HomeGiro pelo MundoAmerica´s Musical Journey: giro musical pelos EUA

America´s Musical Journey: giro musical pelos EUA

America´s Musical Journey: giro musical pelos EUA

A cultura musical norte-americana é tema do filme America´s Musical Journey, que faz uma viagem por diversas cidades do país

America's Musical Journey

Berço de alguns dos ritmos mais famosos do mundo, os Estados Unidos celebram sua herança musical de muitas maneiras: museus, festivais, rotas temáticas e agora, também, com o filme America´s Musical Journey.

O longa, lançado nos cinemas em setembro do ano passado, é narrado pelo ator Morgan Freeman e estrelado pelo cantor e compositor Aloe Blacc (previamente indicado ao Grammy, aliás).

Blacc leva o público a uma aventura pelos Estados Unidos, explorando a história musical e as cidades onde os diversos estilos de música surgiram.

 

Vai aos Estados Unidos? Então não esqueça do seguro viagem. Ele é importantíssimo no caso de acidentes e imprevistos. Leia mais aqui

Não esqueça do seguro viagem das crianças. Saiba mais neste link

Aproveite e adquira aqui o seu seguro viagem, com preços promocionais  

 

Onde tudo começou 

Se algum dia você balançou o corpo ao som de Robert Plant, Mick Jagger, Led Zeppelin, Guns n’ Roses e companhia, pode agradecer a Cleveland, no estado de Ohio.

Isso porque foi ali que, em 1951, surgiu o termo “rock and roll”, criado pelo radialista Alan Freed para designar o ritmo animado que começava a tomar conta da região. Em Cleveland também aconteceu o primeiro festival de rock da história, em 21 de março de 1952.

Da mesma forma, se você já relaxou ao som de Blues, agradeça a Chicago, em Illinois, cidade em que o ritmo ganhou vida e depois o mundo, especialmente nas vozes de Muddy Waters e Buddy Guy.

Por fim, agradeça a New Orleans toda vez que seu pensamento foi longe escutando Jazz e louve a Memphis, no estado do Tennessee, toda vez que começou a dançar escutando Elvis Presley, cuja cidade natal teve importante papel na história do Rock, do Soul e do Blues.

Músicos em Nova Orleans

Músicos em Nova Orleans (foto: divulgação)

 

Vai a Nova Orleans? Busque aqui seu hotel  



Booking.com

 

 

Pelo aplicativo 

Quem não conferiu no cinema, porém, tem a chance de assistir gratuitamente ao America´s Musical Journey na plataforma GoUSA TV, que disponibiliza também a série de quatro episódios “America’s Treasures: Musical Cities”.

Esta última é, por sua vez, uma extensão do filme e explora ainda mais as cidades de Memphis, New Orleans, Miami e Chicago. Ou seja, um roteiro completo.

Artistas de rua em Memphis

Artistas de rua em Memphis (foto: divulgação)

Os dois trabalhos foram realizados pelos premiados produtores da MacGillivray Freeman Films, em parceria com o Brand USA, organização de marketing dos Estados Unidos.

“A GoUSA TV oferece a habilidade de transmitir um conteúdo inspirador sobre os EUA para o mundo,” afirma Christopher L. Thompson, presidente e CEO do Brand USA.

“O filme e a série apresentam, enfim, uma visão de como nossa música está enraizada nos pilares culturais que formaram nossas cidades e regiões pelo país e vai motivar viajantes a virem conhecer esses destinos e viver essas experiências”, conclui.

Graceland, casa de Elvis Presley em Memphis

Graceland, casa de Elvis Presley em Memphis (foto: shutterstock)

O app GoUSA TV está disponível pelo Amazon Fire TV, Apple TV, ou para celulares via Apple Store ou Google Play. Já a versão legendada em português do filme está disponível apenas no canal do GoUSA TV no YouTube.

 

Sua viagem aos Estados Unidos só ficará completa com um carro. Alugue o seu aqui com os melhores preços 

 

 


Destaques musicais do filme e da série

Miami: em uma cidade conectada à história latino-caribenha, a cultura de Miami demonstra influências musicais latinas, africanas e cubanas, desde a salsa e o merengue até à moderna música eletrônica atual. Emily Estefan, filha da lenda da música Gloria Estefan, participa de um dos episódios.

Chicago: a ativa metrópole conta com pioneiros culturais como o pianisita de jazz Ramsey Lewis e os dançarinos Eddie “Pause Eddie” Martin Jr e Donetta Jackson. Eddie, por exemplo, introduz ao público uma dança chamada “Chica- go Footwork”, que combina elementos de dança tribal africana com breakdancing e sapateado.

Memphis: dançarinos de rua praticam sky-diving e pulam de paraquedas vestidos como Elvis.

Nova Orleans: na capital mundial do jazz, não é preciso ir muito longe para encontrar bandas de jazz ao vivo, seja em bares ou com artistas de rua na Bourbon Street. O público irá descobrir as histórias por trás do ritmo.


 

Conteúdo produzido pela revista Viajar Pelo mundo em parceria com Brand USA: www.visiteosusa.com.br

 

Leia também:

Estados Unidos: 7 destinos para passar as férias

De Los Angeles ao Grand Canyon de carro

Nova York: o que fazer nos principais bairros

Compartilhar: