fbpx

O que fazer em Assuã, no Egito

Assuã é cotada por ser um destino repleto de locais históricos e belezas naturais que às margens do Rio Nilo.

É muito comum que ao falar do Egito, a primeira coisa que as pessoas costumam lembrar é de Cairo e os templos egípcios, além das diversas atrações de Luxor.

Leia também: Cairo: o que fazer na capital do Egito

Fato é que o país tem muito mais a oferecer, como por exemplo, Assuã, que fica às margens do Rio Nilo e é, além disso, ponto de embarque para muitos cruzeiros do Rio Nilo.

O que fazer em Assuã
Assuã está situada às margens do Rio Nilo.

Se você está indo para o país egípcio, nossa dica é: guarde alguns dias para conhecer um dos principais destinos turísticos do Egito.

A boa notícia é que Assuã tem muito para ser explorado, e foi pensando exatamente nisso que preparamos um conteúdo completo com dicas de atrações, passeios e sugestões de hospedagens.

Assuã, Egito

Assuã ou Aswan é a cidade mais ao sul do Egito, mais precisamente, está situada na primeira catarata do Rio Nilo, a quase mil quilômetros de distância do Cairo.

A cidade egípcia já recebeu muitos nomes ao longo da sua história, como na antiguidade em que se chamava Taseti e depois, foi batizada como Syene. Vale ressaltar que Assuã era onde chegava todo tipo de mercadoria, bem como ouro, madeiras, pedras, metais preciosos, marfim, entre muitos outros.

O que fazer em Assuã
Rio Nilo também funciona como ponto de embarque para muitos cruzeiros. (Foto: shutterstock)

O que fazer em Assuã

Assuã possui inúmeras opções de passeios, inclusive pelo próprio Rio Nilo. Há templos incríveis para se conhecer, além da própria cidade.

A melhor forma de viajar e aproveitar o Egito e, especialmente para Assuã, é se preparar com antecedência, planejar o seu roteiro e comprar ingressos para visitar alguns pontos.

Abu Simbel

Um dos principais pontos turísticos de Assuã é Abu Simbel. Está localizado no Alto Egito, perto da fronteira com o Sudão.

Os dois templos de Abu Simbel – Ramsés II e de sua esposa Nefertari -, foram esculpidos em uma imensa rocha de arenito às margens do Lago Nasser.

A atração está a cerca de 2 horas de Assuã e é o templo mais impressionante do Egito. A sua principal característica são as 4 estátuas em uma das suas entradas, com quase 20 metros de altura cada uma.

Abu Simbel, um dos pontos turísticos em Assuã.
Entrada exterior do templo Abu Simbel. (Foto: shutterstock)

Uma curiosidade sobre Abu Simbel é que em 1960, os templos foram deslocados pela Unesco para não serem submersos com a construção da Represa de Assuã. Vale ainda lembrar que é proibido tirar fotos dentro do local, mas que à vontade para registrar boas imagens do lado de fora.

Templo de Philae

Outra atração que não pode ficar de fora di seu roteiro ao ir em Assuã, é o Templo de Philae. Ele foi erguido para adorar a deusa Ísis, tanto é que o local também é conhecido como Templo de ísis.

O Templo de Philae conserva inúmeros elementos do Antigo Egito, como por exemplo, o Quiosque de Trajano. O espaço arqueológico conta com uma estrutura surpreendente, com marcas dos últimos hieróglifos do Egito.

O que fazer em Assuã
Templo de Philae, em Assuã, no Egito. (Foto: shutterstock)

Durante muitos anos, o local ficou submerso e só foi descoberto após a construção da Represa de Assuã. Então, em 1970, a Unesco desenvolveu um projeto que o tirasse do antigo local. E hoje, ele está localizado em uma ilha próxima ao local original.

Obelisco inacabado

A atração é um ótimo destino para quem adora mistério, pois trata-se de uma enorme estrutura de 42 metros que não foi concluída durante o Antigo Egito. A vista do alto faz mais sentido para entender a importância do Obelisco Inacabado.

Caso a estrutura tivesse sido concluída, ela seria a maior e mais pesada já construída no Egito. O Obelisco está deitado na pedreira de Assuã e é considerado um dos tesouros arqueológicos mais importantes do país.

O que fazer em Assuã
Obelisco inacabado em Assuã, Egito. (Foto: shutterstock)

Passeie de barco pelo Rio Nilo

O passeio de barco pelo Rio Nilo é indispensável. E ele pode ser feito de barco à vela ou em feluccas de madeira – embarcação típica do Egito.

Através do passeio, você pode ter uma perspectiva diferente sobre a região, visto que a atração se passa em cima de um dos rios mais extensos do mundo!

O que fazer em Assuã
É possível navegar de barco à vela no Rio Nilo. (Foto: shutterstock)

Represa de Assuã

A tão mencionada ao longo desse conteúdo, Represa de Assuça, não poderia ficar de fora dessa lista!

Construída entre a década de 60 e 70, com o intuito de combater as inundações e secas da região no país, a Represa de Assuã é uma importante fonte de produção hidroelétrica, e, para a sua construção, foi necessário inundar uma extensa área. Foi através disso que importantes monumentos, como vimos, tiveram que ser transferidos do seu local de origem.

O que fazer em Assuã
Represa de Aswan, Núbia, Egito. (Foto: shutterstock)

A atração é, sobretudo, um importante complemento para quem deseja conhecer e entender um pouco da história da região.

Quantos dias ficar em Assuã

Assuã é uma região que merece, no mínimo, de três a quatro noites em seu roteiro, assim, é possível explorar a cidade, além dos pontos turísticos que mencionamos aqui, com mais calma e tranquilidade.

Vale ressaltar que não há uma grande oferta de hotéis em Assuã, assim como em outras regiões, como o Cairo, por exemplo. Boa parte das hospedagens ficam próximas ao Nilo.

Planeje sua viagem com a Flot Viagens

A Flot Viagens é uma Agência de Viagens com mais de 30 anos no mercado, e oferece pacotes Europa, Itália, Egito, Tunísia e muitos outros destinos.

Ao decidir viajar com a Flot, você não precisa se preocupar com questões como, hospedagem, transporte, seguro viagem e ingressos para visitar os pontos turísticos. A empresa fica responsável por organizar tudo para que sua viagem seja perfeita!

Para mais informações, acesse: flot.com.br

Grupos gratuitos no WhatsApp!

Nos nossos grupos você vai receber:

  • Dicas, novidades e promoções todos os dias pelos nossos canais!
  • Nossa comunidade é ativa e você pode compartilhar suas dúvidas e experiências com outros membros, além de receber notícias todos os dias!

Venha fazer parte, é gratuito!

Leia também:

9 templos egípcios espetaculares que você precisa conhecer

O que fazer em Hurghada, no Egito