fbpx

Gastronomia nórdica: o que a culinária da região mais ao norte do planeta tem a oferecer

Com ingredientes naturais, os sabores “vikings” da gastronomia nórdica já são conhecidos no mundo todo.

Kanelbullar. (ALLEKO/iStock)

Um lugar bem longe do Brasil e diferente em quase todos os aspectos: clima, vestimenta, idiomas e, claro, gastronomia. Sim, estamos falando da Europa. E, com um pouco mais de especificidade, o norte do continente europeu.

É nessa região que estão localizados os países nórdicos. Entre eles estão a Noruega, Suíça, Dinamarca, Finlândia, Islândia e as regiões da Groenlândia, Ilhas Faroé e Ilhas Aland.

O norte europeu é bastante famoso pelo fenômeno da aurora boreal e também pela culinária, que é advinda da cultura viking.

LEIA TAMBÉM: 5 melhores lugares do mundo para ver a aurora boreal

A gastronomia nórdica é bem diversa, incluindo alimentos como peixes, carne de porco, cordeiro, hortaliças, legumes, massas e diversas especiarias.

É através dos sabores nórdicos que se conhece um pouco sobre a história dos vikings, uma civilização que existiu nessa região nos séculos VII a XI.

Os vikings sobreviviam da agricultura e do comércio marítimo. Por causa disso, frutos-do-mar e legumes são bastante utilizados na culinária nórdica.

Muito do que era preparado na época dessa civilização, desde o modo de conservação do alimento até o modo de preparo, permanece nos dias atuais.

A maioria dos pratos leva nomes considerados complicados por não-nativos. Entretanto, turistas que estiverem de passagem pelos países nórdicos não precisam se preocupar em aprender as línguas nativas (dinamarquês, norueguês, finlandês, sueco, islandês e faroês).

Os noruegueses, por exemplo, falam inglês. Sendo assim, é fácil se comunicar e pedir pratos em restaurantes, desde quem possui certificados na língua, como o linguaskill, até para quem não sabe muito.

Pratos tradicionais na região nórdica

Kalakukko

Pão filandês, preparado com centeio e recheado com filé de peixe e toucinho defumado. Esse prato também é possível ser encontrado com carne de porco.

Kalakukko. (Foto: shutterstock)

Kottbullar

Este prato inclui almôndegas semelhantes às feitas no Brasil, consistindo em bolinhas feitas de diversas carnes. Elas são servidas com purê de batatas, um legume bastante comum na região.

Kottbullar. (Foto: shutterstock)

Kalops Stew

Por ser uma região bastante fria, pratos quentes são muito comuns. Este é um ensopado de carne temperado com endro (também conhecido como “dill” no Brasil) e mergulhado em um molho consistente, servido com legumes.

Kalops Stew. (Créditos: sri widyowati/iStock)

Kanelbullar

Um pão enrolado, muito famoso, feito com canela e cardamomo (especiaria feita de sementes). As pessoas costumam consumi-lo no café da manhã ou lanche da tarde.

Kanelbullar. (Foto: shutterstock)

Herring

É um peixe que se assemelha bastante à sardinha. Pode-se saboreá-lo cru ou defumado, sendo servido com alguns acompanhamentos.

Herring. (Foto: shutterstock)

Salmão gravlax

Geralmente servido como entrada, são filés de salmão crus, temperados e marinados por alguns dias em açúcar, sal, endro, pimenta e frutas vermelhas. Os filés são cortados em lascas finas e são servidos com molho de mostarda.

Salmão gravlax. (Foto: shutterstock)

Apesar de ter uma origem natural, derivada de caça, pesca e cultivo, a culinária nórdica se encontra na gastronomia internacional, com várias receitas e de forma bastante contemporânea.

Caso não possa ir tão longe, é possível degustar diversos pratos em várias cidades pelo mundo, inclusive no Brasil.

LEIA TAMBÉM:

Conheça mais as cores e os sabores da culinária peruana

Como fazer reservas no restaurante A Casa do Porco, em SP

Roteiro de cinco dias entre Oslo e Bergen, na Noruega