fbpx

Porto Seguro: conheça o Litoral Sul da Bahia

A ponta de baixo da Bahia já fica mais distante de Salvador, rendendo uma outra viagem, agora com base em Porto Seguro. Dali é fácil pegar um carro para explorar Arraial d’Ajuda, Trancoso, Espelho e Caraíva.

Neste conteúdo você vai ver:

Litoral Sul da Bahia (foto: shutterstock)

Que a Bahia é puro encanto, isso não é segredo para ninguém. Mas o Litoral Sul da Bahia é um espetáculo à parte. São diversos destinos paradisíacos divididos em cerca de 3 mil km.

De Arraial d’Ajuda a Caraíva, passando por Trancoso e Espelho: conheça os atrativos do Sul da Bahia.

Porto Seguro

Se precisássemos dar apenas uma qualidade a Porto Seguro, diríamos que é um dos destinos de férias mais democráticos do Brasil.

Praia do Espelho, Porto Seguro, Bahia. (Foto: shutterstock)

Com vasta oferta de hotéis, pousadas e pacotes, a cidade consegue a proeza de abraçar, ao mesmo tempo, a moçada comemorando a formatura, os brasileiros que estão começando a turistar pela primeira vez e também famílias em busca de um hotel que cabe no bolso.

Mais movimentado aeroporto do sul da Bahia, o terminal de Porto Seguro recebe voos diários de várias regiões brasileiras. Concorrido polo hoteleiro, a cidade cresceu muito nos últimos 30 anos, calcada na tríade hotéis enormes + bares e discotecas pé na areia com bandas de axé + foco no público jovem.

Além disso, também serve como porta de entrada para explorar a costa sul da Bahia, levando para Arraial d’Ajuda, Trancoso, Espelho e Caraíva.

Trancoso, Bahia. (Foto: shutterstock)

Há anos, estudantes do Ensino Médio vêm celebrar a formatura em Porto Seguro. Assim, por uma semana, vivem a rotina de curtir praia, balada, luau e idas constantes à antiga Passarela do Álcool, famosa pelo drink capeta.

A bebida é uma batida feita com vodca, suco de abacaxi, xarope de guaraná, leite condensado e outros ingredientes “porretas”.

Passarela do Descobrimento

De fato, até hoje a cidade é famosa por sua vida festeira. Entretanto, já faz um bom tempo que o destino trabalha para não ficar preso somente à imagem que o tornou conhecido. Prova disso é a alteração (muito bem-vinda) do nome da Passarela do Álcool para Passarela do Descobrimento, na tentativa de alterar a percepção dos visitantes.

E tem tido efeito, afinal, há cada vez menos barraquinhas vendendo capeta e mais delas oferecendo artesanato e lembrancinhas.

E o novo nome faz todo o sentido. Isso porque foi ali, há 520 anos, que as caravelas portuguesas avistaram o Novo Mundo e Pedro Álvares Cabral “descobriu” o Brasil. É no centrinho da cidade que os viajantes conferem todo esse passado. Aliás, curioso ver que foi no topo de uma falésia debruçada sobre a orla que nasceu o primeiro núcleo habitacional do país.

Ali está o Marco do Descobrimento, uma coluna de pedra portuguesa trazida pelo navegador Gonçalo Coelho, que veio reconhecer o novo território em 1503. As igrejas de Nossa Senhora da Pena e a da Misericórdia, de 1526 e em ruínas, têm seu charme.

Para uma dose mais interativa de história, o Memorial da Epopeia do Descobrimento promove uma visita guiada por índios pataxó em sua área de 20 mil m². O local tem uma réplica da nau Capitânia, embarcação com a qual Cabral aportou pelas bandas de cá.

Porto Seguro, Bahia
Farol em Porto Seguro (foto: shutterstock)

Praias em Porto Seguro

Praia de Taperapuã

Em seguida, depois de dar o check no circuito histórico, é hora de curtir as praias e as barracas. Ou melhor, as megabarracas, já que recebem centenas e até milhares de pessoas em um único dia.

A Praia de Taperapuã é a primeira da lista para quem está à procura do fervo puxado pelo axé e pela lambaeróbica. Isso porque é ali que ficam as cobiçadas barracas Tôa Tôa, Axé Moi e Barramares.

