HomeDestinosJamaica: um Caribe cheio de personalidade

Jamaica: um Caribe cheio de personalidade

Jamaica: um Caribe cheio de personalidade

A Jamaica é assim: um alegre caos cheio de cores, sons e autenticidade. Saiba mais sobre esse destino caribenho de mar azul-turquesa

Por Paulo Mancha D’Amaro

A Jamaica é assim: não espere a organização americanizada de Aruba nem o glamour europeu de St. Martin. Não conte com a ostentação de Cancún nem com a tranquilidade de Punta Cana. Afinal, esta ex-colônia britânica, terra de Bob Marley e Usain Bolt, é pura autenticidade.

A Jamaica é um lugar em que as pessoas estão preocupadas em mostrar o que realmente são. Tudo isso com praias que, essas sim, se assemelham às das ilhas vizinhas.

Por isso, vale a pena entender um pouquinho da geografia e da história desse destino incomum antes de desvendar seus pontos turísticos. Para começar, é importante saber que  a Jamaica é a terceira maior ilha do Caribe.

As praias da Jamaica são bem convidativas às férias

Praias de água azul-turquesa são uma das características marcantes da Jamaica (foto: shutterstock)

 

Jamaica: visitando Montego Bay

Como ouvi de um jamaicano logo que cheguei, Kingston é “apenas uma business town”. Tanto que a maioria dos que visitam o destino a turismo costumam pousar na face norte, na colorida Montego Bay.

Ela é a quarta maior cidade da Jamaica em população. Apelidada pelos locais de “Mobay”, tem muitos atrativos, a começar pela sua área de lojas duty-free na chamada Hip Strip – uma rua um tanto quanto caótica, aliás, onde imigrantes indianos dominam o comércio.

 


Dicas de hotéis em Montego Bay 

 

Royal Decameron Cornwall Beach

Situado em uma praia privada tem seu mesmo nome, está localizado a apenas 5 minutos do aeroporto internacional Sir Donald Sangster, do distrito comercial de Montego Bay e a Hit Strip.

O Royal Decameron Cornwall Beach conta com vários bares e restaurantes, estrutura para esportes náuticos não motorizados – como canoa, caiaque, veleiros e pedalinhos, por exemplo -, serviço de praia, além de programação com monitores para entreter crianças e adultos. Ele possui 146 quartos, todos com vistas ao mar. Reserve aqui.

 

Royal Decameron Montego Beach

Localizado a cinco minutos do Aeroporto Internacional Montego Bay perto da zona comercial e o Hip Strip, o hotel Royal Decameron Montego Beach é uma propriedade em frente ao mar.

Ela oferece toalhas e cadeiras de praia e piscina, tem estrutura para a prática de esportes náuticos como caiaque, aula gratuita de mergulho na piscina e entretenimento todas as noites. Além disso, são 142 quartos com vista para o mar num edifício de quatro andares com elevador, todos com varanda ou terraço. Reserve aqui.

 

Royal Decameron Club Caribbean

A cerca de uma hora de Aeroporto Internacional de Montego Bay, o hotel fica em Runaway Bay, uma área cênica e bem tranquila da ilha.

Tem estrutura para esportes náuticos, como as opções anteriores e duas piscinas (uma com estrutura para crianças e outra destinada apenas aos adultos). Há ainda um deque extenso, ideal para quem quer relaxar sob o sol. São 203 acomodações, opções com vista para o jardim e até cabanas em frente ao mar. Reserve aqui.


 

Para compras de alta qualidade

O ideal é ir ao Shoppes at Rose Hall, onde se espalham 28 lojas de joias, presentes, suvenires, moda e artigos para o lar, além de outros tipos de produtos.

O bom é que aceitam dólares americanos, então não faltam turistas da terra do Tio Sam por ali, graças ao terminal de cruzeiros sempre abarrotado de navios. Anexa a esse pequeno shopping fica uma atração muito interessante de Mobay: a famosa White Witch’s Rose Hall.

White Witch's Rose Hall

White Witch’s Rose Hall (Foto: shutterstock.com)

Essa mansão em estilo georgiano, erguida em 1770, era a sede de uma grande fazenda, onde viveu Annie Palmer – a maior bruxa já conhecida no Caribe.

 

Você sabia que viajar ao exterior sem um seguro pode acarretar problemas e custos inesperados? Leia aqui e saiba quais são esses problemas 

Aproveite para comprar seu seguro aqui, com descontos especiais

 

Segundo a lenda macabra, Annie enfeitiçava pessoas e teria matado vários maridos. Na verdade, a história toda já foi desmentida por pesquisadores, mas a mística continua e acaba atraindo milhares de visitantes. Tanto que é ali que fica instalado um dos melhores campos de golfe de toda a Jamaica.

Por fim, aquilo que mais me impressionou na porta de entrada do país – além das belas praias, é claro – foi o Montego Bay Cultural Centre, que abriga também o National Museum West.

Trata-se de uma bonita construção bem naquele centrinho caótico da cidade (lembra?), dedicada à história e à cultura jamaicanas. Se você quiser, por exemplo, se inteirar sobre o célebre movimento rastafári, este é o lugar.

