Município ostenta 84 km de faixa litorânea com cenários de tirar o fôlego; conheça este paraíso no extremo sul da Bahia.
A cidade de Prado, no extremo sul da Bahia, é dona de praias paradisíacas, algumas quase desertas. Seus 84 km de litoral são um convite para relaxar e ter contato com uma natureza ainda intocada.
O munícipio baiano na Costa das Baleias, que até 1.755 era uma aldeia de índios que habitavam a margem do rio Jucuruçu, tem praias para todos os gostos, com areias finas, águas cristalinas, calmas, mornas e de tons de azul e verde. Todo esse cenário é emoldurado por coqueiros, falésias coloridas e riachos.
Prado também é conhecida como a “capital das baleias jubartes”. Todos os anos, entre meados de junho até outubro, essas gigantes deixam as águas geladas da Antártica e viajam mais de 4 mil km em busca das águas quentes para se reproduzirem.
As jubartes podem chegar a até 16 metros de comprimento e 40 toneladas. São amáveis e normalmente viajam em pequenos grupos. Estima-se que no Atlântico Sul a população chegue a 20 mil.
Neste período, elas podem ser contempladas em passeios de barco nos arredores do arquipélago dos Abrolhos, que fica a 90 km da costa de Prado e de onde saem as embarcações. Também é possível fazer o passeio a partir dos distritos de Cumuruxatiba e Corumbau.
‘Primeira praia’ do Brasil fica em Prado
É no munícipio baiano que também fica a Barra do Cahy, que recebeu em 2017 o título de ‘primeira praia’ do Brasil. Segundo pesquisadores e historiadores, o local descrito na carta de Pero Vaz de Caminha, em 1.500, trata-se da Barra do Cahy.
Foi na foz do rio Cahy que a tripulação de Pedro Álvares Cabral fez uma parada estratégica por 40 horas antes desembarcarem em Porto Seguro.
Do mar na Barra do Cahy, é possível inclusive avistar o Monte Pascoal, primeiro ponto de terra que os portugueses avistaram quando se aproximaram da costa brasileira.
LEIA TAMBÉM: Prado + Cumuruxatiba: praias no sul da Bahia
O que fazer em Prado?
Prado ostenta uma considerável faixa litorânea, com praias de areia fina, águas cristalinas e mornas e com diferentes tons de azul e verde. O município oferece ainda uma ampla variedade gastronômica e passeios por um preservado e colorido casario antigo do Centro Histórico, em meio a ruas de paralelepípedo.
Para quem quer um maior contato com a natureza, a dica é visitar o Parque Nacional do Descobrimento. Além do trecho da Mata Atlântica ainda preservada, o parque apresenta uma alta riqueza biológica com 253 espécies de aves catalogadas, dos quais 47 espécies são endêmicas e 18 ameaçadas de extinção, incluindo o mutum-do-sudeste.
Mas são as praias o principal atrativo de Prado, com opções para todos os gostos e quase desertas, além de rios e falésias.
Conheça as principais praias de Prado
Praia do Coqueiral
Próximo ao centro, a praia é emoldurado por árvores que justificam o seu nome, constituindo um cenário perfeito para banho de mar, caminhadas e fotos, muitas fotos, ao longo da orla.
Praia do Farol
Fica a 6 km de Prado e é uma praia quase deserta. O nome vem de um farol da marinha que fica na região, mas não é possível subir nele ele. É nela que estão as falésias mais bonitas e coloridas da região.
Aliás, a praia do Farol marca o início das falésias, que se estendem pelas praias seguintes de Prado.
Praia do Tororão
Localizada a 20 min do centro de Prado –em direção a Cumuruxatiba–, a praia tem falésias multicoloridas, com uma pequena cascata de água doce próxima ao encontro do rio com mar. É quase deserta e possui apenas um quiosque.
Praia da Paixão
É ideal para famílias com crianças, por ser uma praia de águias calmas de areias brancas e finas. É protegida pelo enorme paredão de falésias, com muitos coqueiros e um pequeno riacho que deságua na praia.
Localizada a cerca de 11 km do centro de Prado, o acesso a praia da Paixão é feito por uma estrada de terra. Na orla, há alguns quiosques –na alta temporada eles funcionam todos os dias.
Barra do Cahy
A praia é onde Pedro Álvares Cabral fez sua primeira parada antes de seguir para Porto Seguro. A praia, que fica a 47 km do centro de Prado, não possui muita infraestrutura, mas conta uma paisagem de tirar o fôlego: falésias, coqueiros e o encontro do rio com o mar. Precisa demais?
Da Barra do Cahy é possível avistar o Monte Pascoal, que fica a cerca de 62 km de Porto Seguro e que, segundo os registros históricos, teria sido a primeira porção de terra avistada por Cabral e sua tripulação.
Curumuxatiba
A pequena vila de pescadores Curumuxatiba fica “escondida” entre coqueiros e falésias e é dona de belas praias, como a Barra do Cahy e Japara Grande. Cumuru, como é carinhosamente chamada, vem atraindo cada vez mais turistas que buscam relaxar em suas águas calmas e cristalinas.
Distante cerca de 30 km do centro de Prado, o distrito oferece ainda com boa oferta de pousadas –são mais de 30– e bons restaurantes.
Corumbau
Corumbau é outro distrito de Padro. O ponto forte do local é a praia da Ponta do Corumbau, que na maré baixa forma um caminho de areia possibilitando uma pequena caminhada em meio ao mar.
Essa praia é a mais distante de Prado, está a 55 km de Cumuruxatiba e a 10 km de Caraíva. Há muitos passeios de buggy entre Caraíva e Corumbau.
Quando ir
O sol é predominante em todas as estações do ano faz de Prado destino para ir em qualquer época do ano. No inverno, há algumas pancadas de chuva, mas o sol tende a aparecer.
Se você busca tranquilidade, evite os meses de dezembro, janeiro e no Carnaval. Para quem gosta de experimentar novos pratos, vale visitar Prado durante o Festival Gastronômico em outubro.
Como chegar
O acesso a Prado pode ser feito de avião a partir dos aeroportos de Teixeira de Freitas, fica a 80 km de Prado, e recebe voos da Azul, Gol e Latam. A segunda opção de desembarcar em Porto Seguro, a pouco mais de 200 km de Prado, e tem voos operados também pela Azul, Gol e Latam.
De carro, para quem segue do sul para o norte da Bahia, o acesso é feito pela BR-101 Norte até Posto da Mata (posto Gentil). De lá, seguir em direção a Caravelas, e depois, para Prado.
Para quem sai de Salvador, o acesso é pela BR-101 até Itamaraju, e depois seguir em direção a Prado.
Também é possível fazer o trajeto de ônibus. As empresas São Geraldo, Expresso Brasileiro e Águia Branca têm rotas partindo de diversas cidades do país em direção à Prado.
Onde se hospedar
Prado conta com uma boa oferta de hotéis e pousadas charmosas, com a Casa de Maria –a 250 metros da praia de Novo Prado e a 600 metros do centro da cidade.
De arquitetura rústica e tropical, a pousada é intimista e oferece 24 apartamentos, nas categorias premium, luxo e standard, equipados com ar condicionado e frigobar. A Casa de Maria ainda oferece área de lazer com espaço para massagem, piscina, sauna, um aconchegante bar e restaurante.
O cardápio valoriza pratos da culinária baiana, todos preparados com ingredientes cultivados na própria pousada.
Além de ser pet friendly, a pousada não aceita reservas para crianças e adolescentes com menos de 17 anos, o que reforça ainda mais o ambiente intimista.
Sugestões de hospedagem em Prado e Cumuruxatiba
LEIA TAMBÉM:
Tudo sobre o resort all-inclusive Costa do Sauípe, na Bahia
Conheça Porto Seguro, no Litoral Sul da Bahia