Descubra St. Barth, a ilha única que mistura o charme francês com as cores vibrantes do Caribe. Conheça hotéis, passeios e restaurantes na ilha
Quando o Caribe e a França se encontram, o resultado é completamente diferente do que vemos nas outras ilhas da região. St. Barthélemy, apelidada carinhosamente por St. Barth, tem uma vibe única e mistura “la belle vie” francesa com o clima e as inconfundíveis cores caribenhas.
Apesar de estar no leste do mar do Caribe, a ilha representa um pedaço da França na América. De fato, Saint Barthélemy, que já foi uma colônia Sueca, é uma coletividade de ultramar francesa, ou seja, nunca se tornou independente e segue até hoje sob bandeira do país.
Neste conteúdo você confere:
- Prepare sua viagem
- Como chegar
- Como se locomover
- Quanto tempo ficar
- Quando ir
- O Lado mais profundo do Caribe
- Praias que não podem ficar de fora
- Além das praias
- Rosewood Le Guanahani
- Le Barthélemy Hotel Spa
- La Sereno
- Restaurantes em St. Barth
Se você está planejando sua viagem ou quer conhecer mais sobre St. Barth confira a experiência da Viajar junto com a Tati Sisti:
Prepare sua viagem
- Moeda: Euro
- Fuso horário: -1 hora em relação a Brasília
- Vacinas: É recomendável ter em mãos o certificado internacional de vacina contra febre amarela
- Visto: Brasileiros não precisam de visto para entrar em St. barth, apenas passaporte válido.
Como chegar
St Barth tem uma das pistas de pouso e decolagem mais curtas do mundo. Por isso, só recebe aviões de pequeno porte. A maioria dos voos internacionais fazem escala em St Maarten, operados por companhias como Air France, Copa, American Airlines e KLM.
De St. Marteen saem voos que duram de 10 a 15 minutos até St. Barth. Também é possível fazer esse trajeto de barco, que pode durar de 50 minutos a 1h30, dependendo das condições do mar. Uma das empresas mais famosas é a Voyager.
Como se locomover
Não existe transporte público na ilha e o serviço de transporte de aplicativo é escasso. Apesar de não ser uma ilha grande, é recomendável alugar um carro, de preferência, de pequeno porte, considerando que as ruas são estreitas, de mão dupla e com curvas sinuosas.
Em Gustavia, é possível parar em estacionamentos pagos.
Quanto tempo ficar
Cinco noites são suficientes para conhecer bem a ilha e suas principais praias. É uma boa ideia combinar com mais três noites em St. Maarten.
Quando ir
A época com menor probabilidade de chuva é fevereiro a junho. Entre os mês de setembro e outubro, na temporada de furações no caribe, os hotéis costumam fechar para manutenção.
O Lado mais profundo do Caribe
Uma vez no Caribe, visite as praias! E fazer um passeio de barco é a pedida para quem quer conhecer a ilha pelo melhor ângulo: o mar. Algumas empresas especializadas, como a Bt. Barth Sailor, têm opções de roteiro privativos e completos, com atendimento a bordo.
Uma das praias mais paradisíacas, acessada de barco, é, a Anse du Gran Colombier. A água cristalina em azul-turquesa e a areia fina e branca formam o combo perfeito do sonho caribenho. Não tem estrutura de beach clubs e é ideal para quem quer participar snorkeling e ser surpreendido por uma infinidade de peixes e tartarugas.
A praia de St. Jean também não pode ficar de fora. A mais famosa da ilha é o point de festas e agito na alta temporada e não decepciona quando o assunto é visual. O mar não deixa nada a desejar e a estrutura oferecida é perfeita para quem quer dispor de amais horas com o pé na areia.
Casa do famoso hotel Eden Rock, ela fica ao lado do aeroporto e recebe visitantes sedentos por um bom drinque em famosos beach clubs, como Nikki Beach e Gypsea.
Praias que não podem ficar de fora
A Anse du Gouvirneur é considerada uma das praias uma das mais bonitas da ilha de St Barth. Diferente da Colombier, é de fácil acesso. Ela tem o visual típico de uma praia do caribe, com areia branquinha água cristalina e é cercada por morros. Não é uma opção para quem quer serviço, já que mantém características mais selvagens, sem estrutura de bares, restaurantes ou vendedores ambulantes.