 

Ocho Rios: obrigatório

Pouco menos de duas horas de carro ou van separam Montego Bay de Ocho Rios – o mais diversificado destino turístico da ilha. Foi ali que me hospedei, no impecável Moon Palace Jamaica Grande Resort (veja mais no quadro abaixo).

 

Alugar um carro pode facilitar os seus trajetos na Jamaica e torná-los mais confortáveis. Clique aqui para alugar seu veículo com os melhores preços

 

Esse recanto praiano ganhou fama mundial nos anos 1960 por abrigar as filmagens do primeiríssimo filme da série James Bond: 007 Contra o Satânico Dr. No. Pudera: o próprio criador das histórias do mais famoso agente secreto do cinema morou ali.

Moon Palace Jamaica Grande

Moon Palace Jamaica Grande (Foto: divulgação)

O escritor inglês Ian Fleming tinha uma casa na então deserta praia de Oracabessa, a 20 minutos do centro de Ocho Rios.

Assim como em Montego Bay, as praias de Ocho Rios têm águas calmas e mornas, preguiçosamente banhando as areias clarinhas. Também são exuberantes em pontos de mergulho, que podem ser feitos simplesmente com máscara e snorkel, como também com equipamentos completos, permitindo ir mais fundo nesse mar privilegiado do Caribe.

 

Leia mais: como tirar o certificado de mergulho 

 

Por isso, pipocam cá e lá agências que oferecem tours realizados pela água, em veleiros e catamarãs enormes, com direito a petiscos, refeições e bebidas a bordo. Um desses passeios, invariavelmente, acaba nas Dunn’s River Falls, um prodígio da natureza que se tornou símbolo de Ocho Rios.

 


Dicas de hotéis em Ocho Rios

Jamaica Inn

Este resort dispõe de varandas com vista para o mar do Caribe. As suítes, por sua vez, possuem ar-condicionado, wi-fi gratuito, um ventilador de teto e um sofá. Além disso, os hóspedes do Jamaica Inn podem desfrutar de uma praia privativa com espreguiçadeiras. O almoço pode ser servido na praia e você pode desfrutar de um copo de ponche gratuito todas as manhãs. Reserve aqui

 

Moon Palace Jamaica

Ficamos hospedados neste resort, onde os fomos recebidos com uma garrafa de vinho tinto. Além disso, é possível nadar com golfinhos por um valor adicional. Em regime all inclusive, o resort oferece opções de refeições gratuitas 24 horas por dia, como lanches, por exemplo. Por fim, as acomodações dispõem de um dispensador de bebidas alcoólicas abastecido com marcas internacionais. Reserve aqui.

 

Casa de Shalom

Localizado a apenas 15 minutos de distância da praia, o hotel também fica a apenas 5 minutos de carro da Baía do Rio White e a 10 minutos de carro das Cataratas do Rio Dunn. O Aeroporto Internacional Ian Fleming ttambém fica próximo e todos os quartos do hotel contam com ar-condicionado. Reserve aqui

 

Hibiscus Lodge Hotel

Os hóspedes podem relaxar em uma piscina com vista para o mar e podem optar por banheiro privativo com banheira ou chuveiro. Há, também, uma quadra de tênis e uma banheira de hidromassagem de uso comum. No que se refere à gastronomia, o Almond Tree Restaurant serve pratos internacionais, além de especialidades jamaicanas. Reserve aqui.


 

Dunn’s River Falls

Dunn’s River Falls

Dunn’s River Falls (foto: shutterstock)

São quedas d’água, cuidadosamente esculpidas no costado de uma montanha, que terminam no oceano. É possível escalá-las partindo do mar – e isso sem muito esforço, tanto que idosos e crianças compõem a maior parcela dos visitantes.

Enfim, o percurso de 180 metros encosta acima reserva belos terraços naturais e piscinas de água cristalina nas pedras, formando um cenário difícil de esquecer tão cedo.

 

Mystic Mountain e outras atrações

Ocho Rios é um importante ponto de parada dos cruzeiros que vão à Jamaica. Por isso, prepare-se para algumas filas nas suas melhores atrações. É o caso da Mystic Mountain que, na minha jornada pela região, se revelou a parte mais divertida.

Se você viaja com crianças, portanto, é imperdível. A tal montanha mística é um parque elevado, no cume de um dos morros que abraçam Ocho Rios.

 

Vai viajar com as crianças? Não se esqueça de que elas também precisam de um seguro viagem! Leia mais aqui

Aproveite para comprar o seguro viagem delas aqui, com descontos especiais

 

Chega-se ali por um teleférico que cruza a floresta nativa montanha acima, permitindo contemplar a natureza de um ângulo nada comum.

Uma vez lá no alto, você pode aprender muito sobre a história e a cultura da Jamaica numa espécie de minimuseu, que fica ao lado do restaurante panorâmico.

A vista, por sua vez, é uma das mais inspiradoras de todo o país, com praias, resorts e navios de cruzeiro compondo o cenário lá embaixo.

