fbpx

10 museus gratuitos ao redor do mundo

O melhor de viajar, sem dúvidas, poder absorver tudo o que se vê, conhecer novas culturas, novas pessoas e sobretudo, criar um novo modo de pensar. Entretanto, para conhecer novos lugares, você precisa visitar os pontos turísticos, e isso inclui, em sua maioria, museus gratuitos por todo o mundo.

Nesse sentido, você sabia que existe, em vários lugares, museus com entrada grátis? É isso mesmo! Como amantes de culturas e viagens, preparamos um conteúdo incrível com 10 museus opções que você precisa visitar! Desde já, gostaríamos de dizer que está imperdível.

Museu Coleção Berardo, Lisboa

Localizado em Belém, Lisboa, o Museu Coleção Berardo é considerado o principal museu de arte moderna e contemporânea do país e conta em seu acervo mais de 900 obras.

Trabalhos de Salvador Dali, Andy Warhol, Picasso e outros grandes artistas podem ser desfrutados pelos visitantes. Além disso, neste museu é possível encontrar desde a Coleção Berardo (permanente), até exposições temporárias, que são das mais variadas e com diversos contextos culturais.

Museu Coelção Berardo.
Instalação de arte moderna no recinto do Museu Coleção Berardo. (Foto: Shutterstock).

Sempre que a equipe da Viajar vai para Lisboa, ficamos hospedados em hotéis do Booking.com. Isso porque, a plataforma conta com ótimas opções de acomodações e cancelamento grátis. Clique aqui e confira.

O Museu Coleção Berardo conta também com um programa repleto de atividades diversificadas para todas as idades, com percursos pelas obras para entender a história dos desenvolvimentos artísticos e visitas no atelier. Essa proposta tem como objetivo proporcionar ao visitante a oportunidade de conhecer um dos séculos mais empolgantes da criação artística.

O acervo Coleção Berardo aloja apresentação de grandes movimentos artísticos, que, como mencionamos, menciona grandes nomes da modernidade, bem como, Pablo Picasso, Marcel Duchamp, Max Ernst, Piet Mondrian, Joan Miró, Maria Helena Vieira da Silva, Francis Bacon, Paula Rego, Yves Klein, Andy Warhol, Frank Stella, Richard Serra, Gerhard Richter, Bruce Nauman, Julião Sarmento ou Gabriel Orozco.

O Museu Coleção Berardo é uma das opções de museus gratuitos aos sábados. Ele é aberto atualmente todos os dias, das 10:00 às 19:00.

Bronx Museum of the Arts, Nova York

Fundado em 1971, o Bronx Museum of Art, em Nova York é um destino culturalmente reconhecido pelas suas inovadores exposições de arte contemporânea. Seu objetivo é promover diálogos interculturais para públicos diversos, com suas exposições de todos os tipos e as temporárias, que por sua vez, valorizam a diversidade cultural – até o movimento brasileiro Tropicália já foi tema de mostra.

Bronx Museum of the Arts
Apreciação de uma das exposições no Bronx of he Arts feita por uma visitante. (Foto: Julienne Schaer)

Nosso parceiro de chip para celular possui planos bem acessíveis para você ficar conectado durante toda a sua viagem. Clique aqui e confira!

Além disso, o Museu tem desempenhado um papel importante no Bronx, tornando a arte e a cultura acessível para a comunidade, e conecta artistas, jovens, adolescentes e famílias locais por meio de suas iniciativas de programas educacionais.

Bronx Museum of Art conta hoje com mais de mil peças, e está aberto para visitação de quarta a domingo, das 13h às 18h, e assim como outros museus gratuitos, a sua entrada é grátis.

Museus Smithsonian, Washington DC

O Instituto Smithsonian é o maior complexo de museus, centro de pesquisa e de estudo. Seu acervo conta com cerca de 155 milhões de itens e mais de dois milhões de volumes na biblitoca.

