fbpx
  • Seu carrinho está vazio.
HomeServiços5 dicas para alugar carro de forma segura

5 dicas para alugar carro de forma segura

5 dicas para alugar carro de forma segura

Antes de alugar um carro para a sua viagem, é preciso ficar atento a algumas questões importantes

Aluguel de carro
Você sabia que a Viajar tem grupos gratuitos no WhatsApp e Telegram com dicas, serviços e muitas promoções de destinos no Brasil e no Mundo?
Faça parte desse grupo e comece a planejar a sua próxima viagem!

Entrar no grupo Telegram! Entrar no grupo WhatsApp!

Vai alugar um carro para sua viagem e não sabe por onde começar? Então confira as dicas que damos neste texto.

Nossos jornalistas são especialistas em planejar e conhecer o mundo. São dezenas de países visitados em quase 22 anos de turismo. Por isso, não são apenas dicas, são ideias e sugestões que adoramos compartilhar com todos os viajantes apaixonados por esse mundão e loucos para aproveitar ao máximo as suas viagens.

Aqui vão 5 dicas para alugar um carro no exterior:

 

1) Alugue o veículo antes da viagem

O segredo para um bom preço é alugar um carro com o máximo de antecedência. Assim que a decisão do destino for tomada e as passagens forem compradas, planeje o aluguel do carro. A dica para ter um bom preço e uma pesquisa completa são os sites agregadores de locadoras de carro. Aqui na redação usamos o RentCars.

Quer saber mais sobre os sites agregadores de aluguel de carro? Clique aqui

 

Quanto maior a antecedência, melhor o preço e as condições para a locação do veículo. Isso, claro, além de poder garantir o modelo do veículo de sua preferência, principalmente se a viagem for feita em um período de alta temporada em um destino turístico mais tradicional.

 

2) Faça a vistoria no veículo e fique atento à documentação

Antes de entrar no veículo, faça uma minuciosa inspeção na parte externa, atentando-se a marcas na funilaria, para-choques, e verifique se os pneus estão calibrados e em boas condições.

Na parte interna, verifique estofamento, acessórios e se não existe nada que mereça ser comunicado à locadora. Não esqueça de verificar a condição do estepe e se o carro possui triângulo e macaco.

É fundamental que toda a documentação seja conferida também. Veja se os documentos estão em dia e dentro do veículo, se existe um contato para emergência em caso de sinistro e se o manual do veículo está dentro do mesmo.

Caso alguns desses itens estejam faltando, isso pode causar problemas, principalmente se você estiver alugando um carro no exterior. Nosso time é aconselhado a sempre que pegar o carro em uma locadora fotografar o veículo e as anomalias que ele apresenta. Procure fazer tudo isso sempre na presença de um representante da empresa.

Está planejando sua viagem e tem dúvidas sobre como alugar um carro? Veja aqui o passo a passo para alugar seu veículo

 

3) Devolva o carro sempre com o tanque cheio

No momento da locação você será questionado se pretende devolver o carro com o tanque cheio ou se o mesmo será completado na locadora.

Opte SEMPRE pela devolução do tanque cheio, embora possa ser um ponto a mais para você se preocupar na devolução do veículo. Afinal, a economia será absurda, tendo em vista que o custo do combustível cobrado pela locadora é muito maior do que em qualquer posto de gasolina fora dela.

 

4) Faça um seguro do veículo

Nunca, mas nunquinha, alugue um carro em qualquer lugar do mundo sem um seguro. Já imaginou aquela ralada inesperada no carro em uma saída de shopping, ou aquele motorista desatento que ralou a lateral do seu carro quando ele estava parado no farol? Ou até mesmo aquele farol fechado ao qual você não se atentou e acabou “encostando” no carro da frente? Então, isso é possível, certo? Por isso, é sempre bom estar preparado.

De maneira geral, quando alugamos um carro, já existe um seguro embutido no contrato, que inclui o seguro de proteção por danos ao veículo (o conhecido CDW/LDW). Esse tipo de seguro inclui a proteção contra roubo, incêndio, perda total, furto e avarias causadas ao veículo por acidentes e colisões.

Você sabia que o gasto com seguro viagem equivale a apenas 1% do custo total da viagem? Clique aqui e veja como contratar

Nós sempre aconselhamos, também, a contratação dos seguros LI ou PAT, que cobrem danos materiais e pessoais causados a terceiros. Existem outros tipos de seguros que consideramos opcionais, mas que também dão mais tranquilidade ao viajante, como a RSP (Assistência ao Veículo Plus), o PAE (Seguro de pertences pessoais) e o CPP (Seguro com cobertura pessoal).

Caso você tenha um cartão de crédito internacional e pretenda pagar o seguro com ele, é interessante, antes de contratar o seguro, entrar em contato com a administração do cartão e se informar sobre a cobertura oferecida pelas bandeiras. Empresas como VISA e MASTERCARD costumam oferecer esses benefícios aos seus clientes de forma gratuita.

 

Importante: não esqueça, caso o seu cartão de crédito forneça esse benefício, de recusar o seguro CDW/LDW ou cobertura similar com a locadora no momento de fechar o contrato.

 

5) Mantenha a calma em caso de acidentes

A maioria das empresas possui uma central 24 horas para atender o viajante. Portanto, é importante, antes de sair com o carro da locadora, se informar sobre qual o procedimento a tomar em caso de acidente.

Deixe o telefone anotado em um local de fácil acesso e sempre dentro do carro. Se possível, passe o contato da central 24 horas para uma pessoa aqui no Brasil, o que pode te ajudar em caso de emergência e desespero.

Você sabe como usar seu celular no exterior? Neste link explicamos como não ficar sem internet e o que é roaming internacional

Além disso, fique tranquilo e procure manter a calma. Imprevistos acontecem e as empresas estão acostumadas com sinistros, por isso, tudo será resolvido.

Gostou das dicas? Tem alguma dúvida sobre aluguel de carros? Deixe sua pergunta aqui nos comentários.

 

Leia também:

Aluguel de carro: veja como funciona

Como fazer um seguro viagem: tire suas dúvidas 

Uso do celular no exterior: tudo o que você precisa saber

Como fazer boas fotos de viagem com o celular

 

Que tal transformar o seu cartão de crédito em uma verdadeira fábrica de milhas?
Se você gasta pelo menos R$ 3.000,00 por mês no cartão de crédito e não consegue emitir um bilhete por ano para os EUA com as suas milhas acumuladas, acredite, você não sabe usar o cartão de crédito a seu favor.
Quero te convidar a se tornar especialista no assunto. Aprenda a viajar de graça, entrar em salas vips ao redor do mundo sem pagar nada e fabricar milhas com o nosso time de especialistas. Chegou a hora de você virar o jogo e parar de dar dinheiro aos bancos.

Saiba como viajar de graça e sem enrolação!