A Casa Rosada, em frente à Plaza de Mayo, é um marco turístico de Buenos Aires, famosa por sua imponente fachada rosa.

Alguns dos principais edifícios de Buenos Aires estão ao redor da Plaza de Mayo, área central da cidade nomeada em homenagem à Revolução de 25 de Maio de 1810. Foi esse evento o responsável pelo pontapé inicial para a independência da Argentina.
Ali, destaca-se a fachada da icônica Casa Rosada, sede do governo argentino que salta aos olhos com sua tonalidade peculiar.
Foi de suas sacadas que a ex-primeira-dama Evita Perón fez grande parte dos seus discursos inflamados que conquistaram o país.


LEIA TAMBÉM: Don Julio, em Buenos Aires, é reeleito como o melhor restaurante de carnes do mundo
A história da Casa Rosada
A Casa Rosada ocupa o espaço onde antes ficava a Fortaleza Real de San Juan Baltasar de Austria. Erguida pelo explorador espanhol Don Juan de Garay, após a fundação de Buenos Aires, em 1580, é um dos grandes simbolos da capital.
Posteriormente, em 1595, o governador Fernando de Zárate –que sucedeu Garay– ordenou a construção de um fosso, ponte levadiça e muralhas ao redor do castelo.
LEIA TAMBÉM: HILTON PUERTO MADERO TEM QUARTOS TEMÁTICOS PARA CRIANÇAS
No entanto, com a Independência da Argentina, em 1818, a fortaleza perdeu sua finalidade. Na metade do século 19 foi erguida a Aduana Taylor, o primeiro edifício público de Buenos Aires.

Após um período de abandono, o prédio recuperou protagonismo como sede do governo a partir de 1862. Bartolomé Mitre se instalou ali com seus ministros e revitalizou a antiga residência oficial do forte.
Visite a Casa Rosada e poste muitas fotos! Para isso, você precisa de um chip de celular
Origem da cor rosa
Por outro lado, seu sucessor, Domingo Faustino Sarmiento, decidiu embelezar a sede do Poder Executivo Nacional. Assim, ele acrescentou jardins e pintou de rosa, que com o tempo passou a ser chamada de Casa Rosada.

Existem várias histórias sobre a origem da cor da fachada. Porém, a mais plausível, é que o tom foi o resultado da mistura de cal com sangue de boi –muito usado na época para acabamentos externos.
Contudo, durante a presidência de Sarmiento foi projetado o primeiro Palácio dos Correios, no espaço sul do terreno que ficou livre pela demolição do forte, finalizado em 1878 e inaugurado pelo presidente Nicolás Avellaneda no ano seguinte.

O Palácio dos Correios ocupava grande parte da sede do governo, motivo pelo qual o presidente Julio Argentino Roca solicitou em 1882 um projeto de ampliação.
LEIA TAMBÉM: SLS É UM DOS MELHORES HOTÉIS DE BUENOS AIRES
O edifício atual é o resultado da fusão de duas construções anteriores: o Palácio dos Correios, na esquina das ruas (calles) Hipólito Yrigoyen e Balcarce e a sede presidencial.

Assim, para unir os dois edifícios, o arquiteto italiano Francisco Tamburini, responsável pelo projeto do Teatro Colón, fez um grande arco central na entrada de rua Balcarce.
A reforma, no entanto, eliminou os vestígios do antigo forte, preservando alguns muros e uma fenda que pode ser vista no atual Museu do Bicentenário. Outra atração que vale muito a pena visitar juntamente com o tour pela Casa Rosada!
A Revista Viajar pelo Mundo traz roteiros por Buenos Aires, além de Salta e Jujuy! Confira!
Como visitar a Casa Rosada?
Embora o interior da Casa Rosada esteja fechado para visitas desde 2020, ainda dá para apreciar sua icônica fachada, famosa pelos discursos históricos de personalidades como Eva Perón.
Quem quiser explorar o interior do local pode visitar o Museu da Casa Rosada, inaugurado em 1957 e renovado em 2010. Com entrada gratuita, ele funciona de quarta a domingo, das 11h às 18h. As visitas internas são reservadas apenas para escolas argentinas.