fbpx
  • Seu carrinho está vazio.
HomeDestinosLagos Plitvice: o tesouro natural da Croácia

Lagos Plitvice: o tesouro natural da Croácia

Lagos Plitvice: o tesouro natural da Croácia

A 150 quilômetros da capital Zagreb, o Parque Nacional dos Lagos Plitvice pode ser uma parada no meio do caminho até Split ou Dubrovnik

Por Cristiane Sinatura

Você sabia que a Viajar tem grupos gratuitos no WhatsApp e Telegram com dicas, serviços e muitas promoções de destinos no Brasil e no Mundo?
Faça parte desse grupo e comece a planejar a sua próxima viagem!

Entrar no grupo Telegram! Entrar no grupo WhatsApp!

Patrimônio da Unesco desde 1979, a área florestal de 300 km², no coração dos Bálcãs, é formada por 16 lagos em diferentes níveis (12 superiores e 4 inferiores), que se interligam por cascatas.

A cor da água varia conforme a quantidade de algas e minerais presentes – pode ir do acinzentado ao turquesa. Inconstantes também
são as cascatas: a água escorre por formações rochosas sedimentadas, que se moldam e remoldam, dando origem a novas e diferentes quedas, podendo até congelar no inverno. A mais alta delas é a Veliki Slap, com 78 metros.

Para conhecer o parque, existem várias opções de trajeto que não, necessariamente, precisam ser feitas com guia. As trilhas percorrem o interior da vegetação e seguem contornando ou atravessando os lagos, em passarelas de madeira, balsas ou barquinhos e bicicletas alugados.

 

Parque Nacional (foto: shutterstock)

 

Mudando de cara em cada estação do ano, a floresta abriga pássaros, linces, veados, lobos, martas (kunas, em croata, que dão nome à moeda nacional) e ursos marrons – estes, símbolos do parque. No inverno, as montanhas ao redor viram estação de esqui.

Como quase tudo na Croácia, a ligação com a guerra é forte: no domingo de Páscoa de 1991, morreu em Plitvice a primeira vítima croata em conflito contra os sérvios. Mais tarde, o parque passaria a integrar a lista de patrimônios mundiais em perigo – tomada por rebeldes, a área foi infestada de minas, desativadas ao fim dos conflitos (de qualquer forma, não é aconselhável se embrenhar sozinho pela mata).

Para quem quiser pernoitar por aqui, há quatro hotéis administrados pelo governo dentro do complexo, além de áreas de camping. Também há diversos restaurantes e cafés espalhados pelo parque. Veja aqui!

 

Leia mais:

Split: ponto de partida para o litoral da Croácia

Dubrovnik: o cartão postal da Croácia

Conheça Zagreb, a capital da Croácia

 

Que tal transformar o seu cartão de crédito em uma verdadeira fábrica de milhas?
Se você gasta pelo menos R$ 3.000,00 por mês no cartão de crédito e não consegue emitir um bilhete por ano para os EUA com as suas milhas acumuladas, acredite, você não sabe usar o cartão de crédito a seu favor.
Quero te convidar a se tornar especialista no assunto. Aprenda a viajar de graça, entrar em salas vips ao redor do mundo sem pagar nada e fabricar milhas com o nosso time de especialistas. Chegou a hora de você virar o jogo e parar de dar dinheiro aos bancos.

Saiba como viajar de graça e sem enrolação!