fbpx

O que fazer em Pinhão, Portugal

Pinhão é uma mistura histórica de vinícolas e restaurantes. Há quem queira visitar as produções do famoso vinho do Porto ou conhecer o Douro em cruzeiros fluviais.

Foi em Pinhão que me apresentei formalmente ao Douro. Espremida entre quintas e solares, a vila está no centro do Alto Douro Vinhateiro, coração vitivinícola de Portugal. É daqui que saem o aclamado vinho do Porto e versões de mesa do Douro, tão consumidos em todo o mundo. Em 2001, a região foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

LEIA TAMBÉM: O que fazer no Porto, Portugal

O que fazer na região

A visita ao Douro deve seguir o gosto do freguês. Há quem fique três dias por lá pulando de vinícola em vinícola; há quem fique um dia e concilie navegação com passeio a uma bodega.

Vale do Douro perto de Pinhão, Portugal. (Foto: shutterstock)

Os visitantes que chegam de trem desembarcam em uma estação fofinha do século 19 decorada com azulejos retratando o trabalho com as uvas, desde o plantio até o transporte da bebida para as caves em Vila Nova de Gaia.

O trem liga Porto ao Pocinho, passando por Pinhão e Tua. Mesmo se estiver de carro, programe-se para fazer uma paradinha ali para conhecer a estação. Ao optar pelo veículo próprio, alugue um carro em Pinhão e aproveite para explorar outras regiões.

Durante séculos, o transporte do vinho até Gaia foi feito pelos barcos rabelos, embarcações de madeira que hoje não navegam mais, apenas em dias comemorativos. 

Mas réplicas motorizadas sobem e descem o Douro nos cruzeiros turísticos. Navegar por ali é uma ótima forma para ver os campos de cultivo, os casarões das bodegas e as enormes placas que sinalizam de quem são aquelas terras.

Os passeios às vinícolas

Há diversos tipos de tours, desde os mais simples de uma hora até os que levem um dia inteiro, com almoço e visitas aos vinhedos – os cruzeiros maiores geralmente partem do Porto ou de Régua (próxima a Pinhão).

Optei pela versão compacta e durante 60 minutos fiquei com o vento fresco batendo em meu rosto enquanto passava uma sucessão sem fim de parreiras.

Estação de trem
Estação de trem em Pinhão (foto: divulgação)

Contemplei mais desse cenário entre o rio e as quintas dos janelões do restaurante DOC, um dos mais celebrados da região. O espaço é moderno e envidraçado, exatamente para ver o balanço das águas do Douro.

Televisores colocados no salão mostram o trabalho de quem está na cozinha e um amplo deque de madeira que avança sobre a água é a pedida para um almoço nos dias mais quentes ou em noites enluaradas. O restaurante tem um cais que recebe até 15 barcos para os visitantes que chegam pelo rio.

A adega empolga mesmo quem não é muito entendido de vinhos, com mais de 640 garrafas – os grandes nomes do Douro estão ali, além de marcas internacionais. Rótulos da região ajudaram a harmonizar o almoço em cinco etapas – destaque para o tamboril com purê de trufa e molho de cacau e a coxa de pato confitada com risoto de cogumelos.

A visita ao Douro não é completa sem os passeios às vinícolas. Diversas quintas abrem para visitas agendadas que focam em mostrar cada etapa da produção, finalizando com a degustação.

Na Quinta do Seixo, uma das nove quintas da Sandeman (entre as maiores produtoras de vinhos de Portugal), o passeio é conduzido por guias especialistas em vinhos usando a capa e o chapéu negros que caracterizam a logomarca da empresa – um homem trajando esse modelito (nada tem a ver com o Zorro!).

Sandeman (foto: shutterstock)

São 30 minutos de caminhada espiando a adega, o lagar automatizado (que substituiu o tradicional pisar das uvas por um sistema de compreensão computadorizado), a grandes tanques de inox e, por fim, a sala de degustação voltada para um lindo terraço com vistas sublimes para o rio e as plantações.

Onde se hospedar em Pinhão!

Continue lendo sobre o Norte de Portugal:

Porto

Vila Nova de Gaia

Viana do Castelo

Ponte de Lima 

Braga

Parque Nacional Peneda-Gerês 

Montalegre 

Chaves 

Bragança

Pinhã

LEIA TAMBÉM:

8 dias de carro no centro de Portugal: o que fazer, onde comer e ficar

Algarve: roteiro praia a praia no sul de Portugal

Guia completo sobre Porto e o Norte de Portugal