fbpx

Como é se hospedar em Kilombo Villas, no Rio Grande do Norte

A apenas uma hora e meia do aeroporto de Natal e pertinho da Praia de Pipa, o hotel Kilombo Villas valoriza experiências em consonância com a natureza e com o movimento slow travel.

Por: Karina Cedeño

Kilombo Villas, Rio Grande do Norte.
Área da piscina do Kilombo Villas, Rio Grande do Norte. (Foto: divulgação)

O dia começa com o café da manhã servido no bangalô, inundado pela vista para o mar da Praia de Sibaúma. Frutas, tapiocas, bolos, cesta de pãezinhos e sucos naturais vão se sobrepondo na difícil decisão do que provar primeiro.

E esse é só o início de uma viagem preenchida por tantas outras delícias no Kilombo Villas, hotel-butique localizado no município de Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte, a 85 quilômetros de Natal.

LEIA TAMBÉM: 35 experiências no Rio Grande do Norte

Talvez nem o nome da cidade nem o da praia despertem algum reconhecimento para a maioria das pessoas. Mas basta mencionar a vizinha notória para que todo mundo se situe: Praia de Pipa.

Praia de Pipa, Rio Grande do Norte.
Praia de Pipa. (Foto: Humberto Sales)

Alçada à fama a partir dos anos 1970, ela acabou virando sinônimo para toda a região, que engloba ainda a Praia do Amor, a Baía dos Golfinhos e a Praia do Madeiro, entre outras. Juntas, elas costumam fazer parte do ranking de praias mais bonitas do mundo segundo os usuários do site TripAdvisor.

E não é à toa: quem resiste à paleta de cores formada pela combinação contrastante entre areia branquinha, mar esverdeado e falésias alaranjadas?

É esse cenário de filme que preenche a vist0a dos hóspedes do Kilombo Villas.

Kilombo Villas

O hotel Kilombo Villas surgiu em um cenário cinematográfico, com um dos sócios-proprietários, o espanhol Eduardo Gilles, que tinha uma produtora de audiovisual em Barcelona.

Ao vir de férias para o Brasil em 2006, encantou-se por Tibau do Sul e, durante um passeio de bugue pela Praia de Sibaúma, vislumbrou a oportunidade de construir um empreendimento para ser, a princípio, sua própria casa de veraneio.

Mas a crise econômica da Espanha fez com que Gilles mudasse não só de profissão, mas também de país. Do cinema foi para a hotelaria, e da Espanha veio de vez para o Brasil. Junto a uma arquiteta de Natal, criou o Kilombo Villas. “Apliquei meus conhecimentos de audiovisual na criação dos espaços, dando à pousada uma visão cinematográfica, como o pé-direito alto que dá profundidade de campo às imagens”, conta o espanhol.

Tanto é que o lugar hoje serve de cenário para filmes, produções de moda e, é claro, pequenos casamentos.

Casamento no Kilombo Villas
Kilombo Villas dispõe de um lindo cenário para a realização de casamentos. (Foto: divulgação)

As acomodações

A Kilombo Villas segue o conceito de eco slow, que enaltece a conexão com a natureza e o privilégio de curtir a vida sem pressa. São apenas dez acomodações, entre villas e suítes, todas com muita exclusividade e privacidade.

A Villa Sibraáma Ocean, por exemplo, esbanja 140 m2 para duas pessoas. O bambu predomina em toda a decoração, valorizando a hidromassagem e a vista para o mar.

Tem também a Villa Desidéria, com 160 m2, que é ideal para quem está de férias, mas não quer abrir mão dos cuidados com o corpo, pois conta com uma academia particular.

Villa Desidéria no Kilombo Villas
Villa Desidéria. (Foto: divulgação)

Já a Suíte Zumbi Ocean, de 35 m2, é menor, mas nem por isso pouco potente: ela ostenta terraço com hidromassagem, e a vista para o mar está garantida até mesmo a partir do chuveiro.

Gastronomia do Kilombo Villas

Se tomado no restaurante Kibo, o desjejum está incluído na diária. Ali há opções como ovos pochê, omelete de frango com queijo, tapiocas doces e salgadas e tábua de frios.

Os hóspedes também têm direito ao chá da tarde, com delícias como pão de queijo, bolo e dadinho de tapioca. Almoço e jantar, no mesmo restaurante, são cobrados à parte; o menu do chef Jefferson Gazaniga tem como base a cozinha brasileira, com toque mediterrâneo e asiático, incluindo opções vegetarianas.

Muitos dos pratos são feitos com ingredientes regionais e frescos, como peixe e camarão, que dão origem a pokes e ceviches. Outra boa pedida é o filé mignon com risoto de shiitake e molho de gorgonzola.

O que fazer no Kilombo Villas

Seja qual for sua programação durante o dia, planeje-se para estar de volta ao hotel pelo menos em um fim de tarde. Isso porque o pôr do sol aqui, com vista para a Praia de Sibaúma, é imperdível.

Praia de Sibaúma
Praia de Sibaúma, Rio Grande do Norte. (Foto: shutterstock)

Também não é nada mau tirar um dia todo para aproveitar a pousada, que passou por renovações e agora conta com novos espaços, como o Folhas Sagradas, com diversas redes e espreguiçadeiras sob uma cobertura de policarbonato em forma de folhagem.

É onde acontecem exposições com objetos produzidos por artesãos locais, e a ideia do proprietário Eduardo Gilles é também inaugurar um bar ali em breve.

Outro espaço para relaxar é a piscina, rodeada por mais espreguiçadeiras. Se a ideia é explorar os arredores, o Kilombo Villas oferece bicicletas gratuitamente ou, então, basta descer os degraus para chegar à quase deserta Praia de Sibaúma (só não se esqueça de conferir a tábua das marés antes).

Ali não há quiosques nem cadeiras ou guarda-sóis, por ser área de desova de tartarugas protegidas pelo Projeto Tamar, mas há paz e beleza de sobra. Para ir além, o hotel oferece vários passeios, como voo de parapente e tour gastronômico de barco.

Projeto Tamar
Projeto Tamar no Kilombo Villas. (Foto: divulgação)

Para quem, por outro lado, não quiser nem sair do quarto, é possível agendar um dos tratamentos de spa, como massagens, reiki e drenagem.

Todos os hóspedes podem aproveitar o atendimento personalizado. Desde o momento do check-in, um concierge fica em contato por Whatsapp, providenciando serviços como aromaterapia no quarto, que perfuma o ambiente com essências de alecrim, patchouli ou baunilha.

O que fazer na região

Tour de quadriciclo

O passeio não requer experiência prévia: até quem nunca dirigiu um quadriciclo pode aprende rapidamente. O trajeto guiado de duas horas passa pelas principais praias da região e tem parada no Chapadão (falésia que chega a 40 metros de altura), que dá vista para a Praia do Amor.

Praia do Amor
Praia do Amor, Rio Grande do Norte. (Foto: Humberto Sales)

Alugue um carro e conheça a região de Pipa do seu jeito!

Santuário Ecológico de Pipa

A reserva protege 90 hectares de Mata Atlântica e oferece mais de dez tipos de trilhas, com diferentes níveis de dificuldade. Os caminhos conduzem a mirantes, de onde é possível avistar a Baía dos Golfinhos, famosa pela presença constante desses mamíferos aquáticos.

Baia dos Golfinhos
Baia dos Golfinhos, Tibau. (Foto: Junior Santos)

O santuário também dispõe de uma área destinada ao Projeto Tamar, com informações e exposições sobre as tartarugas marinhas. De janeiro a junho, é possível acompanhar a abertura dos ninhos delas. Por fim, dá para chegar à Praia do Madeiro por meio de uma escada íngreme esculpida nas pedras.

Praia do Maderio

Uma das praias mais famosas da região é fiel ao cenário de cartão-postal, com mar verde-esmeralda, de águas quentes e calmas, ideais para banho. Lá dá para ver golfinhos, principalmente no início da manhã, e há boa infraestrutura com restaurantes e quiosques.

Alguns espaços também disponibilizam cadeiras, guarda-sóis e espreguiçadeiras.

Praia de Pipa

A partir do Madeiro (sempre de olho nas marés!), dá para acessar a Praia de Pipa propriamente dita. Também conhecida como Praia do Centro, ela é bem movimentada e cheia de barcos que levam para passeios turísticos. Em uma rocha alcançada pela maré alta, fica a estátua de São Sebastião, o padroeiro local.

Centrinho de Pipa

Acessa pela praia central, o charmoso centrinho da vila reúne restaurantes, lanchonetes, sorveterias e lojas de artesanato, incluindo a feirinha do Pipa Praia Shopping.

À noite, o movimento é grande, sobretudo na Rua do Céu, que tem paralelepípedos coloridos, e na Vila Mangueira, uma espécie de galeria que se inspira em cenários da Grécia, feitos para bombar nas redes sociais.

Para jantar, uma boa opção é o restaurante Camurim, de gastronomia contemporânea com toques regionais. Vale provar o Peixe e Horta, com filé de robalo grelhado, molho de rúcula, purê de cenoura, castanha tostada e crispy de cebola roxa.

O filé mignon com prensadinho de macaxeira e queijo coalho e o cupim confitado também são interessantes. Outra dica é o restaurante do Exótica Boutique Hotel, onde faz sucesso o Duetto Tartare (com robalo, atum, guacamole e chips de batata doce), o robalo à putanesca e a kafta de cordeiro.

Mirante Sunset Bar

O pôr do sol é o momento mais esperado do dia na Praia de Pipa, e o Mirante Sunset Bar é uma das opções mais badaladas para assisti-lo. São sete deques panorâmicos, situados em diferentes níveis e cheios de cantinhos fotogênicos, com mesas onde tomar um drinque enquanto a tarde cai. Há também um palco principal, com shows e DJs.

Confira mais fotos e valores do Kilombo Villas!

LEIA TAMBÉM:

Grupo Tauá anuncia chegada de novo resort em João Pessoa

Como é se hospedar no Resort Vila Galé Touros

Conheça o Txai Resort Itacaré, na Bahia

Costa do Sauípe: tudo sobre o resort all-inclusive da Bahia

Wyndham Olímpia, maior hotel no interior de SP

São Pedro Thermas Resort, novo hotel pertinho de SP

6 pousadas em Trancoso para a baixa temporada

11 hotéis para dar uma escapada perto de São Paulo

20 dicas de hotéis e resorts para curtir com a família