Praia de Taperapuã, Porto Seguro. (Foto: shutterstock)

Mas não dá para chamar o Axé Moi de barraca, já que na verdade é um complexo de lazer com 20 mil m², com nada menos do que 1.500 mesas e mais de mil guarda-sóis, além de incluir a Arena Axé Moi para grandes shows. Já o Tôa Tôa é quase uma instituição na cidade.

Durante o dia, funciona como clube de praia com espreguiçadeiras, sombreiros e restaurante. Todas as terças, abre à noite para o tradicional luau do Tôa Tôa, uma festona pé na areia sem hora para acabar. E vale uma explicação sobre o esquema de rodízio das festas: a cada dia da semana apenas uma abre ao público, assim todos seguem para o mesmo lugar e o movimento é garantido.

Onde dormir?

Nas quadras ao redor da praia de Taperapuã, fica boa parte das acomodações econômicas da cidade, com diárias incluindo café da manhã na casa dos R$ 200. É o caso do Taperapuan Praia Hotel e do Floral Inn Family Hotel, por exemplo.

Praia do Mutá

Caso não esteja nessa vibe de baladação, como é a Praia de Taperapuã, eleja Mutá como a sua praia. Ali também imperam os clubes de praia, mas em uma pegada mais charmosa e sossegada.

Praia do Mutá. (Foto: shutterstock)

Casais se deliciam com vinho branco e casquinhas de siri servidos junto às espreguiçadeiras à beira-mar da Cabana Praia Branca. Para famílias, o clima tranquilo e ecológico do Restaurante Cabana Macuco entretém a garotada com enseada boa para nadar e natureza. Para férias all-inclusive, o resort La Torre tem espaço bem generoso na Praia de Mutá.

Arraial d’Ajuda

Calmaria também é a pegada em Arraial d’Ajuda, um passeio altamente recomendado para quem está em Porto Seguro. Rumo ao sul, a balsa cruza o Rio Buranhém e, após seis km, chega à charmosa vilinha no alto de um morro.

Vista aérea da praia do Taipe, em Arraial D’ajuda. (Foto: shutterstock)

Ela empolga com vitrines elegantes, comércio bem organizado e restaurantes caprichados em sua Rua do Mucugê, forrada de paralelepípedos. A rua tem personalidade própria, então, quase sem querer você pode acabar tropeçando – e entrando – no simpático Beco das Cores, galeria com lojinhas, bares e restaurantes.

Durante o dia, entretanto, a coisa toda acontece nas praias. Taípe é a mais linda de Arraial, mas por estar a 14 km do centrinho demanda táxi ou van – ou duas horas caminhando.

Casario em Arraial D’Ajuda. (Foto: shutterstock)

Com falésias rosadas e uma faixa de areia mais íngreme, a Praia da Pitinga concorre em formosura e é palco para decolar num voo de parapente de até 30 minutos, a cerca de 70 m de altura.

Ainda na seara da emoção, embarque num passeio de quadriciclo desde o centro, passando pelo sertão até a Praia de Taípe.

Durante três horas, você cruza córregos e acelera em estradas de terra em meio à Mata Atlântica. Menos emoção e mais contemplação são as propostas de uma cavalgada pela areia.

Diversão molhada para toda a família, só que com água doce, é a proposta do Arraial Eco Parque. Único parque aquático da região, é cheio de tobogãs com adrenalina e também opções calminhas para todas as idades.

Arraial Eco Parque. (Foto: shutterstock)

Conteúdo exclusivo, produzido por especialistas que viajam o mundo. Confira nossas edições agora em um novo formato digital. Clique e saiba mais!

Trancoso

Cinquenta anos atrás não havia badalação. Trancoso era uma simples vila pesqueira, fundada durante a catequização dos índios. Hoje, no entanto, é um distrito de Porto Seguro, da qual dista 35 km com travessia de balsa ou 80 km só de estrada.

Praia do Rio da Barra, Trancoso, Porto Seguro. (Foto: shutterstock)

Poderia ser só um bate-volta, mas bom mesmo é dedicar uns dias a esta boniteza baiana. Apesar do agito dos beach clubs no verão, os ares rústicos ainda prevalecem.

O famoso Quadrado é um gramadão no alto da falésia, cercado pelas antigas casas coloridas dos pescadores, algumas com 500 anos de idade. Por lei, elas não podem ser alteradas, apenas preservadas, em forma de restaurantes, lojas e pousadas.

