HomeDestaquesO que fazer em Berlim – Dia 3

O que fazer em Berlim – Dia 3

O que fazer em Berlim – Dia 3

Nosso tour pela capital da Alemanha continua com dicas de restaurantes e mostra o que fazer em Berlim no terceiro dia

Por Cristiane Sinatura

A escultura Molecule Men

Terceiro dia

Estação U-Bahn: Eberswalder Strasse

 

Berlin Wall Bike Tour

Berlim é uma cidade totalmente bike-friendly – e sobre duas rodas é o melhor jeito de ver o que sobrou do fatídico muro da Guerra Fria, que chegou a ter 160 quilômetros de extensão até ruir em 1990.

Neste tour guiado, pedala-se por 15 quilômetros cobrindo pontos-chave da antiga fronteira, desde o já visitado Checkpoint Charlie até o Mauerpark, que hoje ocupa a chamada “faixa da morte” (o espaço entre as duas estruturas que compunham o muro).

O tour passa, também, pelo Museu Memorial do Muro de Berlim, onde ainda se veem trechos intactos, bem como uma torre de guarda. O ponto de partida é o complexo Kulturbrauerei e o passeio vai das 11h às 14h30.
berlinonbike.de, € 24

 


Agora, se a ideia é circular em Berlim de carro, clique aqui e alugue o seu!


 

East Side Gallery

Estação U-Bahn: Warschauer Strasse

Ainda fazendo uma imersão no assunto, agora é hora de ver uma perspectiva diferente do muro. A East Side Gallery dá nova vida a pedaços originais da construção, já que os transforma em verdadeiras obras de arte de rua.

A céu aberto e à beira do Rio Spree, enfileiram-se cerca de cem murais ao longo de 1.300 metros, pintados por artistas do mundo todo. Ou seja, vale dedicar um tempo a este lugar.

O grafite mais icônico, por exemplo, mostra um beijo entre o estadista soviético Leonid Brejnev e o presidente da Alemanha Oriental Erich Honecker.

East Side Gallery

East Side Gallery (foto: shutterstock)

 

Vai a Berlim? Pesquise seu hotel aqui:



Booking.com

 

Ponte Oberbaum

Atravesse o Rio Spree pela ponte mais pitoresca de Berlim: de 1896, a Oberbaum era uma travessia de pedestres entre as partes oriental e ocidental.

Hoje, entretanto, seu andar de cima é percorrido por linhas de trens, enquanto o de baixo é para veículos. Durante a Segunda Guerra, as forças nazistas explodiram a parte central da ponte para impedir o avanço das tropas soviéticas.

A reconstrução desse trecho só aconteceria nos anos 1990, em um projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava (o mesmo do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro).

Da ponte, inclusive, avista-se a escultura Molecule Men, que parece boiar no rio, atingindo 30 metros de altura.

Ponte Oberbaum

Ponte Oberbaum (foto: shutterstock)

 

Onde comer em Berlim 

Depois de visitar a East Side Gallery e atravessar a Ponte Oberbaum, é uma boa esticar até o Freischwimmer (freischwimmer-berlin.com), restaurante numa espécie de palafita no Rio Spree, perfeito para curtir o verão na varanda ou o inverno em sua sala de lareira, com comida boa e a preços acessíveis.

Ppor ali também fica o Kantine Kohlmann (kantine-kohlmann.de), restaurante moderno no estilo cantina, com cardápio bem enxuto, aliás.  A comida é de alta qualidade e bem apresentada, e o bar serve coquetéis ótimos.

 


Você sabia que ir ao exterior sem um seguro viagem pode acarretar vários problemas? Leia aqui quais são eles

Aproveite e adquira seu seguro viagem aqui


 

 

O que fazer em Berlim à noite: Kreuzberg

Do outro lado da Oberbaum, eis o bairro mais efervescente de Berlim, que é também um grande caldeirão cultural, já que reúne comunidades de turcos e árabes em meio a estudantes, boêmios, hipsters.

A região que mais concentra bares e restaurantes fica entre a Heinrichplatz e a Moritzplatz, ao longo da Oranienstrasse. Portanto, não deixe de passar por ali.

Um dos destaques, aliás, é o Markthalle Neun, food hall que reúne estandes variados – tem hambúrguer, massa, tapas e sorvete, por exemplo. Além disso, nas noites de quinta, rola um festival de comidas internacionais.

Outra opção para jantar é o restaurante Der Goldene Hahn (goldenerhahn.de), italiano estilo trattoria com cardápio que muda dia a dia. Querendo curtir a famosa noite berlinense, aqui ficam casas noturnas lendárias, como a S036, a Prince Charles e a Ritter Butzke, por exemplo.

Markthalle Neun

Markthalle Neun (foto: shutterstock)

 

 

Confira mais sobre o que fazer em Berlim

4 dias em Berlim: o que fazer

Gendarmenmarkt, Catedral de Berlim, DDR Museum, Alexanderplatz e Fernsehturm

Topografia do Terror, Checkpoint Charlie, Bunker de Hitler e Memorial aos Judeus Mortos na Europa

Tiergarten, Ku’damm e Palácio Charlottenburg

 

Leia também:

Berlim: 13 coisas para fazer no verão

Frankfurt: o lado cosmopolita da Alemanha

Nuremburg: tradições natalinas e passado nazista no coração da Alemanha

Munique: o que fazer na terra do Oktoberfest

Compartilhar: