fbpx

9 templos egípcios espetaculares que você precisa conhecer

A região do Egito possui um papel importantíssimo na história da humanidade. Em primeiro lugar, é um dos berços da civilização moderna. Da mesma forma, se transformou em um dos símbolos de como as crenças e religiões influenciaram diretamente a sociedade como conhecemos hoje.

Assim, ficam para os dias de hoje os templos egípcios como algumas das maiores heranças no território do Egito Antigo, atraindo milhões de turistas todos os anos que visitam essas atrações incríveis. Sem dúvidas, visitar o Egito é criar memórias inesquecíveis e se maravilhar com as belezas por lá.

Você, viajante, pretende viajar para o Egito e ainda não sabe quais templos visitar? Separamos uma lista incrível, repleta de informações essenciais para te ajudar nessa escolha de quais templos egípcios conhecer. Há ainda, ao final deste artigo, uma dica imperdível, não deixe de conferir!

 

Os 9 templos egípcios espetaculares

  1. Templos de Abu Simbel
  2. Templo de Luxor
  3. Templo de Karnak
  4. Templo de Hórus ou Edfu
  5. Templo de Kom Ombo
  6. Templo de Hatshepsut
  7. Templo de Philae
  8. Templo de Dendera ou Hathor
  9. Templo de Abydos

 

Templo de Abu Simbel
Templo de Ramsés II (Foto: Shutterstock)

1. Templos de Abu Simbel

Os Templos de Abu Simbel são dois enormes monumentos que foram esculpidos em rocha na região de mesmo nome, uma vila na província de Assuão, próximo ao Sudão. Além disso, o conjunto é composto pelo Templo de Ramsés II e o Templo de Nefertari.

Originalmente, eles foram esculpidos na encosta de uma montanha no século XIII a.C., durante o reinado do faraó Ramsés II. Porém, o complexo teve que ser realocado em 1968 para uma nova colina artificial.

A realocação foi necessária para a construção da Grande Barragem de Aswan no Rio Nilo. Afinal, foi necessária a remoção do lugar de origem e colocados num novo local, para não serem engolidos pelas águas represadas e ficar embaixo d’água.

Na entrada para o Templo de Ramsés II, o maior, é possível ver as quatro maiores esculturas egípcias que sobreviveram ao tempo desde a era faraônica.

Templo egípcio
Tempo de Abu Simbel. (Foto: Shutterstock).

2. Templo de Luxor

A região do Templo de Luxor é conhecida como “o maior museu a céu aberto do mundo”. O local recebe o título pela enorme riqueza de artefatos egípcios antigos muito conservados, como santuários e esculturas em relevo que ainda estão intactas.

Dessa forma, faz com que esse seja um dos templos egípcios antigos mais preservados da história. A construção está localizado na moderna cidade de Luxor ao sul do Egito, local onde ficava a antiga capital egípcia de Tebas.

O início da construção do Templo de Luxor começou na época do faraó Amenófis III. Porém, o monumento só foi concluído no período islâmico do Egito. Além disso, Amenófis III é considerado um dos maiores construtores do antigo Egito, seu reinado durou de 1390 a 1352 a.C..

Templo egípcio
Templo de Karnak (Foto: Shutterstock)

Nosso time, sempre que precisa, aluga um carro com a Rentcars.com, parceiro da Viajar, para qualquer lugar que for. Clique aqui e faça a cotação do seu carro!

3. Templo de Karnak

O Templo de Karnak foi construído por múltiplos faraós entre 2200 e 360 a.C. No interior desse complexo está um grande templo, também chamado de Templo de Amon. Esse que é um dos templos egípcios mais visitados por turistas, e guarda belezas espetaculares como o Grande Salão Hipostilo. Afinal, são mais de 5000 metros quadrados, 134 colunas e 40 esfinges com cabeça de carneiro! 

No Templo de Karnak, é possível presenciar um dos espetáculos de luz e som mais famosos do Egito. Assim, enquanto o visitante percorre o templo, é possível acompanhar uma história a e o monumento vai recebe iluminação nas partes representadas pela narrativa. Imperdível!

Templo egípcio
Templo de Hórus ou Edfu (Foto: Shutterstock)

4. Templo de Hórus ou Edfu

Esse templo é considerado o mais impressionante de todos os templos egípcios do Nilo, no percurso entre Luxor e Aswan. É importante observar que o templo em Edfu é uma construção feita mais tarde que as suas similares.

Devido a sua construção durante o período greco-romano por Ptolomeu III e Ptolomeu IV, outras adições foram feitas posteriormente. Porém, os construtores foram muito astutos e capazes de reproduzir a arquitetura dos verdadeiros faraós do Egito. Assim, podemos ver hoje como seriam os templos em ruínas no Egito se tivessem sido construídos 2000 anos depois.

O nome duplo para o Templo de Edfu tem como motivo ser um monumento dedicado ao deus Hórus. Nas paredes, é possível observar gravuras que retratam a história mitológica do deus Hórus, rituais e oferendas, com representações do deus nas lutas contra os seus inimigos.

Templo egípcio
Templo de Kom Ombo (Foto: Shutterstock)

5. Templo de Kom Ombo

Com a data de construção há mais de dois mil anos durante o Reino Ptolemaico, o Templo de Kom Ombo leva o nome da cidade em que ergueram o monumento. Um de seus fatos mais curiosos e interessantes é ser o único templo duplo do Antigo Egito.