Igreja do Quadrado em Trancoso. (Foto: shutterstock)

No fim da tarde, a molecada joga bola ali e, conforme a noite cai, barracas de artesanato vão sendo montadas ao ar livre. Não tem iluminação pública.

Então, velas nas mesas e lampadinhas penduradas nas árvores dão um toque romântico e charmoso aos restaurantes. Um único par de holofotes cria um jogo de luz e sombra nas paredes da igrejinha de São João Batista – do século 16, é das mais antigas do Brasil. Atrás dela, um mirante deixa ver o mar durante o dia.

LEIA TAMBÉM: 6 pousadas em Trancoso para a baixa temporada

Onde comer e onde dormir em Trancoso

Mas, por trás das fachadas pitorescas, existe luxo. É o que se vê no Uxua, um dos hotéis mais sofisticados de Trancoso.

O designer holandês Wilbert Das revitalizou um conjunto de casas para formar uma propriedade cinco estrelas, com mobília e decoração assinadas por artistas locais. Algumas das acomodações mantêm o nome de seus antigos habitantes pescadores. Mesmo quem não é hóspede pode conhecer o restaurante do hotel, com cardápio que valoriza produtos frescos e regionais para compor versões mais leves de clássicos baianos.

UXUA Casa Hotel & Spa. (Foto: reprodução Booking)

Além disso, também dá para aproveitar o lounge do Uxua na Praia dos Coqueiros, onde um barco de pesca restaurado faz as vezes de bar e sofás pé na areia ficam à disposição para day-use.

Ainda no Quadrado, o Silvana & Cia é considerado o primeiro restaurante da área, na ativa desde 1981, servindo clássicos como a moqueca e o imperdível peixe na folha de bananeira, por exemplo.

Já o Capim Santo é o berço da chef Morena Leite, inaugurado em 1985 junto com a pousada de mesmo nome. Outra hospedagem com bom restaurante é a El Gordo, que, à beira da piscina de borda infinita voltada para o mar, serve pratos de influência portuguesa, com bacalhau, polvo e camarão como carro-chefe.

Pousada El Gordo. (Foto: reprodução Booking)

Outra opção de hospedagem

Agora, para aproveitar Trancoso com boa relação custo-benefício, a pousada Mata N’Ativa fica a não mais que dez minutos a pé do Quadrado e tem diárias a partir de R$ 525.

Mata N’ativa Pousada. (Foto: reprodução Booking)

É uma pequena propriedade ecológica, com poucas suítes em estilo chalé, rodeadas por um belíssimo jardim. Elas têm varanda com rede e algumas contam com dois andares, cama king size ou deque externo com hidromassagem.

Mata N’ativa Pousada. (Foto: reprodução Booking)

Por fim, completam a estrutura um mini-spa com Jacuzzi, uma salinha de massagens sob reserva e uma pequena biblioteca com livros e DVDs à disposição dos hóspedes. Gostoso e caseiro, o café da manhã pode ser ao redor da piscina.

Para curtir o Rio Trancoso, que corre logo atrás da propriedade, a pousada aluga caiaques – e também agenda passeios de quadriciclo, bicicleta, cavalo e lancha.

Trancoso, Porto Seguro
Casas do quadrado (foto: shutterstock)

O que fazer em Trancoso – passeios

Trancoso é famosa pelos beach clubs com DJ e espumante, sobretudo entre o Natal e o carnaval. Pouco depois do bar do Uxua, o Rio Trancoso marca a fronteira com a praia vizinha, a dos Nativos. Logo ali está o Fly Club, outro beach bar com música alta para badalar no verão ou camas pé na areia para ficar à toa nos meses mais calmos.

Já do lado direito da Praia dos Coqueiros, está a praia de Rio Verde, provavelmente a mais sossegada de Trancoso, onde fica a pousada Bahia Bonita, muito requisitada para casamentos.

Em seguida, já mais afastadas, vêm as areias de Itapororoca e Itaquena. Se pode chegar em passeios de quadriciclo ou bicicleta, passando por estradinhas de terra, trechos de Mata Atlântica, fazendas de búfalos, areia e restinga. Quem estiver de carro alugado ainda fica mais confortável para fazer bate-volta até praias vizinhas, como a do Espelho e Caraíva.

