fbpx

O que fazer em Viana do Castelo, Portugal

Viana do Castelo mistura história caprichada, clima de praia e curiosidades como o Museu do Traje.

Viana do Castelo, Portugal. (Foto: shutterstock)

Vai para Viana de Castelo? Já possui Seguro Viagem? Contrate um agora mesmo!

Quanto mais o carro se afasta da cidade do Porto, mais a paisagem ganha cenários com toques rurais e bucólicos. Vinhas, rebanhos e montanhas começam a entrar lentamente em cena e a construir o visual da província do Minho. Viana do Castelo é a primeira cidade do roteiro e a largada para conhecê-la é subindo até o Templo Monumento a Santa Luzia.

Uma estradinha em zigue-zague serpenteia a montanha e leva até a escadaria da igreja. Dedicada ao Sagrado Coração de Jesus (representado pela estátua de bronze na fachada), a obra tem toda a pinta da parisiense Sacré-Coeur.

A semelhança não é mera coincidência, já que o projeto foi realmente inspirado na basílica francesa. Vários estilos arquitetônicos se cruzam ali: o gótico se destaca nas três rosáceas emolduradas por vitrais que inundam de luz e cor o interior da igreja.

Com pouco mais de sete décadas, o santuário idealizado em 1898 só foi finalizado em 1943 – desde então, é um ponto de visita e peregrinação, servindo também como mirante.

Lá de cima, enxergam-se a parte histórica, os bairros residenciais, o Rio Lima, o Oceano Atlântico e a Praia do Cabedelo, que graças aos ventos constantes é a preferida da turma do kitesurfe e windsurfe. No trecho sul da praia, uma extensa faixa de areia clara traz ares de balneário tropical a Viana.

Igreja Sagrado Coração, Viana do Castelo (foto: shutterstock)

A vista panorâmica dá o enredo à visita, mas nada melhor do que parar o carro próximo ao centro histórico e se perder pelas ruazinhas de pedra ladeadas por construções do século 16.

Esse novo mundo veio a se chamar Brasil, e em meio a tantas histórias de colonizados e colonizadores, uma é viva até hoje em Viana do Castelo. Na Praça da República fica um monumento em homenagem a Diogo Álvares Correia, o nosso conhecido Caramuru.

Centro histórico e estátua de bronze do aventureiro marítimo local Diogo Alvares. (Foto: shutterstock)

Alugue um carro em Viana do Castelo: Encontre as melhores ofertas das locadoras de uma só vez!

O navegador vianense sobreviveu a um naufrágio no litoral baiano em 1509 e acabou acolhido pelos indígenas da tribo dos Tupinambás. Ganhou um novo nome e também o coração da índia Paraguaçu, com quem teve uma penca de filhos – é um dos muitos começos que marcaram o início da nossa sociedade multirracial.

Jorge Amado em Viana do Castelo

E os laços entre Brasil e Viana do Castelo têm mais capítulos. A pastelaria e cafeteria Natário, ponto famoso em Viana, nomeou sua sala de café em homenagem a Jorge Amado e Zélia Gattai.

O proprietário da cafeteria, seu Manuel Natário, tornou-se amigo do casal e profundo admirador do escritor. Ali, escolhi uma mesinha e pedi a Bola de Berlim do Natário, a receita mais famosa da casa, bem semelhante a um sonho açucarado com canela e entupido de creme. Há diversas fotos de Jorge na parede e chega a ser curiosa tamanha devoção.

Viana é um lugar que exalta seu passado e suas tradições. Para quem busca comprar objetos autênticos, como as famosas louças de Viana (faiança) e as joias em filigrana (técnica que usa fios finos de ouro ou prata para fazer colares, pulseiras e brincos), não há lugar melhor. 

Peças de roupa feitas com o bordado minhoto e o conhecido lenço dos namorados, em que jovens solteiras bordavam mensagens cheias de saudade e de erros ortográficos aos seus amores, são mais opções de lembrancinhas.

Pastel do Natário em Viana do Castelo (foto: shutterstock)

Quem quiser ir mais a fundo consegue comprar com facilidade os trajes à moda do Minho. Saias vermelhas ou pretas rodadas com muitos bordados, coletes trabalhados e lenços na cabeça são peças usadas pelas mulheres das aldeias em dias festivos. O assunto é levado tão a sério que existe até o Museu do Traje, com a história e o significado de cada roupa.

Veja opções de hospedagem em Viana do Castelo aqui!

Continue lendo sobre o Norte de Portugal:

Porto

Vila Nova de Gaia

Ponte de Lima 

Braga

Parque Nacional Peneda-Gerês 

Montalegre 

Chaves 

Bragança

Pinhão