Fim de uma era! Europa inicia substituição de carimbo em passaportes por sistema eletrônico EES

Sistema eletrônico de entrada e saída começa a ser implementado na Europa e deve substituir o carimbo em passaportes até abril de 2026.

A checagem agora passa a ser feita pelo sistema eletrônico EES, que substituirá o método manual em 29 países europeus. (Foto: shutterstock)

A partir deste domingo (12), parte dos países europeus inicia a substituição do tradicional carimbo em passaportes por um sistema eletrônico de controle de entrada e saída.

A transição será gradual e deve estar concluída até 9 de abril de 2026. Até lá, os viajantes ainda poderão receber o selo manual nas fronteiras.

Sistema de Entrada/Saída (EES)

O novo Sistema de Entrada/Saída (EES) será adotado em 29 países europeus, incluindo Portugal, França, Espanha, Alemanha e Itália. O Reino Unido não participará da mudança.

Voltado a cidadãos de fora da União Europeia, como os brasileiros, o EES registrará dados biométricos — imagens faciais e impressões digitais — para autorizar a permanência de até 90 dias em um período de 180 dias no território europeu. O processo não terá custo para o viajante.

Como vai funcionar

Na chegada ao país de destino, os agentes de fronteira farão a coleta biométrica ou tirarão uma foto do visitante. Em alguns pontos, será possível antecipar o registro em totens de autoatendimento ou por meio de aplicativos oficiais, quando disponíveis. Mesmo assim, todos os viajantes deverão passar obrigatoriamente pela checagem de um agente de imigração.

Países que adotarão o EES: Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Suíça.

Etias

Outro sistema previsto é o Etias (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens), que entrará em operação no último trimestre de 2026. A autorização será obrigatória para cidadãos de países que não precisam de visto — como o Brasil — e terá custo de 20 euros.

Etias: tudo sobre a nova autorização de viagens para Europa

O Etias deverá ser solicitado pela internet e terá validade de três anos, ou até o fim da validade do passaporte apresentado pelo viajante –o que vier primeiro.

A autorização prévia, segundo a Comissão Europeia, tem como objetivo diminuir as filas e o tempo de passagem pela imigração.

Chip de internet

Não fique sem comunicação na sua viagem! Aproveite o máximo de conexão de internet para garantir seus posts, mensagens e outros aplicativos com um chip de viagem. Veja a melhor opção aqui.

Aluguel de carro

Quer aproveitar os passeios de forma confortável e prática? Alugue um carro e decida a melhor forma de organizar o seu dia. Veja a melhor opção aqui.

Seguro-viagem

Viaje sem preocupações com seguro-viagem para você e sua família. Confira as melhores cotações.

Agência de viagem

Temos uma agência parceira especializado em roteiros personalizados, que pode te ajudar a organizar toda a sua viagem. Fale com a THE TRAVEL.

LEIA TAMBÉM:

Como tirar o passaporte: confira o passo a passo

Febre amarela: passo a passo para tirar o certificado digital

Seguro viagem para crianças: tire suas dúvidas

Veja como tirar a autorização de viagem para crianças e adolescentes