Clique aqui para alugar o seu carro!

Praia do Espelho

Cercada por uma barreira de coral que forma piscinas naturais na maré baixa, a praia fica a 25 km ao sul de Trancoso. Ela não chega a ser uma vila, mas, junto com a vizinha Curuípe, tem um punhado de estabelecimentos lado a lado, inclusive pousadas de alto padrão e bons restaurantes à beira-mar.

Praia do Espelho, Porto Seguro, Bahia. (Foto: shutterstock)

No verão, pode ficar bem cheia. A beleza da água, emoldurada pelas falésias alaranjadas, é marcante no Espelho.

O nome, aliás, deve-se ao fato de que, na maré baixa e sem vento, a água do mar reflete a paisagem. Por isso, se quiser ver o fenômeno, cheque antes o horário das marés, que varia ao longo do ano.

Caraíva

A 40 km de Trancoso (ou dez de caminhada a partir do Espelho), a praia mantém sua essência rústica graças aos moradores com boa noção de preservação de identidade. Há pouco mais de dez anos não havia sequer energia elétrica!

Praia de Caraíva. (Foto: shutterstock)

Separada da estrada pelo Rio Caraíva, bastam uns poucos minutos de canoa para chegar à vila feita de ruas de areia fofa. O pôr do sol no rio, emoldurado pelas árvores e regado à cerveja gelada e pastel de arraia do Boteco do Pará, é certamente um espetáculo.

Descer o rio em boias alugadas é uma alternativa para quem já não aguenta mais descansar entre a água salgada e a doce, mais quentinha. Quem passa a noite aqui tem a alegria de conhecer a animada cena forrozeira. Isso porque todas as noites o fervo se alterna na concorrência saudável entre o forró do Pelé e o do Ouriço. Afinal, a Bahia é de todos e para todos.

Onde se hospedar

Porto Seguro

Hotel Solar do Imperador

Bem localizado, o hotel fica próximo às melhores praias de Porto Seguro e a 3 km da Passarela do Descobrimento. Tem biblioteca, salão de jogos, sauna e academia, além de área externa com piscina e bar, que impressiona pela vista.

O principal diferencial fica por conta da experiência medieval exclusiva oferecida na exclusiva Adega dos Lordes. Além disso, os hóspedes têm direito a café da manhã com frutas locais e translado gratuito para a Praia de Taperapuan.

Hotel Solar do Imperador. (Foto: reprodução Booking)

Para conferir fotos e diárias, clique aqui!

Coroa Vermelha Beach

Na Praia da Coroa Vermelha, a 8 km do Marco do Descobrimento, fica o all inclusive Coroa Vermelha Beach, com quartos que dispõe de ar-condicionado, TV de tela plana e banheiro privativo. Nas áreas comuns, tem clube de praia, restaurante, bar e duas piscinas.

Tem também kids club e baby copa para agradar pais e filhos, bem como atividades com recreadores. Quem procura relaxar pode desfrutar de uma massagem ou se divertir com os shows que acontecem no resort.

Coroa Vermelha Beach. (Foto: reprodução Booking)

Para conferir fotos e diárias, clique aqui!

Hotel Terra Brasil

Este hotel no coração de Porto Seguro, a apenas 5 minutos da balsa para Arraial d’Ajuda, é o local perfeito para um bom descanso.

Os hóspedes encontram acomodações confortáveis, três jacuzzis, sauna, salão de jogos, bar e piscina panorâmica, sem contar com a variedade de opções gastronômicas no restaurante à la carte. Café da manhã e serviço de quarto estão inclusos.

Terra Brasil – Rede Soberano. (Foto: reprodução Booking)

Para conferir fotos e diárias, clique aqui!

Quinta do Sol Praia Hotel

Ideal para famílias e pets, o Quinta do Sol, em frente à Praia do Curuípe, tem ótima infraestrutura para oferecer férias incríveis em Porto Seguro, a 3 km do aeroporto da cidade.

Dispõe de área de lazer, piscina ao ar livre e quartos com comodidades como varanda, ar-condicionado, TV a cabo e frigobar, por exemplo. Vale a pena experimentar os petiscos e drink disponíveis no bar de piscina.

