fbpx
  • Seu carrinho está vazio.
HomeDestinosLagos Plitvice: o tesouro natural da Croácia

Lagos Plitvice: o tesouro natural da Croácia

Lagos Plitvice: o tesouro natural da Croácia

A 150 quilômetros da capital Zagreb, o Parque Nacional dos Lagos Plitvice pode ser uma parada no meio do caminho até Split ou Dubrovnik

Por Cristiane Sinatura

Quer ter acesso, em primeira mão, a dicas e curiosidades sobre destinos no Brasil e ao redor do mundo?
Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou Telegram e fique por dentro de tudo!

Entrar no grupo Telegram! Entrar no grupo WhatsApp!

Patrimônio da Unesco desde 1979, a área florestal de 300 km², no coração dos Bálcãs, é formada por 16 lagos em diferentes níveis (12 superiores e 4 inferiores), que se interligam por cascatas.

A cor da água varia conforme a quantidade de algas e minerais presentes – pode ir do acinzentado ao turquesa. Inconstantes também
são as cascatas: a água escorre por formações rochosas sedimentadas, que se moldam e remoldam, dando origem a novas e diferentes quedas, podendo até congelar no inverno. A mais alta delas é a Veliki Slap, com 78 metros.

Para conhecer o parque, existem várias opções de trajeto que não, necessariamente, precisam ser feitas com guia. As trilhas percorrem o interior da vegetação e seguem contornando ou atravessando os lagos, em passarelas de madeira, balsas ou barquinhos e bicicletas alugados.

 

Parque Nacional (foto: shutterstock)

 

Mudando de cara em cada estação do ano, a floresta abriga pássaros, linces, veados, lobos, martas (kunas, em croata, que dão nome à moeda nacional) e ursos marrons – estes, símbolos do parque. No inverno, as montanhas ao redor viram estação de esqui.

Como quase tudo na Croácia, a ligação com a guerra é forte: no domingo de Páscoa de 1991, morreu em Plitvice a primeira vítima croata em conflito contra os sérvios. Mais tarde, o parque passaria a integrar a lista de patrimônios mundiais em perigo – tomada por rebeldes, a área foi infestada de minas, desativadas ao fim dos conflitos (de qualquer forma, não é aconselhável se embrenhar sozinho pela mata).

Para quem quiser pernoitar por aqui, há quatro hotéis administrados pelo governo dentro do complexo, além de áreas de camping. Também há diversos restaurantes e cafés espalhados pelo parque. Veja aqui!

 

Leia mais:

Split: ponto de partida para o litoral da Croácia

Dubrovnik: o cartão postal da Croácia

Conheça Zagreb, a capital da Croácia

 

Você já pensou em acumular milhas aéreas suficientes para fazer uma viagem internacional por ano? Aguardar seus voos em qualquer lugar do mundo dentro de uma sala VIP? Ter seguros e proteções no dia a dia a nas viagens? Se você quer ser um viajante profissional, não perca esses dois e-books que a Viajar Pelo Mundo, em parceria com o site Falando de Viagem, prepararam. Chega de pagar por aquilo que você tem direito, está na hora de você conhecer todos os benefícios do seu cartão!

Clique aqui e aproveite!