A razão do termo é pela homenagem a duas divindades, com tribunais, salões, santuários e quartos duplicados para dois deuses egípcios. Dessa forma, um lado do templo foi erguido em homenagem ao deus crocodilo Suco (Sobek), conhecido como deus da fertilidade e criador do mundo. Já o outro lado, foi arquitetado em para homenagear o deus falcão Hórus.

Próximo ao templo, você pode conhecer também o Museu do Crocodilo. Lá, é possível ver de perto várias múmias do animal, símbolo venerado no Egito Antigo.

Templo egípcio
Templo de Hatshepsut (Foto: Shutterstock)

Destino internacional sempre pede um seguro viagem. A equipe do Mundo Viajar nunca viaja sem um. Veja aqui as melhores opções de seguro.

6. Templo de Hatshepsut

Na cidade de Luxor, está localizado o Templo Mortuário da Rainha Hatshepsut, que também leva o nome de Djeser-Djeseru. Como parte da decoração do monumento, foi esculpido nas paredes do templo em relevo a história divina do nascimento da rainha faraó e feitos em vida, como a expedição à misteriosa Terra de Punt.

Infelizmente, muito do templo foi destruído e vandalizado após a morte da rainha. Além disso, Hatshepsut é um dos nomes mais importantes da sucessão egípcia, por ter sido a segunda faraó mulher que governou o Egito.

Templo egípcio
Templo de Philae (Foto: Shutterstock)

7. Templo de Philae

O Templo de Philae foi construído em homenagem à Ísis, deusa do amor. Famoso por ser um dos mais belos e bem conservados templos do país, possui grande importância para os egípcios. Segundo a lenda da mitologia, seria o lugar onde Isis levou os restos mortais do rei Osíris para reconstruí-lo após ser assassinado por seu irmão.

Ele fica localizado em uma pequena ilha e só pode ser acessado de barco. Assim, dando um charme maior ainda de encanto para o local. Porém, a localização atual do Templo de Philae não é a original. Ele teve de ser movido ou ficaria submerso na água da represa de Assuã. A transferência de local foi um sucesso e o templo hoje se localiza muito próximo de onde ficou no passado. 

Templo egípcio
Templo de Dendera ou Hathor (Foto: Shutterstock)

8. Templo de Dendera ou Hathor

Erguido como monumento de adoração à deusa egípcia Hathor, o Templo de Dendera nunca chegou a ser finalizado. Apesar disso, ele é um dos mais preservados de todo o Egito e vale a pena a visita.

Além disso, existem outros templos para à deusa Hathor, mas o Templo de Dendera data de 125 a.C. e 60 d.C.. Com 40 mil m² de complexo, o interior do templo possui uma decoração impressionante, cheio de gravuras com o rosto de Hathor. Durante certo período, o local foi usado como igreja cristã, e a cabeça da deusa sofreu danos por vandalismo.

Templo egípcio
Templo de Abydos (Foto: Shutterstock)

Já escolheu a sua próxima viagem de férias? Então clique aqui e adquira já a sua revista Viajar pelo Mundo.

9. Templo de Abydos

Sendo mais um local de grande importância religiosa para o antigo Egito, o Templo de Abydos é o cenotáfio do rei Seti I, governante da XIX dinastia e pai de Ramsés II. O monumento foi construído entre 1294 e 1279 a.C., e é um dos templos egípcios mais bem preservados até hoje.

A magnitude do templo principal está em seus dois grandes pátios e seus salões hipostilos, com dezenas de colunas decoradas com gravuras e hieróglifos.

Além disso, existem sete capelas dedicadas às divindades egípcias. Para acessar Abydos é mais complicado que os outros templos, o que acaba fazendo com que o monumento não seja tão visitado por turistas, mas vale muito a pena para quem tem a oportunidade.

Avião voando sobre as pirâmides do Egito
Torne a sua viagem ainda mais inesquecível (Foto: Shutterstock)

Viajar com agência ou sozinho para conhecer o Egito?

Essa é uma grande dúvida que muitos viajantes tem. Afinal, o que vale mais a pena? Não existe uma resposta correta, mas o ideal é descobrir o que faz mais sentido para você.

Por exemplo, ao viajar sozinho, existe independência do que fazer no destino e o valor total da viagem pode ser bem mais dinâmico. Ou seja, escolher hospedagem, passeios, alimentação e etc., de forma mais flexível, também torna o custo da viagem mais flexível.

Porém, viajar de forma independente deixa o viajante sem o acompanhamento de pessoas que já estiveram no país de destino e tem vasta experiência nas burocracias. Dessa forma, os guias podem ajudar você a não cair em furadas e roubadas, evitando dores de cabeça e tornando a viagem mais incrível, sem imprevistos.

Foi pensando nisso que a Flot Viagens criou diversos pacotes diferentes para cada necessidade de todo tipo de viajante. Afinal, uma viagem por agência também pode ser mais curta, dinâmica e enxuta financeiramente, com todas as regalias de se ter guias ao lado para confiar e auxiliar. Para quem procura pacotes mais completos, também há a opção. Clique aqui e aproveite!

Agora que você já conhece 9 templos egípcios incríveis, só precisa decidir quais quer conhecer, ou melhor, conhecer todos!

Leia também:

O que fazer em Hurghada, no Egito

Cairo: o que fazer na capital do Egito

Dubai para crianças: 10 atrações para toda família