Acometida por um incêndio em 2019, Catedral de Notre-Dame está em fase final de restauração e reabertura marcada para 8 de dezembro.
Há cinco anos a Catedral de Notre-Dame, em Paris, era devastada por um incêndio, até hoje, não esclarecido. As obras para restauração da catedral começaram somente no final de 2021, mais de 2 anos depois do acidente.
Quem visitar a capital francesa durante os Jogos Olímpicos de 2024 vai poder ver a Catedral de Notre-Dame restaurada, mas não poderá visitá-la, já que a data oficial para reabertura do monumento mais visitado da Europa está marcada para 8 de dezembro, dia da Festa da Imaculada Conceção de Nossa Senhora. O Papa Francisco foi convidado para a abertura.
5 dias em Paris: dicas de passeios, hospedagem, onde comer e muito mais
Incêndio de Notre-Dame
Foi em 15 de abril de 2019 que um incêndio devastou parcialmente a Catedral de Notre-Dame. Símbolo do cristianismo e considerada Patrimônio Mundial da UNESCO, a catedral é um dos monumentos mais visitados da Europa. Recebia cerca de 12 milhões de visitantes por ano, antes do acidente.
Segundo Philippe Jost, responsável pela obra de restauração da catedral, cerca de 250 empresas de artesãos, arquitetos e profissionais trabalharam no projeto. A nova estrutura foi reconstruída em carvalho e coberta com chumbo, igualmente como a original do século 19.
Atrações em Paris
Paris é considerada a cidade mais romântica do mundo. Combina história, cultura e beleza, expressadas nas inúmeras atrações na região. Sim, tem muita coisa para ver e fazer na capital francesa! Confira nossas sugestões a seguir:
Torre Eiffel
Um dos pontos turísticos mais visitados do mundo, a Torre Eiffel é parada obrigatória quando se visita a França. São 325 metros de altura no inverno e 339 metros de altura no verão, impressionantes do chão para fotos incríveis e também lá do alto! É possível observar a cidade de Paris do melhor ponto da cidade e se encantar com a capital francesa.
Passeio perfeito tanto para quem procura algo mais romântico a dois quanto para diversão. Da mesma forma, a torre tem seus próprios restaurantes e os arredores também oferecem opções de comida.
Arco do Triunfo
Outra parada obrigatória em Paris é o Arco do Triunfo. Bem como a Torre Eiffel, não passa despercebido para quem visita a Cidade Luz. Inaugurado em 1836, o prédio foi construído a ordens de Napoleão Bonaparte, para comemorar as vitórias militares, e tem grande significado para a França.
Na base do Arco, é possível ver o túmulo do soldado desconhecido, adicionado em 1920. Do mesmo modo, os visitantes também podem conferir uma vista privilegiada da cidade ao subir no terraço panorâmico. Imperdível!
Museu do Louvre
Considerado o maior museu de arte do mundo, o Museu do Louvre tem uma coleção de mais de 38 mil objetos, da pré-história até o século atual! Definitivamente, é uma viagem dos primórdios da humanidade até os dias de hoje.
O prédio onde ficam suas instalações também é digno de museu: a fortaleza foi construída no século XII, e foi usada para diversos fins até se tornar o que é hoje, como antiga residência do rei. Lá estão obras como Monalisa, de Leonardo da Vinci, e Vênus de Milo, escultura grega. Sem dúvidas um dos pontos turísticos da França mais queridos e importantes.
LEIA TAMBÉM: 9 museus imperdíveis para conhecer em Paris
Cemitério do Père-Lachaise
Todo mundo ouve falar nos museus e prédios históricos da França, mas você já pensou na possibilidade de visitar um cemitério? Durante as horas que fica aberto ao longo do dia, o local atrai turistas que querem prestar suas homenagens a famosos enterrados ali, ou só conhecer seus túmulos.
Igualmente, para muitos parisienses, o Père-Lachaise é também um parque, pela área verde que o local oferece. Ali estão enterradas grandes personalidades, como Frédéric Chopin, Jim Morrison, Edith Piaf e Oscar Wilde. Sem dúvidas um passeio incomum, mas uma história incrível para contar aos amigos!
VEJA: Como curtir Paris como as crianças?
Passeio de barco pelo Rio Sena
Emoção garantida para todo mundo é também o passeio de barco pelo Rio Sena. Parece um desses clichês de viagem, mas acredite: navegar pelas águas hoje limpas de um dos rios mais famosos do mundo vai ficar registrado na memória familiar para sempre.
São trajetos de todo tipo, vendidos pelas agências (na internet pode-se fazer a pesquisa do que cabe melhor, comprando ingressos antecipadamente, mas também dá para arrematar os tíquetes nos cais). Os barcos costumam sair da margem na Torre Eiffel ou da Notre-Dame. E tem passeios com jantar, dança e guia falando sobre história.
E talvez o mais simples seja o mais indicado: apanhar o barco no Quai de Montebello, pegado à Île de La Cité, quando o sol estiver se pondo, circular por meia hora, fazendo o retorno na Torre Eiffel iluminada já à noite, e retornar em mais meia hora. Certamente inesquecível dos 8 aos 80 anos.
LEIA TAMBÉM:
Na trilha do Champanhe, pelo nordeste da França
Alsácia: uma nova França para descobrir