O que fazer em Saint Martin além das praias

Entre mirantes, ilhas vizinhas e experiências únicas, Saint Martin revela muito além de suas praias paradisíacas.

Fort Louis. (Foto: shutterstock)

Tudo bem que, em se tratando de praias tão caprichadas, é difícil pensar em preencher os dias com outros afazeres. Mas Saint Martin tem ótimos passeios para intercalar com o mar e a areia.

A ilha franco-holandesa guarda surpresas que vão de um laboratório de perfumes a mirantes históricos, trilhas em meio à natureza e escapadas para ilhas vizinhas que parecem saídas de um cartão-postal. Mirantes com vistas fenomenais, fontes de água doce e ilhas nos arredores são alguns deles.

LEIA TAMBÉM: As 7 praias mais lindas do lado francês de Saint Martin

O que fazer em Saint Martin

Loterie Farm

O Pic Paradise, o ponto mais alto da parte francesa da ilha, é o endereço da Loterie Farm. Só o caminho até lá já é uma atração, com subidas e descidas entre montanhas verdejantes.

Mas a Loterie Farm vai além da paisagem. Dá para se divertir na tirolesa ou no arborismo, fazer trilhas até os picos, ou simplesmente relaxar nas piscinas de água natural.

Loterie Farm (Foto: Natália Manczyk)

Elas são um convite para ficar de boa, com um clima de resort, em cabanas à beira d’água e aproveitando drinques coloridos, como o Guavaberry Colada, feito com a frutinha típica da ilha. Para usar as piscinas, é preciso alugar espreguiçadeiras. Se estiver em grupo, também dá para passar o dia nas cabanas maiores.

Perfumaria Tijon

Aqui a roupa de praia é substituída pelo jaleco branco e, nas mãos, em vez da bolsa de palha, surgem tubos de ensaio e frascos de essência. Isso porque na perfumaria Tijon a atividade memorável é fazer seu próprio perfume em um laboratório com todo o aparato.

Perfumaria Tijon (Foto: Natália Manczyk)

São 300 aromas para testar e escolher a melhor combinação, como cereja apimentada com chá verde ou goiaba, jasmim e açaí. Depois de aprender as técnicas, como a duração de cada aroma no olfato, você vai usar o conta-gotas para fazer a sua fórmula personalizada.

Perfumaria Tijon (Foto: Natália Manczyk)

Pode levar para casa o perfume com uma fórmula única e até com o título que escolher. A fórmula, aliás, fica gravada e, se quiser mais exemplares do seu próprio perfume, é só encomendar.

Perfumaria Tijon (Foto: Natália Manczyk)

Ilhas vizinhas

As ilhas ultraluxuosas de Anguilla e St. Barth são tão perto de Saint Martin que elas volta e meia estão no horizonte. Então, não tem por que não aproveitar e ir lá conhecer. O ferry público para Anguilla leva 20 minutos e sai quatro vezes por dia de Marigot.

Anse Marcel Anguilla. (Foto: shutterstock)

Para St. Barth, o ferry Great Bay Express sai de Philipsburg e navega por 45 minutos. Já para conhecer a ilha vulcânica de Saba, há as balsas Makana Ferry saindo de Philipsburg e a Edge saindo da Baía Simpson.

St. Barth: O encontro do Caribe com a França

Fort Louis

Em 1789, o governador de Saint Martin já sabia qual era a melhor vista da ilha. Ergueu no alto do morro o Fort Louis para proteger a região de invasões, mas devia passar um tempo ali só olhando também o visual.

Fort Louis. (Foto: Natália Manczyk)

Hoje, entre antigos canhões e muralhas abandonadas, é possível contemplar toda a baía de Marigot, com suas casinhas coloridas contornando o mar azul, e os morros verdes que pontilham a paisagem de Saint Martin.

Também compõe a vista o píer que se estende pelo oceano e é um dos caminhos preferidos dos casais no fim da tarde. Para chegar, você pode subir a pé por um trajeto íngreme que começa no West Indies Mall, ou, se quiser poupar energia, ir de carro até a prefeitura, estacionar e encarar a escadaria.

Reserva Natural de Saint Martin

A Reserva Natural de Saint-Martin protege 3.060 hectares e 11 quilômetros de litoral, incluindo recifes, manguezal, plantas, lagos e a floresta seca do litoral. A maior parte da reserva é aquática, na área que liga Anguilla, Saint-Martin e Saint Barth.

Entre as ilhotas preservadas, a estruturada é a Pinel, com restaurantes. Já as outras, como a Petite Clef, Caye Verte e Tintamarre são ideais para mergulhar de snorkel. Na Tintamarre há um bônus: no percurso de quatro quilômetros da costa até lá, não é raro aparecerem baleias jubarte.

Caye Verte. (Foto: shutterstock)

Esportes náuticos

O vento, especialmente de dezembro a março, colocou Saint-Martin no destino dos windsurfistas e kitesurfistas. Para o windsurfe, a praia da Baie Orientale é uma boa base para praticar e ainda visitar as ilhotas em torno, como Caye Verte, Pinel e Tintamarre.

Ali mesmo também dá para alugar barcos à vela. Já a Orient Bay é o lugar para quem quer se divertir: jet-ski, banana boat, parasailing e snorkelling são oferecidos ao longo da praia.  E quem estiver na Anse Marcel pode curtir o mar em uma scooter aquática.

Anse Marcel. (Foto: shutterstock)

Chip de internet

Não fique sem comunicação na sua viagem! Aproveite o máximo de conexão de internet para garantir seus posts, mensagens e outros aplicativos com um chip de viagem. Veja a melhor opção aqui.

Aluguel de carro

Quer aproveitar os passeios de forma confortável e prática? Alugue um carro e decida a melhor forma de organizar o seu dia. Veja a melhor opção aqui.

Seguro-viagem

Viaje sem preocupações com seguro-viagem para você e sua família. Confira as melhores cotações.

Agência de viagem

Temos uma agência parceira especializado em roteiros personalizados, que pode te ajudar a organizar toda a sua viagem. Fale com a THE TRAVEL.

LEIA TAMBÉM:

O melhor de Aruba: praias, passeios e hotéis

Belize: tudo o que você precisa saber para visitar o Caribe fora do óbvio

Curação, Caribe cheio de histórias

Jamaica para férias sobre do óbvio

Como é se hospedar no resort do Bob Esponja