fbpx
  • Seu carrinho está vazio.
HomeServiçosTurismo médico: por que tantas pessoas buscam?

Turismo médico: por que tantas pessoas buscam?

Turismo médico: por que tantas pessoas buscam?

Entenda o que é a prática do turismo médico e os motivos que levam tantas pessoas a realizarem a esse tipo de viagem todos os anos

Por João Brunhara

Estetoscópio em cima de uma mesa com passaporte e um avião
Você sabia que a Viajar tem grupos gratuitos no WhatsApp e Telegram com dicas, serviços e muitas promoções de destinos no Brasil e no Mundo?
Faça parte desse grupo e comece a planejar a sua próxima viagem!

Entrar no grupo Telegram! Entrar no grupo WhatsApp!
Estetoscópio em cima de uma mesa com passaporte e um avião

Estetoscópio em cima de uma mesa com passaporte e um avião (Foto: Shutterstock)

Segundo a MTA (Medical Tourism Association), o turismo médico movimenta mais de 500 milhões de dólares por ano. Alías, o Brasil é o segundo país mais procurado para esse tipo de turismo! Os dados levam em conta a qualidade da medicina do local. Igualmente, sua capacidade de atender esse público. O principal critério para que esse tipo de viagem seja classificada como turismo médico é o motivo pelo qual a pessoa visita um país. Afinal, esses viajantes querem fazer algo relacionado a um problema de saúde ou estético. Quer entender melhor? Continue a ler para conhecer mais sobre a prática.

Principais motivações do turismo médico

Médica usando calculadora

O custo de cirurgias em outro país pode ser muito menor (Foto: Shutterstock)

Valor gasto com o turismo médico

Para aqueles que viajam para resolver alguma questão médica, a principal motivação é o preço total. Por exemplo, parece estranho imaginar que os gastos de passagem e hospedagem sejam menores que de uma cirurgia. Porém, é a realidade em muitos países. Isso acontece mesmo no caso de países que possuem seus moradores com renda alta. Essas pessoas procuram países em desenvolvimento para realizar cirurgias caras. Por exemplo, uma cirurgia no joelho custa em média U$ 15 mil no melhor hospital privado da Costa Rica. Entretanto, a mesma operação custa cerca de US$ 50 mil na maioria dos hospitais nos Estados Unidos.

Médico digitando em notebook com estetoscópio do lado

Os profissionais se tornam especialistas no que fazem (Foto: Shutterstock)

Profissionais no turismo médico

O turismo médico incentiva que as clínicas tornem a experiência dos pacientes estrangeiros a melhor possível. Desta forma, querem que mais pessoas procurem esses locais pelo mesmo motivo. Os profissionais contratados também precisam se especializar cada vez mais. Afinal, precisam fazer valer a pena os gastos e dificuldades da viagem. Um dos exemplos é a Turquia, cada vez mais procurada para resolver problemas como calvície e queda de cabelo. Mesmo com todos os gastos do turismo médico, ainda assim vale a pena para os viajantes. Isso, porque, eles buscam o melhor custo-benefício.

Pessoa com roupa de enfermeiro empilhando blocos de madeira com símbolos médicos

Assim como qualquer tipo de prática médico, quando se viaja para realizá-lo o cuidado precisa ser dobrado (Foto: Shutterstock)

Países mais procurados para o turismo médico

O Brasil está em segundo lugar no ranking de países mais procurados para o turismo médico. Só perde para Índia, muito procurada para tratamentos relacionados ao câncer. Na América Latina, o México se destaca quando o assunto são doenças do coração. Na Ásia, países como China e Coreia do Sul oferecem vantagens para cirurgias plásticas.

Cuidados essenciais no turismo médico

O turismo médico é cada vez mais popular, mas exige muita atenção e cuidados. Médicos e especialistas recomendam pesquisar sobre a clínica ou hospital escolhidos antes de marcar a viagem. Igualmente, é essencial buscar saber o que outras pessoas já viveram a experiência no local. Além disso, é importante desconfiar de valores muito baixos quando comparados a outros realizados no mesmo local. Bem como, nunca se submeter a cirurgias es em clínicas clandestinas ou que tenham má reputação.

O barato pode sair caro, e, ao retornar para o país de origem, o paciente precise buscar tratamento médico para tratar as consequências. Porém, a experiência de milhares de pessoas que já realizaram turismo médico confirmam que esses casos negativos são minoria. Assim, quando se planeja com cautela e organização, os resultados são positivos.

 

Fuja das roubadas em sua viagem. Nosso time de especialistas viaja o mundo em busca de dicas e do que existe de melhor em cada destino. Já escolheu ou está em dúvida para onde viajar? Então nós te ajudamos, clique aqui.

 

Leia também:

Você sabe a diferença entre seguro viagem e seguro saúde?

Brasil terá 1º hotel construído no conceito de saúde e bem-estar

Cinco dicas de aplicativos para viagem

Que tal transformar o seu cartão de crédito em uma verdadeira fábrica de milhas?
Se você gasta pelo menos R$ 3.000,00 por mês no cartão de crédito e não consegue emitir um bilhete por ano para os EUA com as suas milhas acumuladas, acredite, você não sabe usar o cartão de crédito a seu favor.
Quero te convidar a se tornar especialista no assunto. Aprenda a viajar de graça, entrar em salas vips ao redor do mundo sem pagar nada e fabricar milhas com o nosso time de especialistas. Chegou a hora de você virar o jogo e parar de dar dinheiro aos bancos.

Saiba como viajar de graça e sem enrolação!