HomeGiro pelo MundoDicas6 atrações imperdíveis em San Telmo, Buenos Aires

6 atrações imperdíveis em San Telmo, Buenos Aires

6 atrações imperdíveis em San Telmo, Buenos Aires

Este bairro ganhou fama nos guias de viagem pela feirinha de artesanato e antiguidades, mas seus encantos vão além.

Por Thelma Lavagnoli

San Telmo tem aquela vibe gostosa para bater papo, sentar num barzinho e ficar assistindo ao movimento – tudo isso em meio às vias pavimentadas com pedras e construções marcadas pela ação do tempo, como a própria Iglesia de San Pedro Gonzalez Telmo, do século 18. A seguir conheça os principais atrativos deste bairro portenho:

Feira ao ar livre e Plaza Dorrego
A feirinha ao ar livre acontece todos os domingos na Plaza Dorrego (a segunda mais antiga da cidade, depois da Plaza de Mayo). Inicialmente, ela era focada apenas em antiguidades, mas hoje é um bem-bolado com barraquinhas que vendem suvenires, itens de crochê, artigos de madeira, fotografias da cidade, telas e pinturas de artistas locais.

Estátua da Mafalda
No encontro das ruas Chile e Defensa, é hora da foto divertida junto à estátua da contestadora personagem Mafalda, que surgiu em 1964 nas histórias do cartunista Quino.

foto: shutterstock

Pasaje Defensa
Sobrado de 1880, foi endereço da tradicional família Ezeiza – sim, a que dá nome a um dos aeroportos da cidade. Com muitos dos elementos originais preservados e arquitetura interessante (destaque para os três pátios do térreo), hoje funciona como um centro comercial. Tem antiquários, roupas, quadros e lembrancinhas. Defensa, 1.179

Zanjón de Granados
A fachada e os pátios são do século 19, o que já seria suficiente para uma visitinha. Contudo, a surpresa está no interior do complexo arquitetônico: resquícios de uma construção do século 18 e objetos da época colonial, em um entrelaçado de corredores que podem ser visitados. Defensa, 755, elzanjon.com.ar, tours guiados a partir de $ 200.

Cerveja, café ou chá?
O que não falta por aqui são endereços para paradas estratégicas, de bodegones (bares tipo botecos) a restaurantes, todos pertinho da Plaza Dorrego. Algumas dicas são o bar da Cerveza Patagonia (cervezapatagonia.com.ar), para provar os rótulos que nasceram na cidade de Bariloche e já conquistaram fãs fiéis na capital. Ou, para algo mais tranquilo, o Alice’s Tea House (aliceteahouse.com), com bolos, tortas e, claro, vários chás em um ambiente todo fofinho.

Alice’s Tea House | foto: divulgação

Macba
Em menos de dez anos desde sua fundação, o Museu de Arte Contemporânea de Buenos Aires já virou referência em difundir expressões artísticas atuais de nomes argentinos e latino-americanos. Obras de abstração geométrica estão entre os destaques do acervo, exibido entre os sete andares e três subsolos do museu. Av. San Juan, 328, macba.com.ar, $ 70

foto: divulgação

Saiba mais sobre outros bairros de Buenos Aires aqui!

Compartilhar: