentram os hotéis e hostels, restaurantes, as lojinhas de artesanato e agências de viagem que ofertam os passeios pela região. A Caracoles é a via principal de onde partem uma dúzia de ruas, a maioria de terra batida, com bastante buracos e muitos cachorros.

Aliás, as únicas opções de restaurantes fora dos hotéis ficam no vilarejo. O trivial chileno pollo com papas (frango com batatas) é certamente a sugestão do dia em muitos deles, com preços em torno de 8 mil pesos chilenos. Parrilla, empanadas e lomo a la pobre (o PF chileno com bife, ovo frito e batatas) são pedidos no almoço do La Estaka e no gourmetizado La Casona, ambos com happy hour à noite regado a pisco sour.

Mas, se quiser jantar com ares mais sofisticados seguido de baladinha, conheça o Adobe (não tem telhado para os clientes olharem as estrelas); além disso, na mesma vibe, o Blanco tem música animada e drinques locais como o rica-rica sour, o pisco sour feito com a erva típica do deserto.

San Pedro de Atacama

San Pedro de Atacama (foto: RPBaiao – shutterstock)

 

Dicas de hostels no Atacama 

Hostal Ckamai

O hostel fica próximo a pontos turísticos como a Igreja de San Pedro, o Museu Arqueológico R.P. Gustavo Le Paige e a Casa Inca. Localizado a 28 km de Termas de Puritama, o Hostal Ckamai em San Pedro de Atacama oferece jardim e quartos com Wi-Fi gratuito.  Reserve aqui.

 

Anka Hostel

Todos os quartos oferecem armário e possuem varandas. Além disso, a equipe da recepção 24 horas fala inglês e espanhol. Há, também, quartos para famílias e não-fumantes. O hostel está localizado a 27 km das Termas de Puritama e a apenas 100 metros da Igreja de San Pedro. Reserve aqui.

 

Hostal Perita

Todos os quartos oferecem TV de tela plana a cabo e banheiro privativo. Localizado na Calle Calama, próximo a pontos como a Igreja de San Pedro, o hostel dispõe de quartos com TV de tela plana a cabo, todos com banheiro privativo. Há, ainda, wi-fi gratuito em todas as áreas. Reserve aqui

 

La Casa de Mathilde

O local dispõe de recepção 24 horas, cozinha compartilhada e também oferece passeios. Há wi-fi gratuito e opções de passeios a pontos turísticos nos arredores, como a Igreja de São Pedro, por exemplo, que está localizada a 800 metros de distância. Reserve aqui

 

Os melhores passeios no deserto:

Valle de la Luna/Cordillera de la Sal

Altitude: 2.500 metros
Tempo de passeio: meio dia, de duas a três horas
Distância de San Pedro de Atacama: 15 km
Valor da entrada: 3 mil CLP

Faça o passeio ao Valle de la Luna/Cordillera de la Sal pela manhã para pegar menos movimento. O Valle de la Luna fica dentro da Cordillera de la Sal e ganhou esse nome pela semelhança com as superfícies da Lua. Portanto, contemple as formações rochosas feitas de areia, cal e sal esculpidas ao longo do tempo pela ação dos ventos e das águas.

Em geral, a visita começa com a ida às formações rochosas batizadas de As Três Marias. Com um pouco de imaginação dá para ver três mulheres em posição de prece. Dali, trilhas dão acesso a diferentes mirantes – um dos mais procurados é o da Piedra el Coyote, de onde se veem imensos cânions. A formação rochosa é chamada de Anfiteatro, já que lembra exatamente o formato de um. A exploração pode continuar por dentro do Cânion de Sal.

Valle de la Muerte

Altitude: 2.500 metros
Tempo de passeio: meio dia, de duas a três horas
Distância de San Pedro de Atacama: 3 km
Valor da entrada: 1mil CLP 

O Valle de la Muerte é mais um tour contemplativo de baixa altitude no Deserto do Atacama. A saber, a forma mais rápida é ir de carro até o mirante, de onde se tem uma vista geral da área, com o vulcão Licancabur ao fundo. A caminhada por cima do vale dura cerca de uma hora. A descida é feita em uma enorme duna que vai do alto da montanha até o chão. Além disso, esse pedaço é um dos melhores pontos para praticar sandboard– várias empresas alugam equipamentos no centrinho de San Pedro.

Alugar um carro pode facilitar seus deslocamentos pelo Atacama. Então clique aqui, aproveite as ofertas e pague seu veículo em até 12 vezes

Veja 5 dicas para alugar carro de forma segura

Valle de la Luna

Valle de la Luna (foto: divulgação)

Salar do Atacama e Lagoa Chaxa

Altitude: 2.400 metros
Tempo de passeio: meio dia, entre 3 a 4 horas
Distância de San Pedro deAtacama: 60 km
Preço da entrada: 2.500 CLP

O Salar do Atacama é certamente uma bela introdução ao deserto. Isso porque trata-se do maior salar do Chile e terceiro do mundo. Aliás, é ali que o viajante encontra a imagem clássica que decora todos os folhetos das agências de viagem: os flamingos na água com o cenário desértico pontuado por vulcões ao fundo. A caminhada é feita por trilhas bem demarcadas e o chão todo é coberto por rochas de sal.

Muitas aves, em especial os flamingos, podem ser vistos em grande número na Laguna Chaxa, que serve com um espelho d´água no meio do Salar. Além disso, a melhor parte do passeio é quando o Sol começa a se pôr e o céu ganha tons rosados que refletem na água. Ou seja, é de encher os olhos!

Laguna Cejar, Ojos del Salar e LagunaTebinquinche

Altitude: 2.400 metros
Tempo de passeio: meio dia
Distância de San Pedro deAtacama: 20 km
Entrada: 17 mil CLP

A Laguna Cejar é um passeio tranquilo e de baixa altitude que rende fotos lindas do cenário mesclado entre o azul da água e o visual de deserto. Apesar de nomear o passeio, o banho é permitido apenas na Laguna Piedras, ao lado da Cejar. Aliás, a água é gelada, mesmo nos dias mais quentes de verão a temperatura gira em torno de 15 ºC

Leia também: Como fazer boas fotos de viagem com o celular

Alguns tours estendem-se até as lagoas Ojos del Salar, que mais parecem crateras de água no meio da paisagem desértica, onde é possível mergulhar de fato, pois a água não é salgada. A última etapa do passeio costuma ser na Lagoa Tebinquinche que, apesar de não ser liberada para banho, é um importante cartão-postal por conta do manto branco – blocos de sal – sobre as águas. O pôr do sol por ali é concorrido.

Ojos del Salar

Ojos del Salar (foto: shutterstock)

Valle del Arcoiris e Valle de los Petroglifos

Altitude: 3.200 metros
Tempo de passeio: meio dia
Distância de SanPedro de Atacama: 65 km
Entrada: 3 mil CLP

O Valle del Arcoiris tem este nome por conta dos minerais que colorem um conjunto de montanhas, com pouco mais de um quilômetro, com tons de vermelho, amarelo, marrom e verde. O tour é interessante, pois é só nesse trecho que se podem ver rochas nessa tonalidade.

Em seguida, a dez minutos dali, visite o Valle de los Petroglifos e veja os desenhos feitos nas rochas pelos antigos povos que atravessavam o deserto em caravanas, isso há mais de mil anos.

Valle del Arcoiris

Valle del Arcoiris (foto: shutterstock)

Termas de Puritama

Altitude: 3.500 metros
Tempo de passeio: meio dia, de cinco a seis horas
Distância de San Pedro deAtacama: 33 quilômetros
Entrada no parque: 15 mil CLP (ficando só no período da manhã, custa 9 mil CLP)

Ir até as Termas de Puritama pela manhã é certamente mais proveitoso, afinal, o conjunto é formado por oito piscinas aquecidas, sendo sete delas abertas ao público. A água cai em cascata e, a cada declínio, uma nova piscina se forma. As que ficam próximas à nascente têm temperaturas em torno de 31 ºC, as mais afastadas, 28 ºC.

Termas de Puritama

Termas de Puritama (foto: Tarcila Ferro)

 

Passeios em altitude pelo Deserto do Atacama

Geyser del Tatio

Altitude: 4.200 metros
Tempo de passeio: 6 horas
Distância de SanPedro deAtacama: 100 km
Entrada: 10 mil CLP

Com o corpo já preparado, o terceiro dia é o momento de partir para os passeios em altitude. Um dos mais conhecidos é o tour aos Gêiseres de El Tatio, que jorram vapor d’água a mais de 4 mil metros. O horário de maior atividade dos gêiseres é no comecinho da manhã, assim, madrugar é preciso.

Entretanto, a visita ao gêiser exige mais do que levantar cedo da cama, ou seja, é fundamental ir bem agasalhado para enfrentar temperaturas que podem chegar a -10 ºC. Aliás, o campo geotermal tem 10 km² e reúne cerca de cem crateras em atividade. Algumas têm milhares de anos, outras, menos de uma década. A água que jorra dos buracos chega a 90 ºC e os jatos atingem até três metros de altura.

Gêiseres de El Tatio

Gêiseres de El Tatio (foto: shutterstock)

Lagunas Altiplânicas

Altitude: 4.300 metros
Tempo de passeio: 8 horas
Distância de San Pedro deAtacama: 160 km
Entrada:
3 mil CLP

Reserve o dia inteiro para o passeio às Lagunas Altiplânicas, localizadas a mais de 4 mil metros de altitude. Afinal, o tour começa bem cedo e leva a pelo menos duas lagoas do altiplano sul: as vizinhas Miscanti e Meñique, ambas de um azul intenso que contrasta com perfeição com os cumes nevados das montanhas. Além disso, por estarem dentro da Reserva Nacional Los Flamingos, a observação de aves e outros animais também costuma ser farta por ali.

Em seguida, é servido o almoço em estilo piquenique, com um visual mais que perfeito, bem de frente para uma das lagoas. A maioria dos passeios oferecidos é em van, com paradas em ambas, mas há também opções de fazer um longo trecho de trekking.

Lagunas Antiplânicas

Lagunas Antiplânicas (foto: shutterstock)

Atrações para serem feitas com mais tempo

Programa para o dia todo, o Salar de Tara, localizado a 140 quilômetros de San Pedro de Atacama, não é uma das opções mais tradicionais no Deserto do Atacama.

Mas, quem tem tempo e disposição, deve incluí-lo no roteiro. O motivo? Ver formações como as Catedrais de Tara, um paredão de rochas formado pela erupção vulcânica há milhares de anos; o salar propriamente dito; e os Monges de la Pacana, pedras altas que se destacam em relação às dunas.

Outra opção é fazer trekking no vulcão Cerro Toco. Mesmo que considerado um dos vulcões com acesso mais fácil, subir o Cerro Toco requer condicionamento físico e disposição, já que você ficará a 4.500 metros do local e seguirá a pé até o cume, a mais de 5.500 metros.

São de três a quatro horas de caminhada para subir mil metros – mas como recompensa há uma nova perspectiva do destino e vistas diferentes das encontradas até então. O pacote geralmente compreende transporte, lanches, água e bastões de trekking.

 

Leia também

Guia do Chile: adquira o seu aqui

Galeria: Atacama, o surreal deserto chileno

Por dentro do hotel Tierra Atacama, no Chile

Roteiro de dois dias em Santiago, no Chile