Quinta do Sol Praia Hotel. (Foto: reprodução Booking)

Para conferir fotos e diárias, clique aqui!

Arraial d’Ajuda

Kûara Hotel

A cerca de 20 minutos do Quadrado de Trancoso, este hotel luxuoso fica localizado em uma reserva de Mata Atlântica. Tem aparência rústica, praia privativa, piscina panorâmica, hidromassagem, sauna, bar e restaurante com adega e churrasqueira.

Entre seus principais atrativos, o estabelecimento oferece heliporto para translado do aeroporto e esportes náuticos como caiaque e stand up paddle, por exemplo. As acomodações incluem comodidades como guarda-roupa e produtos de banho L’Occitane.

Kûara Hotel. (Foto: reprodução Booking)

Para conferir fotos e diárias, clique aqui!

Arraial D’Ajuda Eco Resort

Resort pé na areia sofisticado na Praia do Ponta do Apaga Fogo. Cercado por praias, rios, falésias e manguezais, é o local ideal para quem quer praticar ecoturismo. Se destaca pelo parque aquático bem equipado para hóspedes de todas as idades.

Além disso, disponibiliza também centro de mergulho, quadra de tênis, salão de jogos, praia e píer privativos e cinema. Os restaurantes servem, sobretudo, peixes e iguarias baianas, além de pratos internacionais.

Arraial D’Ajuda Eco Resort. (Foto: reprodução Booking)

Para conferir fotos e diárias, clique aqui!

Quinta do Porto Arraial

Com píer próprio, do Quinta do Porto é fácil de visitar Porto Seguro e a costa norte. Aqui, os hóspedes podem desfrutar de drink e refeições com vista panorâmica para o mar.

Também dá para relaxar na hidromassagem, no lounge de TV ou nas piscinas ao ar livre, outras comodidades disponíveis no hotel e marina. Todos os quartos possuem ar-condicionado, frigobar e banheiro privativo, sendo que alguns deles também oferecem varanda com rede. Fica entre o Rio Buranhem e a Praia Apaga Fogo. Estrada da Balsa.

Hotel Quinta do Porto. (Foto: reprodução Booking)

Para conferir fotos e diárias, clique aqui!

Pousada Estação Santa Fé

Tem localização privilegiada, próximo ao centro histórico de Arraial D’Ajuda, onde se reúnem barzinhos e atividades culturais. O Santa Fé oferece piscinas, sauna, restaurante e bar entre as opções de lazer. Os quartos são equipados com varanda, ar-condicionado, frigobar, TV a cabo e telefone.

O hotel é perfeito para aquele happy hour à beira da piscina com familiares e amigos, incluindo muita música e alimentação gourmet.

Estação Santa Fé Hotel e Pousada. (Foto: reprodução Booking)

Para conferir fotos e diárias, clique aqui!

Aquarela Praia

Repleto de natureza na Praia do Apaga Fogo, o hotel tem quartos com TV, ar-condicionado, cofre, frigobar, cama box, ducha de alta pressão, toalhas e roupas de cama de qualidade e varanda com rede.

A piscina ao ar livre tem cascata e a praia é ideal para esportes aquáticos, sem esquecer do restaurante e do bar de praia, que serve lanches e bebidas. Vale a pena curtir as quadras de vôlei e badminton e o lounge de TV com seleção de DVDs.

Aquarela Praia Hotel. (Foto: reprodução Booking)

Para conferir fotos e diárias, clique aqui!

LEIA TAMBÉM:

Mergulho em Abrolhos: como chegar e o que fazer

Um giro pelo Litoral Norte da Bahia: Praia do Forte, Imbassaí e Sauípe

5 fazendas de cacau para visitar na Bahia

Costa do Sauípe: tudo sobre o resort all-inclusive da Bahia

FAÇA PARTE DOS NOSSOS GRUPOS DE WHATSAPP

  • Nos nossos grupos você vai receber:
  • Dicas, novidades e promoções de viagens todos os dias pelos nossos canais!
  • Nossa comunidade é ativa e você pode compartilhar suas dúvidas e experiências com outros membros, além de receber notícias todos os dias!
  • Fique tranquilo, o único assunto do grupo é sobre viagem e ninguém vai te chamar no privado.
  • Venha fazer parte! É gratuito! Clique aqui para entrar