HomeServiçosAluguel de carro: veja como funciona

Aluguel de carro: veja como funciona

Aluguel de carro: veja como funciona

Antes de alugar um carro, é preciso levar em conta alguns fatores importantes. Veja quais são eles

Aluguel de carro

Dentre as principais vantagens de alugar um carro durante uma viagem estão a liberdade e a flexibilidade, além, claro, de ser uma ótima forma de conhecer os atrativos locais com mais rapidez e tranquilidade.

Por isso, preparamos para você esse conteúdo especial sobre aluguel de carros, com o objetivo de auxiliá-lo em sua próxima viagem para a Europa, os Estados Unidos ou qualquer outro lugar do mundo.

Vale lembrar que nossos jornalistas viajam o mundo e muitas vezes alugam carros para buscar sempre o melhor conteúdo e dicas para os viajantes.

Portanto, são dezenas de roads trips feitas e, com certeza, esse conteúdo irá te ajudar muito em sua próxima viagem. Afinal, aqui daremos dicas de como alugar um carro, fugir das pegadinhas e realizar o melhor negócio em seu próximo aluguel.

 

Dicas para alugar um carro

Tanto no Brasil quanto no exterior, para alugar um carro é imprescindível que o viajante, responsável pela condução do veículo, tenha uma carteira de habilitação e esteja apto a dirigir.

No Brasil, por exemplo, é obrigatório ter mais de 21 anos e pelo menos 2 anos de carteira de habilitação. Há exceções, já que algumas locadoras admitem menores de 21 anos, mas, para isso, é necessário que seja contratado um seguro especial.

Enquanto isso, no exterior, para alugar um carro é necessário ter mais de 25 anos. Algumas empresas, assim como no Brasil, autorizam a locação para menores de 25 anos, mas será necessário pagar taxas e um seguro específico. É bom ficar atento, pois as regras variam entre empresas e países.

Para dirigir, é preciso apresentar a habilitação original, emitida no Brasil e que esteja dentro da validade. Para retirar o carro, além da habilitação, será necessário apresentar um cartão de crédito válido, com limite suficiente para uma garantia caução, que varia de empresa para empresa, mas cujo valor costuma ser próximo dos US$ 500.

No caso de viagens internacionais, o cartão precisa ser internacional e ter como titular o próprio viajante que conduzirá o veículo. Caso tenha mais de um condutor, as regras para a carteira de habilitação são as mesmas.

 

Preciso fazer um seguro para o carro?

Bem, se você quer uma dica que vale muito, aqui vai: nunca, mas nunquinha, alugue um carro em qualquer lugar do mundo sem um seguro.

Pronto, agora que você entendeu, vamos falar um pouco mais sobre o assunto. Nunca imaginamos que em uma viagem tão especial, para aquele destino que conhecemos bem ou onde achamos que tudo será fácil, imprevistos não aconteçam, não é mesmo?

Já imaginou aquela ralada inesperada no carro em uma saída de shopping, ou aquele motorista desatento que ralou a lateral do seu carro quando ele estava parado no farol?

Ou até mesmo aquele farol fechado ao qual você não se atentou e acabou “encostando” no carro da frente? Então, isso é possível, certo? Por isso, é sempre bom estar preparado.

 

Seguro embutido e outros serviços 

De maneira geral, quando alugamos um carro, já existe um seguro embutido no contrato, que garante a proteção por danos ao veículo, o conhecido Seguro CDW/LDW. Ele inclui a proteção contra roubo, incêndio, perda total, furto e avarias causados ao veículo por acidentes e colisões.

Nós sempre aconselhamos a contratação, também, dos seguros LI ou PAT, que cobrem danos materiais e pessoais causados a terceiros. Existem, ainda, outros tipos de seguros que consideramos opcionais, mas que também dão mais tranquilidade ao viajante, como a RSP (Assistência ao Veículo Plus), o PAE (seguro de pertences pessoais) e o CPP (seguro com cobertura pessoal), por exemplo.

Caso você tenha um cartão de crédito internacional e pretenda pagar o seguro com ele, é interessante, antes de contratar o serviço, entrar em contato com a administração do cartão e se informar sobre a cobertura oferecida pelas bandeiras. Empresas como VISA e MASTERCARD costumam oferecer esses benefícios aos seus clientes de forma gratuita.

Importante: caso o seu cartão de crédito forneça esse benefício, não esqueça de recusar o seguro CDW/LDW ou cobertura similar com a locadora no momento de fechar o contrato.

 

Preste muita atenção no contrato de aluguel

Existem diversas formas de alugar um carro, mas a mais comum é pela internet, nos sites das próprias locadoras ou sites agregadores, que simplificam a busca e trazem sempre a melhor oferta para o viajante.

Independentemente de onde alugar, fique sempre atento e preste muita atenção nos contratos que serão firmados entre você, viajante, e a empresa que lhe alugará o carro.