Os adeptos dos esportes náuticos devem conhcer a Grand Cul de Sac e aqueles que não querem se afastar da capital Gustavia podem visitar a Shell Beach, que, não é muito movimentada. Essa última é ideal para aqueles que viajam com crianças, especialmente devido a calmaria do mar.
Além das praias
Descobrir as piscinas naturais de St Barth deve estar no roteiro oficial de uma visita à ilha. Escondidas e preciosas, elas ficam no litoral sul, em um canto da praia de Grand Fond, pouco conhecido entre os turistas, e são formadas por uma proteção rochosa.
A caminhada até lá soma aproximadamente quatro quilômetros ida e volta. É recomendável ir com um guia certificado, que, além de mostrar o caminho das pedras, ajuda a desbravar as três piscinas naturais. Fique atento pois uma delas extremamente pequena (cabe apenas uma pessoa por vez) e de difícil acesso.
Como nem só de água salgada vive St Barth, dedique tempo para caminhar pelas ruas de Gustavia, com sua enorme oferta de lojas, das mais luxuosas até aquelas mais turísticas, para quem busca levar uma lembrancinha para casa.
Do Farol de Gustavia, não muito distante do centrinho, é possível ter uma vista 360 graus da ilha, do porto até as construções tradicionais com telhados avermelhados e algumas praias.
Muito além de um hotel
Rosewood Le Guanahani
Um dos melhores para viver a essência de St. Barth é o hotel Rosewood La Guanahani. Após o furacão Irma, ele passou por uma completa renovação de quatro anos, reabriu em 2021 e atualmente é um dos favoritos dos brasileiros.
Projetado para estar em harmonia com a natureza, tem localização privilegiada, em uma península de 18 hectares e com duas praias privativas e com duas praias privativas, combinada com a estrutura completa de serviços, restaurante e spa. Entre as duas praias, é possível fazer uma trilha de baixa dificuldade e visual surpreendente. Muitos hóspedes buscam esse cantinho para prática de ioga pela manhã.
As cores das construções e dos detalhes internos de cada uma das 66 acomodações falam por si só. O amarelo represetna o sol, o turquesa, a água e o lavanda traz a memória de Provence, na França. O toque brasileiro fica por conta da estilista Adriana Degreas, que desenvolveu uma coleção cápsula de moda praia inspirada na ilha e vendida com exclusividade pelo hotel na butique ao lado da piscina.
O hotel também tem o spa mais completo da ilha, o Sense, um verdadeiro oásis circundado pelas praias. Além dde piscina privativa, o spa oferece menu de tratamentos luxuosos, incluindo massagem com cromoterapia em uma cama de areia e quartzo, e experiências de bem-estar, programas fitness e uma variedade de atividades ao ar livre.
Le Barthélemy Hotel Spa
Já na praia de Grand Cul e Sac, está o Le Barthélemy Hotel Spa, que foi reinaugurado em outubro de 2022, após reforma completa, e conquistou o título de Melhor Resort do Caribe no mesmo ano. Localizado em uma reserva natural, tem duas villas cinematográficas, completas, com piscina de borda infinita, pé na areia e serviço de mordomo e concierge 24 horas por dia.
Em meio á decoração minimalista, o degradê do mar faz o papael de quadro. Os hóspedes desfrutam de serviços exclusivos, como aula de coquetéis e café da manhã no deque. As outras categorias de acomodações até suítes com uma pequena piscina particular.
O hotel é casa do Le Spa, com tratamentos relaxantes e holísticos, além de produtos da marca La Mer.
La Sereno
Quem busca a combinação perfeita de hotel pé na areia e spa completo pode ainda optar pelo Le Sereno, eleito em 2023 entre os melhores hotéis do Caribe. Cercado pela natureza e com uma das piscinas mais famosas da ilha, tem um programa de bem-estar com atividades ao ar livre de maindfulness.
Alé disso, há o programa de alimentação saudável às margens da mesma baía, que é uma reserva marinha habitada por tartarugas e protegida por uma barreira de corais, ponto perfeito para snorkelling e esportes como wind e kitesurf.
Restaurantes em St. Barth
Nem só de gastronomia francesa ou caribenha vive St. Barth…Por ser uma ilha, há uma forte influência de peixes e frutos do mar nos cardápios, sempre com a sofisticação típica dos destino e, claro o toque do chef de cada restaurante.
Beah House St. Barth| Rosewood Le Guanahani
Localizado na praia, é um convite para provar a culinária inspirada no sabor caribenho com a sensibilidade francesa. Aos domingos, um verdadeiro churrasco – com uma oferta incrível de frutos do mar. É preparado à beira-mar, em estilo self-service.
Rivyera Restaurante| Christopher St. Barth
Uma verdadeira viagem oara o Sul da França, o menu foi criado com a consultoria do chef Arnaud Faye, que tem duas estrelas Michelin, e é executado pelo chef Romain Derenne.
Sand Bar| Eden Rock
Com menu assinado pelo chef estrelado Jean-Georges Vongerichten, o restaurante é um clássico, considerado um dos mais desejados da ilha, que já conquista por sua decoração exótica. Os pratos são requintados, unindo o trivial com o gourmet de pizza a caviar.
Amis St. Barth | Le Barthélemy Hotel SPA
O menu assinado pelo chef Vicent Gomis celebra o sabor da culinária europeia em um elegante ambiente praiano, trabalhando com produtos frescos e ingredientes locais.
Rockies Restaurant| Hotel Manapany
Destino para quem busca comida leve, como poke ou fácil, como pizza e fish and chips. o restaurante segue o mesmo estilo descontraído e despojado do hotel, localizado em Anse des Cayes, praia famosa entre os surfistas.
Gypsea Beach| Villa Marie Saint Barth
No estilo boho chic, o beach club é novo point badalado da ilha. Quase tudo é preparado menu rústico-chique repleto de opções com produtos sazonais e frescos. A apresentação em si torna a experiência ainda mais agradável.
Dolce Vita Saint-Barth| Villa Marie Saint Barth
O restaurante foge do tradicional encontrado na ilha pelo simples fato de oferecer im mneu italiano. O risoto de trufas servido em uma peça de queijo é o grande destauqe. Como eles mesmo dizem por ali, os clientes são recebidos com uma mesa farta, na qual glamour e gula não sçao pecados, mas sim uma arte de viver.
Fouquet’s| Hotel Barrière Le Carl Gustaf
Com cardápio criado pelo chef Pierre Gagnaire, o restaurante revisita clássicos franceses com toque caribenho, em uma localização incrível, com a mais bela vista para cidade de Gustavia.
Chip de internet
Não fique sem comunicação em sua viageml! Aproveite o máximo de conexão de internet para garantir seus posts, mensagens e outros aplicativos com um chip de viagem. Veja a melhor opção aqui.
Aluguel de carro
Quer aproveitar os passeios de forma confortável e prática? Alugue um carro e decida a melhor forma de organizar o seu dia. Veja a melhor opção aqui.
Seguro Viagem
Viaje sem preocupações com seguro viagem para você e sua família. Confira as melhores cotações.
APP da Viajar
Para aproveitar mais dicas de hospedagem e viagens, assine nosso aplicativo exclusivo com todas as edições da Revista Viajar pelo Mundo. Clique aqui e garanta a melhor seleção de conteúdo de viagem por apenas R$ 12,90.
LEIA TAMBÉM:
Top 10 melhores praias da Europa
Guia Completo de Tulum, México: Hotéis, Resorts e praias paradisíacas
Praias paradisíacas: conheça Destin, na Flórida
Conheça as praias da série O Verão que Mudou Minha Vida
FAÇA PARTE DOS NOSSOS GRUPOS DE WHATSAPP
Nos nossos grupos você vai receber:
- Dicas, novidades e promoções de viagens todos os dias pelos nossos canais!
- Nossa comunidade é ativa e você pode compartilhar suas dúvidas e experiências com outros membros, além de receber notícias todos os dias!
- Fique tranquilo, o único assunto do grupo é sobre viagem e ninguém vai te chamar no privado.
- Venha fazer parte! É gratuito!