O ranking anual da revista britânica “The Economist” apontou Viena, na Áustria, Copenhague, na Dinamarca, e Zurique, na Suíça, como as melhores cidades do mundo para se viver pelo terceiro ano consecutivo.
Elaborado pela Economist Intelligence, a divisão de pesquisa da revista, o levantamento analisou as condições de vida de 173 cidades em todo o mundo de 12 de fevereiro a 17 de março de 2024, e avaliaram os seguintes indicadores: estabilidade, saúde, cultura e meio ambiente, educação e infraestrutura das cidades. Cada categoria recebe uma avaliação de 1 a 100.
Além disso, todas as 10 cidades mais bem colocadas obtiveram a nota máxima (100) em educação. Viena também se destacou com as pontuações mais altas em estabilidade, saúde e infraestrutura.
Copenhague, na Dinamarca, e Zurique, na Suíça, ocupam, respectivamente, o segundo e terceiro lugares como as melhores cidades do mundo para se viver.
LEIA TAMBÉM: O que fazer em Viena, capital da Áustria
Quer conteúdos exclusivos e completos na palma da sua mão? Faça agora mesmo a assinatura digital da revista Viajar e tenha acesso a mais de 20 edições do nosso acervo!
As 10 melhores cidades
Em segundo e terceiro lugares, respectivamente, estão Copenhague, na Dinamarca, e Zurique, na Suíça.
Melbourne, na Austrália, desceu para o quarto lugar, e Calgary, no Canadá, empatou com Genebra, na Suíça, na quinta posição.
Vancouver, no Canadá, e Sydney, na Austrália, ficaram empatadas no sétimo lugar. Já Osaka, no Japão, e Auckland, na Nova Zelândia, fecharam o top 10, ambas em nono lugar.
A Europa Ocidental teve um desempenho notável, com 30 cidades alcançando uma média de 92 pontos em 100. Honolulu, no Havaí, foi a cidade mais bem classificada dos EUA, na 23ª posição. Atlanta, na Geórgia, subiu quatro posições para o 29º lugar. Los Angeles ficou na 58ª posição, enquanto Nova York ficou no 70º lugar.
Veja o top 10:
1- Viena, Áustria
2- Copenhague, Dinamarca
3- Zurique, Suíça
4- Melbourne, Austrália
LEIA TAMBÉM: O que visitar em Melbourne, Austrália
5- Calgary, Canadá
6- Genebra, Suíça
7- Sydney, Austrália
8- Vancouver, Canadá
9- Osaka, Japão
10- Auckland, Nova Zelândia
As piores cidades para se viver
Entre as cidades com as notas mais baixas e assim, consideradas as piores para se viver estão Damasco, na Síria, e Trípoli, na Líbia, devido aos anos de guerra civil enfrentados por ambas.
O fator que mais sofreu uma queda na lista geral foi a estabilidade, principalmente por causa do aumento de protestos na Europa Ocidental. Contudo, Tel Aviv, em Israel, registrou a maior queda, descendo 20 posições devido ao conflito com o Hamas.
LEIA TAMBÉM:
Conheça Salzburgo, cenário de A Noviça Rebelde
Austrália: o que fazer em Sydney e Melbourne
Gastronomia nórdica: o que a culinária da região mais ao norte do planeta tem a oferecer
Estudo aponta Munique como o destino mais seguro para mulheres
5 melhores lugares do mundo para ver a aurora boreal
Descubra a Albânia, país europeu que combina história, praias e ecoturismo