Ao alugar seu carro, veja qual tipo de seguro está no contrato

Ao alugar seu carro, veja qual tipo de seguro está no contrato (foto: shutterstock)

Se a locação for feita por telefone, não deixe de tirar todas as suas dúvidas e pergunte tudo, até aquelas questões que você julga bobas. Não fique com dúvidas.

Você sabe como usar seu celular no exterior? Neste link explicamos como não ficar sem internet e o que é roaming internacional

Que tal viajar conectado 100% do tempo?


Já imaginou não ter internet para pedir um Uber, acessar um mapa, mandar foto ou trocar mensagens com os amigos durante a sua viagem dos sonhos?

Acesse o link abaixo e receba o seu chip em casa, antes mesmo de embarcar para as férias.

Confira aqui as vantagens de adquirir um chip da nossa parceira America Chip:
- Entrega em até 10 dias úteis
- Planos a partir de 5 dias com internet ilimitada 4G
- Atendimento em português
- Seu Whatsapp com o mesmo número
- Pagamento em Real e em até 6x
- Configuração do chip extremamente fácil
- Excelente custo benefício e sem dúvida a opção mais fácil e sem surpresas para ter internet ilimitada


 

Aqui vão algumas perguntas que precisam ser respondidas e que deixarão você mais tranquilo quando for alugar o carro:

– O seguro está incluso na locação?
– Quais são os itens que seguro cobre?
– Caso eu tenha um problema e não consiga comparecer para pegar o carro, sofro alguma penalidade por isso?
– A devolução do carro precisa ser feita com o tanque cheio?

Dica: opte sempre por devolver o carro com o tanque cheio, embora possa ser um ponto a mais para você se preocupar na devolução do veículo. Caso o seu tanque esteja vazio, pode ser uma baita economia, tendo em vista que o valor do combustível, quando abastecido pelas locadoras, tende a ser mais caro (em alguns casos, bem mais caro).

 

Qual é a melhor locadora?

Normalmente aconselhamos sempre a escolher as empresas mais conhecidas, que estão presentes em mais países e destinos, até porque suas frotas são maiores e possuem um rápido atendimento em caso de assistência.

Entretanto, a depender do período em que você alugará o carro, optar por uma locadora local pode ser  a melhor opção em termos de custo-benefício.

Se você está pensando em passar 5 dias ou uma semana no destino, empresas como Hertz, Alamo e Avis são as melhores opções. Agora, se o período passar dos 7 dias, empresas locais tendem a oferecer melhores condições.

Por isso, consultar sempre um site agregador, como a RentCars, é a melhor alternativa, pois ele fará esse trabalho para você. Nossos jornalistas, sempre que precisam, buscam nesses sites a melhor opção para alugar o carro.

Aproveite e leia aqui 5 dicas importantes para alugar seu carro com segurança

 

Mas como funciona um site agregador?

Os sites agregadores funcionam de maneira bem simples, fazendo uma pesquisa no banco de dados das locadoras e apresentando para o viajante o resultado com as melhores tarifas de aluguel de diversas locadoras, inclusive as locais.

Sem dúvida é a maneira mais fácil de pesquisar e encontrar boas tarifas, até por conta do enorme volume de reservas que geram. Em muitos casos, esses sites conseguem tarifas melhores do que as encontradas nos sites das próprias locadoras, além, claro, de facilitarem a vida do viajante ao oferecer melhor custo-benefício em um único lugar.

No mais, uma boa dica para alugar um carro é reservá-lo com o máximo de antecedência possível, o que te ajudará a economizar um bom dinheiro.

Quanto mais perto da viagem, mais caro vai ficando. Se você estiver indo para destinos turísticos como Miami, Orlando ou Lisboa, por exemplo, quanto mais cedo alugar melhor será o preço, pois a procura para esses destinos é enorme e o valor da diária fica cada vez mais alto com a aproximação da viagem.

Os sites agregadores apresentam ao viajante as melhores tarifas

Os sites agregadores apresentam ao viajante as melhores tarifas (foto: shutterstock)

 

RentCars

Para se ter uma ideia, na RentCars é possível parcelar a sua locação em até 12x sem juros e há isenção de IOF, o que já gera uma economia de 6,38%.

Aproveite e faça agora mesmo uma pesquisa para a sua próxima viagem:
Confira as ofertas da RentCars

É importante deixarmos claro para você, viajante, que sempre que fizer uma reserva através de nossos links parceiros, você estará nos ajudando a preparar cada vez mais conteúdos interessantes e de qualidade para os viajantes, tendo em vista que recebemos uma pequena comissão desses parceiros.

Ah, então quer dizer que estou pagando mais caro aqui? NÃO!
Você não paga NENHUMA TAXA EXTRA, o valor é o mesmo e essa é a condição para podermos realizar essa parceria com todos eles.

 

Cadastre-se no programa de fidelidade da locadora

Assim como as cias aéreas, as empesas de aluguel de carro, em sua maioria, possuem programas de fidelidade. Mesmo que a sua frequência de viagem não seja grande no ano, vale a pena se cadastrar, até porque é simples e grátis.

Muitas vezes, já na primeira locação, você consegue alguns mimos e vantagens que podem valer a pena, como um desconto extra, uma isenção de taxa que pode pintar sem você esperar ou, até mesmo, descontos ou upgrades gratuitos para subir de categoria de veículo, por exemplo.

Sem contar que membros associados não pegam fila e possuem um atendimento diferenciado na hora de pegar ou devolver o veículo.

 

Prefira sempre devolver na mesma loja

Na maioria das vezes, devolver na mesma loja que você alugou o carro é a melhor opção, pois a maioria das locadoras cobra uma taxa de transporte de veículo quando o carro é devolvido em outra unidade.

Por isso, caso você opte por devolver em outra loja, fique atento às taxas e ao contrato, para que não seja surpreendido na hora que chegar a fatura do cartão de crédito.

É óbvio que essa dica se aplica para quem vai alugar um carro e ficar na mesma cidade. Já quem vai fazer uma road trip e conhecer outras cidades, estados ou países, é claro que não terá como fugir das taxas. Mesmo assim, leia atentamente o contrato e procure se informar do valor dessas taxas no momento da locação.

 

Vale a pena alugar carro na loja do aeroporto?

Na maioria das vezes o custo em alugar um carro em loja de aeroporto sai de 10% a 20% mais caro do que alugar em uma loja próxima ao hotel onde você ficará hospedado, por exemplo.

Por isso, pesquisar em sites agregadores e fazer simulações sobre onde retirar o carro é sempre importante. Se você chegar à noite no destino, por exemplo, optar por alugar o carro na manhã seguinte e pegar um Uber ou táxi até o hotel pode ser a melhor escolha, até porque você economizará uma diária de locação.

Mas fique atento, pois se o hotel ficar longe, pode ser que o valor do Uber ou táxi acabe ficando mais caro. Por isso, simule no aplicativo a distância e tome a decisão.

No site das agregadoras (como a RentCars) é possível colocar o endereço do hotel, buscar a loja mais próxima a ele e comparar os preços com os oferecidos na retirada em uma loja do aeroporto. Com isso feito e as informações em mãos, tomar a decisão sem dúvida será fácil.

 

O que fazer no caso de acidentes?

O procedimento pode variar de locadora para locadora. Via de regra, uma central 24 horas funciona para atender o viajante. Por isso, é importante, antes de sair com o carro da locadora, deixar anotado em um local de fácil acesso e sempre dentro do carro o telefone de contato dessa central de atendimento. Se possível, passe este contato para uma pessoa aqui no Brasil, o que poderá te ajudar em caso de emergência.

Faça uma viagem tranquila e segura. Não deixe de contratar um seguro viagem.


Imprevistos acontecem e podem atrapalhar demais a sua viagem. Se aqui no Brasil você tem um seguro saúde para emergências, por que correr o risco de viajar sem uma cobertura?

Além disso, você sabia que na Europa alguns países exigem um seguro contratado na imigração e que um simples exame de raio-x nos EUA pode custar até US$ 300?

Faça agora mesmo uma cotação on-line na Seguros Promo e compare o preço das melhores seguradoras do Brasil. É rápido, fácil e você recebe a cotação na mesma hora. Por exemplo, um seguro básico, para 7 dias na Europa, chega a sair por apenas R$ 72*

Principais vantagens:
- Parcelamento em 12x sem juros no cartão de crédito
- Mais barato do que comprado direto em seguradora
- Melhor preço garantido, cobertura de qualquer oferta de seguro viagem
- Atendimento 24h em português
- Seguro bagagem
- Seguro contra acidentes pessoais
- Assistência médica e hospitalar
- Seguro para cancelamento e atraso de voos
- Reembolso com despesas médicas e muito mais


* Cotação realizada em março/2020 para uma viagem entre os dias 27/12/2020 e 01/03/2021 para um viajante menor de 68 anos.

 

Além disso, fique tranquilo e procure manter a calma. Imprevistos acontecem e as empresas estão acostumadas com sinistros. Portanto,  tudo será resolvido.

Quer saber como usar seu telefone no exterior? Clique aqui

 

Se mesmo depois desse post você ainda ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre qualquer assunto relacionado, deixe um comentário aqui embaixo que um dos nossos jornalistas, especializados no assunto, responderá pessoalmente à sua dúvida.

 

Leia também:

5 dicas para alugar carro de forma segura

Como fazer um seguro viagem: tire suas dúvidas 

Uso do celular no exterior: tudo o que você precisa saber

Como fazer boas fotos de viagem com o celular

Compartilhar: