Riqueza cultural e histórica é uma das características da cidade de Zagreb, capital croata.
Zagreb é a capital da Croácia, sendo uma cidade rica em cultura e história. Localizada na região noroeste do país, fica às margens do Rio Sava e é o município mais influente do país nos setores político, econômico e cultural.
A divisão de Zagreb é feita de duas formas, separando a Cidade Baixa (Donji Grad) e a Cidade Alta (Gonji Grad), cada uma com características e atrações únicas.
A Cidade Baixa é marcada pelas praças agitadas, lojas, cafés acolhedores e amplas avenidas. Um dos pontos de referência é a Praça Ban Jelačić e a Catedral de Zagreb, com uma obra de arquitetura gótica.
Já a Cidade Alta resguarda muita história com edifícios barrocos e igrejas centenárias, entre elas a Igreja de São Marcos, que se destaca pelo telhado colorido único.
Zagreb oferece uma experiência inesquecível para os turistas, que conseguem aproveitar a cidade mesmo que passem poucos dias nela. Por isso, separamos aqui um roteiro do que pode ser feito em uma viagem de três dias na capital croata.
Roteiro pela capital croata
Primeiro dia na Cidade Baixa
Como já falamos, Zagreb é dividida em algumas regiões, e o turismo pode começar já no primeiro dia de viagem.
Na Praça Ban Jelačić existem lojas e cafés para fazer a primeira refeição do dia, visitar outros lugares como a Catedral de Zagreb ou explorar o Mercado Dolac — um dos mais antigos da cidade e onde os visitantes podem experimentar produtos frescos locais.
Pela tarde, a Rua Tkalciceva oferece diversas opções de restaurantes para quem quer conhecer a culinária local. Os turistas também podem visitar o Museu Mimara, que abriga uma coleção de arte europeia para conhecer mais da história da região.
Além disso, um passeio pelo Parque Zrinjevac para finalizar a tarde e entrar de vez na vida noturna da cidade também vale a pena.
Segundo dia na Cidade Alta
Um dos grandes destaques da Cidade Alta é a Igreja de São Marcos. Ela é um dos monumentos arquitetônicos mais antigos de Zagreb. Além disso, nas ruas dessa região, os edifícios históricos estão por toda parte, inclusive da Praça Kaptol, onde fica a Catedral de Zagreb e o Palácio do Arcebispo.
Para quem deseja aprender mais sobre a cultura e a história da cidade, o Museu da Cidade de Zagreb oferece uma imersão na trajetória daquele lugar. A fortaleza medieval de Lotrščak também é um passeio que vale a pena para aproveitar a vista deslumbrante da cidade.
Terceiro dia: para além do centro
Não é apenas na região central que estão os melhores passeios. Nas proximidades, alguns outros lugares são interessantes conhecer para aprender mais sobre as tradições croatas.
Entre eles podem ser citados o Museu Etnográfico e o Parque Maksimir, o maior de Zagreb, com uma variedade de flora e fauna e lagos pitorescos.
Para ir até um lugar com mais aventuras, uma viagem de bonde é uma ótima opção. Para esse passeio, o ideal é ir preparado com calçados esportivos confortáveis e até mesmo com meias de alta compressão, visto que o local envolve bastante tempo andando a pé e essas vestimentas podem minimizar dores nas pernas e nos pés.
Além disso, esse tour tem como destino o Lago Jarun, onde é possível fazer atividades esportivas como ciclismo, caminhadas e trilhas. Já para quem não é adepto aos esportes e aventuras, nessa região também podem ser encontrados alguns restaurantes.
Eles são à beira do lago, o que dá direito a uma linda vista para quem decide degustar alguns pratos.
Hotéis em Zagreb
Hotel Jägenhorn
Perto da praça Ban Jelacic, tem 18 quartos espaçosos, além de um café de 200 anos com área ao ar livre.
Hotel Central
Na Cidade Baixa, tem 150 quartos e suítes, alguns com cama queen size e 26m².
LEIA TAMBÉM:
Dubrovnik: o cartão postal da Croácia