 

Diversão nas alturas 

Mas isso está longe de ser tudo. Afinal, a Mystic Mountain garante muita adrenalina em atividades como tirolesa e arvorismo – tudo a 250 metros de altitude, vale lembrar. Sem falar no Bobsled, o trenó de alta velocidade em que você pode descer parte da montanha sentindo-se como um personagem do famoso filme “Jamaica Abaixo de Zero”.

Para completar, mais natureza ainda você vai encontrar no Blue Hole, as famosas “cascatas secretas” de Ocho Rios. Perdidas no meio da floresta, as pequenas quedas d’água formam uma piscina natural de águas cristalinas, daquelas que, geralmente, só se veem em filmes. Dá para nadar, mergulhar ou simplesmente curtir a paz do lugar.

Mystic Mountain

O Bobsled da Mystic Mountain (foto: divulgação)

O Blue Hole fica a 20 minutos de carro do centrinho de Ocho Rios.

A melhor forma de visitá-lo é com um dos vários tours guiados oferecidos nos hotéis, resorts ou agências locais. Também dá para ir de táxi, combinando o preço – que pode variar de US$ 30 a US$ 100. Aliás, fique esperto. Um dos problemas da Jamaica é o transporte público, nem sempre frequente e de conforto bem reduzido.

Sabendo disso, os taxistas “metem a faca”, com o perdão da expressão. Negocie muito, finja que desistiu, mostre-se indignado… Só não aceite o primeiro valor oferecido.

 

Alugar um carro pode facilitar os seus trajetos na Jamaica e torná-los mais confortáveis. Clique aqui para alugar seu veículo com os melhores preços

 

Compras em Ocho Rios

Falando em valor, dá para fazer umas comprinhas também em Ocho Rios. Afinal, há várias áreas comerciais ao longo da Main Street.

Algumas são bem chatas de visitar, devido ao assédio dos vendedores – o que os jamaicanos têm de alegres, por um lado, eles têm de insistentes por outro, sobretudo quando querem vender algo.

É o caso do Ocho Rios Craft Market, uma área cercada com dezenas de barraquinhas que vendem suvenires e bugigangas em geral.

Lojas de suvenires (foto: shutterstock)

Lojas de suvenires em Ocho Rios (foto: shutterstock)

Muito mais agradável, para mim, foi percorrer as lojas (organizadas e com ar-condicionado) do Sonis Plaza, um shopping a céu aberto bem em frente ao resort Moon Palace.

Além de produtos de boa qualidade por preços atraentes (como joias, perfumes, roupas, presentes, entre outros), encontrei ali alguns restaurantes interessantes, como o Mama Marley’s, de comida típica jamaicana e decoração inspirada, claro, na música reggae.

 

Na vibe de Negril

Se Ocho Rios é na medida para famílias, outro famoso recanto praiano é perfeito para a galera mais jovem, afeita a bares e baladas. Negril fica no extremo oeste, a uma hora e meia por estrada de Montego Bay.

 

Alugar um carro pode facilitar os seus trajetos na Jamaica e torná-los mais confortáveis. Clique aqui para alugar seu veículo com os melhores preços

 

A diversão começa ainda no caminho. Um desvio de uma hora para o sul leva à Appleton Sugar and Rum Factory, uma das mais tradicionais produtoras de rum do Caribe. Você pode, por exemplo, almoçar no casarão que um dia já foi sede de fazenda, assim como visitar a fábrica num tour guiado.

E, ainda, comprar não somente rum, mas diversos produtos à base dele, incluindo o rum cake – um bolo de frutas feito com a bebida.

Eu fiquei particularmente impressionado com as garrafas de rum envelhecido por 21 anos em barris de carvalho, vendidas a nada menos que US$ 132.

Uma vez em Negril, o clima de agitação é flagrante ao longo dos dez quilômetros de praias de areias clarinhas e de outros dez quilômetros de penhascos repletos de casas, hotéis, resorts e bares da moda.

Praia com água azul-turquesa em Negril

Suas fotos ficarão ótimas nesse cenário de água azul-turquesa em Negril (foto: shutterstock)

Como o centrinho do povoado é relativamente compacto, basta andar um pouquinho para aproveitar desde as lojinhas de artesanato até os melhores restaurantes e casas noturnas.

Um endereço que ferve, aliás, é o Rick’s Café – certamente, o mais famoso estabelecimento desse povoado de apenas 10 mil habitantes. Ele tem restaurante, bar, pista de dança, piscinas, mesinhas ao ar livre, bandas tocando música ao vivo e o melhor de tudo: um lugar de onde se pode mergulhar no mar saltando de mais de dez metros de altura. Ou seja, adrenalina e relaxamento garantidos.

Não à toa, ver o pôr do sol nesse trecho ímpar do litoral jamaicano ouvindo Bob Marley e tomando um refrescante Rum Fruit Punch tornou-se uma experiência obrigatória para quem vai a Negril.

Portanto, se você ainda não teve esse privilégio, pare tudo o que está fazendo e considere seriamente viajar à Jamaica num futuro próximo.

 

Além da Jamaica: outros destinos no Caribe

Aruba: praias de água turquesa no Caribe

O que fazer em Curaçao, no Caribe

Barbados: conheça o lado inglês do Caribe

 

Compartilhar: