Passar o Natal na Noruega é uma experiência diferente, que vale a pena pelo clima mágico e pela rica gastronomia do país.
Com as festividades do final do ano chegando, muitos preferem reunir a família e viajar a destinos não tão tradicionais para comemorar. Lugares com neve são bastante requisitados e, sendo assim, que tal passar o Natal na Noruega?
Lá, o Natal é chamado de jul, e a maioria dos noruegueses se reúne na véspera para o tradicional jantar e, em muitos casos, à espera do Julenisse, o Papai Noel.
Isso sem falar do festival de luzes que toma conta do país, envolvendo todos em um verdadeiro clima de conto de fadas. Muitos, inclusive, decoram suas ruas e casas de forma bastante caprichada.
Em Bergen, por exemplo, jardins da infância, escolas, empresas e milhares de indivíduos contribuem para a construção da cidade de biscoitos de gengibre, desde o Natal de 1991.
O mais legal é, também, encontrar presentes feitos à mão nas feiras de Natal e, de quebra, degustar comidas típicas de dar água na boca.
Não vá ao exterior sem um seguro viagem! Leia aqui por que ele é tão importante
Natal na Noruega: o que fazer por lá
Uma visita à cidade de madeira de Røros é um dos programas indicados para quem vai passar o Natal na Noruega, enquanto a Casa de Natal de Tregaarden, em Drøbak, é a única loja natalina permanente na Escandinávia.
Além das muitas feiras, vários concertos de Natal são realizados em todo o país. Por isso, muitos hotéis e restaurantes ficam abertos durante todo o período, mas alguns fecham entre 24 e 26 de dezembro, então é bom se programar.
Entretanto, caso você queira esquiar durante sua estada, escolha um hotel nas montanhas ou perto de uma estação de esqui.
Encontre aqui os melhores hotéis na Noruega
Natal na Noruega: gastronomia
Vários bons restaurantes começam a servir os típicos pratos noruegueses de Natal, muitas vezes preparados com ingredientes locais. Por isso, anote as dicas a seguir.
O cardápio normalmente inclui ribbe, ou costeletas de porco, pinnekjøtt, ou costeletas de cordeiro, e, em algumas regiões da Noruega, bacalhau.
Nas padarias, procure os biscoitos de Natal noruegueses, como o goro, o krumkaker ou o berlinekrans. Caso você vá a um supermercado, não deixe de levar para casa um kit divertido para construir a sua própria casinha de pão de mel.
LEIA TAMBÉM:
5 hotéis com café da manhã em Oslo, na Noruega
Noruega: um roteiro de cinco dias entre Oslo e Bergen
4 atrações que celebram os vikings na Noruega