O Smithsonian é localizado na Washington D.C e cuida de 19 museus, concentrados ao longo da National Mall, 21 bibliotecas, o Zoológico Nacional dos EUA, centro de pesquisas em ciências, astrofísica e meio ambiente. Dedicam-se aos mais variados temas: história dos índios americanos, arte contemporânea, história americana, arte africana, design, aviação e por fim, a história natural.

Museus Smithsonian
Vista interior do Smithsonian National Museum of Natural History. (Foto: Shutterstock)

Quer controlar seus próprios passeios por Washington D.C? Considere alugar um carro pela cidade. Nosso time, sempre que precisa, aluga um carro com a Rentcars.com, parceiro da Viajar. Clique aqui e confira!

A boa notícia é que todos são gratuitos. É isso mesmo! É só chegar e entrar. Embora a entrada seja gratuita, os horários de visitação variam de lugar para lugar, portanto, é importante que você fique atento e acompanhe o horário de funcionamento no site oficial do instituto.

British Museum, Londres

Fundado em 1753, o Museu Britânico (British Museum) foi o primeiro museu nacional público do mundo. Ele traça um panorama de várias civilizações, desde a Pré-História, em acervo de 8 milhões de peças. Alguns dos tesouros ali expostos são os mármores do Partenon de Atenas e a Pedra de Roseta, peça-chave que ajudou a desvendar os hieróglifos egípcios.

British Museum (Foto: Shutterstock)

Quer fazer passeios inesquecíveis em Londres, com um roteiro incrível? A Civitatis possui excursões por toda a cidade, e além disso, com preços acessíveis. Clique aqui e confira as opções que separamos especialmente para você!

Desde seu início, o museu tem entrada gratuito. Recebe cerca de 6 milhões de visitantes todos os anos, e é a atração mais visitada de todo o Reino Unido.

Atualmente, o Museu é aberto todos os dias, das 10:00 às 17:30, e nas sextas-feiras é aberto até as 20:30.

Getty Villa, Los Angeles

A Getty Villa fica localizada em Los Angeles e é uma recriação de uma antiga casa de campo que reproduz uma Vila Romana, que guarda 7 mil anos de arte antiga, história grega, romana e etrusca, com moedas, esculturas, objetos do cotidiano e múmias. Entre suas coleções, 44 mil itens são privados.

Museu Getty Villa em Los Angeles.
O design da Getty Villa foi inspirado nas plantas da antiga Villa of the Papyri em Herculano. (Foto: Shutterstock)

Que tal aproveitar a sua viagem para Los Angeles e planejar passeios com a Civitatis? Parceiro da Viajar que conta com diversas opções de excursões. Clique aqui e confira a lista que separamos especialmente para você!

Construída em 1970 e renovada em 1996, a Getty Villa é um espaço pensado em cada detalhe para que os visitantes possam ser transportados à antiga Roma. O museu funciona de quarta a segunda, das 10:00 às 17:00 e sua entrada é gratuita.

Museu dos Aliados, Berlim

O Alliierten Museum ou Museu dos Aliados é localizado em Berlim, ele documenta e retrata a Guerra Fria, mostrando como, depois da Segunda Guerra, “inimigos se tornam amigos”.

Museu dos Aliados, em Berlim
AlliiertenMuseum documenta a história política e os compromissos e papéis militares dos Aliados Ocidentais. (Foto: Shutterstock)

Nem pense em viajar sem Seguro Viagem. A equipe do Mundo Viajar nunca viaja sem um. Veja aqui as melhores opções.

A amostra destaca um avião britânico usado durante o Bloqueio de Berlim, a guarita original do posto militar Checkpoint Charlie e um túnel espião. O objetivo do Museu é transmitir ao público de hoje a importância da paz, liberdade e democracia e, sobretudo, o papel desempenhado pelas potências ocidentais.

A sua entrada é gratuita e funciona de terça a domingo, das 10:00 às 18:00.

Museo Nacional de Belas Artes, Buenos Aires

Inaugurado 1895, o Museu Nacional de Bellas Artes é localizado em Buenos Aires e reúne o maior patrimônio artístico da Argentina, sendo um dos principais acervos da América Latina.

