HomeNotíciasHotéis e pousadas em Paraty: veja onde ficar

Hotéis e pousadas em Paraty: veja onde ficar

Hotéis e pousadas em Paraty: veja onde ficar

Por Carolina Maia

Piscina da pousada

Em um destino que abraça como Paraty, nada mais apropriado que uma hospedagem que aconchega. Eis a Pousada Literária, situada na principal rua do Centro Histórico. Antigo Hotel Coxixo, da atriz Maria Della Costa, o casarão colonial foi adquirido em 2011 e os atuais gestores mantiveram a ideia de sempre ficar bem longe dos grandes centros urbanos e ter hotéis pequenos em locais que viabilizem projetos de restauro e sustentabilidade.

Casas vizinhas à propriedade foram compradas para aumentar a área da pousada e aumentar o conforto dos hóspedes. São somente 13 apartamentos, nove suítes, duas vilas (Paraty Mirim e Trindade) e uma casa, a Aurora, que comporta até seis pessoas. Bem estruturadas, têm produtos Natura e frigobar que pode ser customizado pelo hóspede, além de detalhes que vão até o teto, feito com palha de dendê proveniente de Trancoso. Não em vão, é a única pousada na cidade com 39ª chancela Virtuoso, que reúne hospedagens de luxo ao redor do mundo.

Suíte Paraty

Suíte Paraty (foto: divulgação)

A pousada faz jus ao seu nome: além de ser hospedagem oficial durante a famosa Flip (e sediar o coquetel de abertura), conta com uma biblioteca incrível com 1.200 clássicos da literatura mundial e brasileira. Aliás, os livros estão por todos os cantos, inclusive na decoração dos quartos: é uma grata surpresa descobrir grandes obras-primas a seu dispor, selecionadas de acordo com suas preferências. Não deu tempo de terminar a leitura? Sem problemas! A pousada muitas vezes acaba presenteando o hóspede com o exemplar. De quebra, logo ao lado fica a Livraria das Marés, projetada pela arquiteta Bel Lobo, com mais de 4 mil livros à venda, uma pâtisserie de menu assinado pelo renomado chef belga Frédéric de Maeyer e um espaço multiuso para workshops, apresentações musicais e palestras.

Outro chef belga, Bertrand Materne, cuida do restaurante da pousada, o Quintal das Letras, que prioriza a tradicional culinária caiçara, com o conceito farm to table (da fazenda à mesa). Então espere por ingredientes frescos e orgânicos que chegam diariamente vindos da Fazenda Bananal, que pode ser visitada pelos hóspedes. O café da manhã é um exemplo irresistível: foi graças às sugestões do Seu Ademir, funcionário da casa há 30 anos, que fugi da dieta com as deliciosas geleias de acerola, banana e laranja, com o waffle de massa de pão de queijo e muito mais…

Para relaxar, tem piscina aquecida e o Spa Poesia, que traz um menu diverso de terapias faciais e corporais. As ervas agroecológicas usadas nos tratamentos vêm diretamente da horta da Fazenda Bananal e podem ser escolhidas pessoalmente pelo cliente no bar de esfoliantes. E tem ainda passeios exclusivos, como a escuna Maria Panela, que navega pelo Saco do Mamanguá, onde os hóspedes podem caminhar pela praia, nadar e praticar snorkeling ou stand up paddle. Uma delícia!

 

 


Clique aqui e veja outras opções de hospedagem em Paraty!


 

 

 

Leia também:

Paraty: o que fazer, onde comer e se hospedar

As melhores praias de Paraty

Onde comer em Paraty

Centro histórico, sítios, cachaça e cerveja em Paraty

Paraty com algo a mais: confira os atrativos além do básico na cidade 

Velejando em Paraty: uma viagem a bordo de um veleiro 

Compartilhar: