HomeServiçosVocê sabe a diferença entre seguro viagem e seguro saúde?

Você sabe a diferença entre seguro viagem e seguro saúde?

Você sabe a diferença entre seguro viagem e seguro saúde?

Trazemos todas as informações para que você saiba as diferenças e adquira o melhor produto para se sentir seguro em suas viagens

Seguro viagem

Neste artigo veremos quais são as diferenças entre o seguro viagem e o seguro saúde. Também falaremos um pouco da diferença entre os dois seguros e o plano de saúde. Com todas as informações providenciadas aqui, será possível escolher o melhor produto e sanar todas as possíveis dúvidas.

 

O QUE É SEGURO VIAGEM?

Os seguros de viagem são um serviço fornecido aos viajantes com o intuito de auxiliá-los em diversos imprevistos que possam surgir durante as viagens. As coberturas dos seguros não se limitam somente a atendimentos médicos, mas, também, se estendem a casos de atraso de voo/bagagem e muitos outros.

Além disso, os seguros de viagem são regulados pela SUSEP (superintendência de seguros privados).

Há diversas operadoras no mercado que trabalham com o seguro viagem. Cada uma possui uma condição geral que diz o que é e o que não é coberto no serviço. No entanto, diversos pontos – tanto de cobertura e exclusão – são semelhantes a todas. As diferenças de um para o outro podem ser, por exemplo, valores de coberturas disponíveis, se possui ou não franquia, cobertura para viagens de motocicleta etc.

Alguns exemplos de exclusão no seguro viagem são: doenças causadas por pandemias, epidemias e endemias, problemas causados por ato de guerra, tumulto civil e desastres naturais.

A maior parte das operadoras de seguro viagem hoje em dia possui redes credenciadas, como as de um plano de saúde. Caso o atendimento seja realizado em uma dessas redes, não haverá, portanto, necessidade de o segurado pagar pelo atendimento prestado.

Viajar sem seguro pode acarretar diversos problemas, como gastos adicionais por conta de imprevistos, por exemplo. Leia mais

 

O QUE É O SEGURO SAÚDE?

O seguro saúde é um serviço supervisionado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Ele visa, por meio de reembolso, cobrir as despesas que seus segurados tenham e que estejam relacionadas a atendimentos médicos.

Assim como o seguro de viagem, há também diversas operadoras que trabalham com esse produto. Cada qual possui diversos planos com diversos tipos de coberturas disponíveis. Por exemplo, em um plano mais completo haverá determinado procedimento odontológico, já em outro (para reduzir custos do valor do prêmio) não haverá este procedimento específico.

O que é reembolsado e o que não é depende do plano contratado. Geralmente, os planos mais completos têm um maior escopo de atendimentos e procedimentos disponíveis aos segurados e, também, tendem a ser mais caros.

Além de diversas operadoras, há também diversas modalidades, como seguros individuais, familiares e empresariais. Os empresariais, por exemplo, trabalham muito com coparticipação. Neste tipo de modalidade a empresa paga o valor mensal do seguro (ou plano) de saúde e, quando há acionamento, o valor da fatura do hospital é dividido entre a empresa e o funcionário.

 

E O QUE É PLANO DE SAÚDE?

O plano de saúde é outro tipo de serviço também regulado pela ANS. A diferença, porém, é que com o plano de saúde a pessoa poderá ter atendimento somente na rede credenciada do plano. Sendo assim, o plano de saúde não é por meio de reembolso. Quem possui o plano não precisará pagar nada pelos atendimentos. Entretanto, suas opções estarão limitadas à rede credenciada do plano. Isso, por fim, torna os planos de saúde uma opção um pouco mais cara que o seguro saúde.

Leia também: Aluguel de carro: como funciona

 

 

 

O QUE O SEGURO VIAGEM DEVE CONTER

Há algumas obrigações legais de cobertura que o seguro viagem deve ter em todos seus produtos. Em viagens internacionais, por exemplo, o serviço deve conter:

  • Despesas Médico-Hospitalares e Odontológicas;
  • Repatriação Médica;
  • Repatriação Funerária;
  • Traslado Médico.

Já o nacional deve conter pelo menos uma das seguintes coberturas:

  • Despesas Médico-Hospitalares e Odontológicas;
  • Repatriação Médica;
  • Repatriação Funerária;
  • Traslado Médico;
  • Morte em Viagem;
  • Morte Acidental;
  • Invalidez Permanente Total ou Parcial.

 

O QUE O SEGURO SAÚDE DEVE CONTER

A lista de obrigações dos seguros de saúde é muito superior quando comparada à do seguro viagem. E todos os procedimentos podem ser checados no site da ANS.

 

 

QUAIS AS LIMITAÇÕES DO SEGURO VIAGEM?

Um dos principais pontos do seguro de viagem é que ele não é um plano, nem seguro de saúde. Ele é um serviço que cobrirá diversos imprevistos que possam surgir na sua viagem. Tal serviço exclui, por exemplo, atendimentos médicos eletivos ou consultas para obtenção de receita médica. A cobertura médica em viagem é válida somente em casos de urgências ou emergências.

Por exemplo, caso você more em uma cidade de interior e necessite viajar até a capital do estado para consultar-se com um especialista, o seguro viagem não irá cobrir as despesas desse atendimento.

Que tal viajar conectado 100% do tempo?

Já imaginou não ter internet para pedir um Uber, acessar um mapa, mandar foto ou trocar mensagens com os amigos durante a sua viagem dos sonhos?

Por isso preparamos uma oferta especial para você comprar o seu chip de dados Global 4G de ALTA VELICIDADE com a nossa parceira America Chip e utilize o seu celular 100% do tempo em qualquer destino ao redor do mundo.

Use o cupom MUNDOVIAJAR e receba 10% de desconto e receba o seu chip em casa, antes mesmo de embarcar para as férias.

Confira aqui as vantagens de adquirir um chip da nossa parceira America Chip:
- Entrega em até 10 dias úteis
- Planos a partir de 5 dias com internet ilimitada 4G
- Atendimento em português
- Seu Whatsapp com o mesmo número
- Pagamento em Real e em até 6x
- Configuração do chip extremamente fácil
- Excelente custo benefício e sem dúvida a opção mais fácil e sem surpresas para ter internet ilimitada

Saiba Mais

 

QUAIS AS LIMITAÇÕES DO SEGURO SAÚDE?

As limitações dos seguros de saúde dependem do serviço contratado. A abrangência vai de acordo com o plano. Os seguros mais completos, por exemplo, irão cobrir consultas/exames, partos, internações e problemas odontológicos. Além disso, eles podem não estar limitados a uma única região. Por sua vez, um serviço mais simples poderá estar limitado ao seu município. E, obviamente, se você estiver em viagem e tiver problemas que não estejam relacionados à sua saúde, esse seguro não poderá te ajudar.

Por fim, há diversos serviços no mercado e cada um tem sua condição geral, explicando o que é e o que não é coberto.

Fica a dica: as empresas parceiras do nosso site (Booking, RentCars, Seguros Promo, Get Your Guide, entre outras), acessadas através de links em nossos textos, oferecem um ambiente seguro e sigiloso para suas compras. Saiba mais

 

Infográfico seguro viagem

O infográfico mostra os diferentes tipos de cobertura oferecidos por cada um dos seguros (foto: divulgação/Schultz)

QUAL ESCOLHER, SAÚDE OU VIAGEM?

A verdade é que um não exclui o outro. Afinal, são serviços com finalidades diferentes.

Para explicar melhor a diferença entre eles, vamos usar um exemplo:

Suponhamos que você possua o melhor seguro saúde possível. Um que cubra todos os tipos de atendimento médico e é válido em todo o território nacional. Então, você vai a uma viagem de férias. Em um momento específico, infelizmente, você sofre uma fratura no braço. O seu seguro saúde irá cobrir as despesas via reembolso. Porém, com os seguros de viagem, é possível acionar a rede credenciada da seguradora para não pagar nada no atendimento. E caso suas férias tenham que ser interrompidas devido a este problema, dependendo do seguro viagem, e das condições, haverá coberturas para regresso sanitário e interrupção de viagem.

Vamos citar o exemplo de um caso mais simples e mais comum, como uma intoxicação alimentar. Com um seguro saúde você mesmo terá que achar um local que preste o atendimento; já com um de viagem, a central de atendimentos te encaminhará ao hospital mais próximo. Sem contar outras possibilidades, como atendimento em domicílio e, caso disponível, telemedicina.

Obviamente, não é possível contratar um dos seguros de viagem para utilizá-lo em sua cidade.

 

 

 

PROBLEMAS CRÔNICOS E PRÉ-EXISTENTES

Caso você possua um problema crônico ou pré-existente de saúde que necessite de acompanhamento médico, o seguro viagem geralmente cobrirá somente agravos súbitos dessa condição. Consultas eletivas, de diagnóstico ou para repor prescrição médica não serão cobertas nos seguros de viagens.

 

GRAVIDEZ

Mais uma coisa que vale a pena notar é o caso das consultas obstétricas. As seguradoras que trabalham com seguros de viagens limitam por semana de gravidez. Por exemplo, a segurada tem cobertura até a 32ª semana da gravidez para, também, problemas agudos e súbitos relacionados à gravidez. Já no de saúde, dependendo do plano, é coberto até mesmo o pré-natal e o pós-parto.

 

DICAS FINAIS

Por fim, uma dica muito valiosa para os dois serviços: antes da contratação, leia as condições gerais. Caso tenha dúvidas sobre o que leu, ligue para a operadora do serviço que está pensando em contratar e tire suas dúvidas. Isso, além de te poupar dinheiro, poderá poupar dor de cabeça com algumas burocracias.

Em todas suas viagens, sempre contrate um dos seguros de viagem disponíveis no mercado. Eles não servem somente para cobrir despesas médico-hospitalares. Como mencionado antes, há diversas outras coberturas, como: atraso de voo e bagagem, cancelamento de voo, regresso sanitário, extravio de bagagem e muitas outras.

Clique aqui e aproveite para contratar o seu seguro!

Veja também: Por que contratar um seguro viagem

 

 

Leia mais:

Como fazer um seguro viagem

Seguro viagem para crianças: tire suas dúvidas

Aluguel de carro: veja como funciona

5 dicas para alugar carro de forma segura

Como usar o celular no exterior

Compartilhar: