fbpx
  • Seu carrinho está vazio.
HomeServiçosComo funciona a autorização de viagem para menores de idade

Como funciona a autorização de viagem para menores de idade

Como funciona a autorização de viagem para menores de idade

Saiba quando é necessário preencher uma autorização de viagem para menores de idade desacompanhados pelos pais ou responsáveis

Por Isabela Oliveira

Você sabia que a Viajar tem grupos gratuitos no WhatsApp e Telegram com dicas, serviços e muitas promoções de destinos no Brasil e no Mundo?
Faça parte desse grupo e comece a planejar a sua próxima viagem!

Entrar no grupo Telegram! Entrar no grupo WhatsApp!

As férias escolares estão chegando! E, com elas, o número de crianças e adolescentes que viaja com ou sem suas famílias aumenta. Portanto, se seu filho vai viajar sozinho, você precisa saber como fazer a autorização de viagem para menores de idade; seja em viagem de ônibus ou avião. Descubra como autorizá-lo a viajar sem a presença de um responsável.

Quando a autorização de viagem para menores é necessária?

No Brasil, é proibido que menores de 16 anos viajem sem um dos pais ou um responsável legal; ou ainda um parente de até terceiro grau (com documento para comprovar). Sendo assim, para outros acompanhantes, é exigida a autorização dos pais com firma reconhecida em cartório. A norma vale para qualquer viagem fora do endereço de residência da criança ou adolescente, com exceção para o mesmo estado ou região metropolitana.

Assim como em viagens de carro ou ônibus, o mesmo ocorre em voos. Além disso, na ausência de um dos pais ou responsáveis, o faltante deve apresentar um documento com firma reconhecida em cartório. Também são aceitos passaportes com autorização para viagens sem acompanhante. Já para os que vivem fora do país, é válido o Atestado de Residência no país de destino pela Repartição Consular Brasileira com até dois anos, desde que com a presença de um dos pais.

Posso solicitar a autorização de viagem para menores on-line?

Desde 2021, é possível solicitar pela internet uma autorização de viagem para menores de 18 anos em casos de voos domésticos. Dessa forma, basta utilizar a plataforma e-Notariado. Para embarcar, maiores de 12 anos devem apresentar um documento com foto, enquanto menores podem utilizar a certidão de nascimento.

Além disso, algumas companhias aéreas oferecem assistência a menores desacompanhados mediante pagamento. As idades mínimas variam entre 5 e 8 anos para companhias como Lufthansa e Gol, respectivamente. As regras divergem de acordo com a empresa, mas a assistência costuma ser obrigatória para menores de 12 anos.

 

Fuja das roubadas em sua viagem. Nosso time de especialistas viaja o mundo em busca de dicas e do que existe de melhor em cada destino. Já escolheu ou está em dúvida para onde viajar? Então nós te ajudamos, clique aqui.

 

Leia também:

Seguro viagem para crianças: tire suas dúvidas

Como aproveitar Campos do Jordão com as crianças

35 hotéis e resorts para curtir com as crianças

8 atrações para levar as crianças na Nova Zelândia

Que tal transformar o seu cartão de crédito em uma verdadeira fábrica de milhas?
Se você gasta pelo menos R$ 3.000,00 por mês no cartão de crédito e não consegue emitir um bilhete por ano para os EUA com as suas milhas acumuladas, acredite, você não sabe usar o cartão de crédito a seu favor.
Quero te convidar a se tornar especialista no assunto. Aprenda a viajar de graça, entrar em salas vips ao redor do mundo sem pagar nada e fabricar milhas com o nosso time de especialistas. Chegou a hora de você virar o jogo e parar de dar dinheiro aos bancos.

Saiba como viajar de graça e sem enrolação!