Além disso, esse espaço também é um exímio expositor de trabalhos europeus do século 19. Entre as 12 mil peças, destacam-se obras de Rodin, El Greco, Rembrandt, Manet, Van Gogh, Gauguin e Degas. O museu conta ainda com uma biblioteca artística com mais de 150.000 volumes e um auditório de 320 metros quadrados.

Museo Nacional de Belas Artes, Buenos Aires.
Fachada do prédio do Museu de Belas Artes, em Buenos Aires. (Foto: Shutterstock)

O Museo Nacional de Belas Artes é um dos principais museus gratuitos da cidade, e atrai muitos turistas e visitantes devido a sua variedade de exposições. A entrada é gratuita e sem dúvidas, é uma parada obrigatória para quem estiver em solo argentino.

O museu funciona de terça a domingo, das 10:00 às 20:00.

Museu Botero, Bogotá

O Museu Botero fica localizado na região turística de La Candelaria, no centro histórico de Bogotá. O museu conta com um acervo rico, composto por doações feitas por Botero ao governo do país.

Ao todo, são mais de 123 obras do artista colombiano, incluindo as mais famosas. Além disso, outras 85 obras são de arte internacional, e reproduzem tendências do século XIX. As amostras também contam com obras de outros artistas, bem como, Dalí e Degas – para o Bando de la República, que hoje as expõe em uma casa do século 18.

Museu Botero (Foto: Divulgação)

A entrada para o Museu Botero é gratuita e ele funciona atualmente de quarta a segunda, das 9:00 às 19:00. Aos domingos, funciona das 10:00 às 17:00. Desde já, recomendamos a visita!

National Gallery, Londres

Com foco em arte, a National Gallery movimenta ainda mais a já atribulada Trafalgar Square. Por trás da sua fachada clássica, a coleção de pinturas reúne Botticelli, Rembrandt, Leonardo da Vinci e Van Gogh.

A National Gallery é considerada o coração de Londres e é uma das atrações mais visitadas do Reino Unido, sendo inaugurada em 1838. O museu abriga mais de 2.300 obras de artistas europeus. Uma curiosidade que vale a pena compartilhar, é: o acervo da Galeria nunca pertenceu à família real britânica. Logo, todos os itens foram adquiridos com recursos do povo britânico.

National Gallery, em Londres
National Gallery em Trafalgar Square. (Foto: Shutterstock)

Além das obras e entrada gratuita, a National Gallery oferece diversas palestras e eventos grátis para o público, com o intuito de tornar a arte acessível para as pessoas de todos os níveis sociais.

O museu é aberto todos os dias, das 10:00 às 18:00, e as sextas-feiras das 10:00 às 21:00.

Leia também: 5 dias em Londres: o que fazer

Museu de Arte Moderna, Paris

E por fim, o Museu de Arte Moderna de Paris que é também uma das opções de museus gratuitos pelo mundo. Ele foi inaugurado em 1961 e conta com exposições de diferentes correntes artísticas do século XX e possui uma coleção com mais de 8 mil obras. Foca, ainda, em criações fauvistas, cubistas e obras da Escola de Paris.

No Palais de Tokyo (no 16º arrondissement), a coleção do Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris representa os séculos 20 e 21 com trabalhos de Picasso, Matisse, Chagall e Giacometti.

Museu de Arte Moderna de Paris.
Esplanada de mármore na parte de trás do Palais de Tokyo. (Foto: Shutterstock)

Para os fãs de arte moderna, esse museu jamais deve ficar de fora da sua listinha. Além disso, a entrada para o Museu de Arte Moderna de Paris é totalmente gratuita. Ele funciona de terça a domingo, das 10:00 às 18:00.

Leia também: 9 museus imperdíveis para conhecer em Paris

Em conclusão, agora que você já sabe quais são os museus gratuitos ao redor do mundo, é hora de começar a planejar a sua viagem, não é mesmo?!

Não se esqueça de voltar aqui e conta para gente como foi a experiência nos museus gratuitos, ok? Até a próxima!

Leia também:

8 museus que valem também por seus restaurantes

10 tours virtuais em museus pelo mundo

Explore museus nos EUA pela tela do seu celular