Como visitar a Casa Rosada, em Buenos Aires
Basta agendar o tour pelo site oficial e conhecer os principais cômodos da sede do governo argentino; o passeio acontece aos finais de semana e feriados.
Alguns dos principais edifícios de Buenos Aires estão ao redor da Plaza de Mayo, área central da cidade nomeada em homenagem à Revolução de 25 de Maio de 1810, evento que ocorreu aqui e foi o pontapé inicial para a independência da Argentina. Ali, destaca-se a fachada da icônica Casa Rosada, sede do governo argentino que salta aos olhos com sua tonalidade peculiar. Foi de suas sacadas que a ex-primeira-dama Evita Perón fez grande parte dos seus discursos inflamados que conquistaram o país.
Mas não fique só com aquela foto em frente ao prédio, pois o interior é tão atrativo quanto. Aos sábados, domingos e feriados, há visitas guiadas gratuitas pela construção, passando por cômodos como o Salón Blanco, com decoração em mármore, bronze, belos lustres e elementos refinados. O pátio de traços coloniais com jardim é um outro destaque – veja mais detalhes na galeria.

Salón Blanco | foto: Thelma Lavagnoli
A visita dura cerca de 30 minutos e pode ser agendada, com até 15 dias de antecedência a data desejada, pelo site oficial: visitas.casarosada.gob.ar. O formulário de agendamento pede data, quantidade de visitantes e horário. Existem alternativas das 10 às 18 horas, a cada 15 minutos. A maior parte dos tours é em espanhol, mas há opções específicas com explicações em inglês ou português (elas estão sinalizados no site).