fbpx

Como ir para a Ilha da Madeira, em Portugal

A mais de mil quilômetros da costa de Lisboa, a Ilha da Madeira é um destino com paisagens inesquecíveis. Veja como visitar a região!

Ilha da Madeira, mas poderia facilmente se chamar Ilha da Beleza. Esse pequeno paraíso de origem vulcânica está localizado bem pertinho de Lisboa e vale muito a pena você incluir no seu roteiro de viagem. Então, para te ajudar, vou dar algumas dicas de como chegar lá. Spoiler: é bem mais fácil do que você imagina!

Para começar, você pode viajar para Portugal com várias companhias aéreas, mas apenas algumas oferecem voos diretos:

– TAP Air Portugal; LATAM Airlines Brasil;Azul Linhas Aéreas.

Eu viajei com a TAP Air Portugal, mas recomendo sempre que você faça uma pesquisa para ver qual é a melhor opção. Você pode comparar a passagem aérea em dinheiro ou usar as milhas aéreas na emissão.

Um dos diferenciais da TAP é a operação em vários aeroportos brasileiros ao invés de apenas São Paulo (GRU) e Rio de Janeiro (GIG). Afinal, isso torna a viagem mais rápida e menos cansativa.

As saídas da TAP são de:

– Belém; Belo Horizonte; Brasília; Fortaleza; Natal; Recife; Maceió; Salvador; Rio de Janeiro; São Paulo; Porto Alegre..

O Aeroporto de Lisboa é o hub da TAP na Europa e, ao optar pela companhia aérea portuguesa, há um diferencial: você pode sempre realizar um stopover (parada) gratuito de até 5 dias em Lisboa. Foi o que eu fiz. Comprei a passagem até para Funchal e optei pela parada na volta em Lisboa.

Isso deve ser feito no momento da compra da sua passagem e não posteriormente, ok?

Não fique sem conexão de internet durante a sua viagem à Ilha da Madeira!

Meus voos ficaram assim:

– Rio de Janeiro (GIG) para Lisboa (LIS) – conexão de 2 horas;
– Lisboa (LIS) para Funchal (FNC) – fiquei 5 noites;
– Funchal (FNC) para Lisboa (LIS) – fiquei 5 noites;
– Lisboa (LIS) para o Rio de Janeiro (GIG) – término da viagem.

Curiosidade 1: o aeroporto da Ilha da Madeira se chama Aeroporto Cristiano Ronaldo. É uma homenagem ao craque português, que nasceu na ilha e conquistou o mundo com seu futebol.

Curiosidade 2: o aeroporto é considerado um dos mais difíceis do mundo para os pilotos, que precisam de uma autorização especial para poder voar para lá. O motivo são os fortes ventos, mas não há motivos para preocupações, pois é bem seguro.

Ao viajar com outras companhias aéreas europeias talvez você precise realizar duas conexões para chegar à ilha. Portanto, recomendo sempre checar o tempo total de voo para a viagem não ficar muito cansativa.

De Lisboa até Funchal

O voo é bem curto, durando mais ou menos 1 hora e 30 minutos. A TAP opera vários voos por dia, como se fosse uma ponte aérea. E é uma sorte ser um voo curto, pois nas duas aeronaves da TAP onde voei os assentos não reclinavam nada.

A dica é sentar do lado direito da aeronave, na janela. Assim, você vai assistir de camarote a decolagem de Lisboa ao nascer do sol e depois à chegada a Funchal com um visual de tirar o fôlego. Ainda dentro do avião já fiquei apaixonado pela beleza da ilha.

Quantos dias ficar na Ilha da Madeira?

Eu fiquei 6 dias – 5 noites – e achei que foi um pouco corrido diante de tantas atividades. Por isso, acho que o ideal mesmo é ficar uma semana, para você aproveitar as atrações, os restaurantes e o seu hotel – alguns hotéis são incríveis e você vai querer curtir a piscina, se bronzear e relaxar.

LEIA TAMBÉM: Dicas para visitar a Ilha

Quanto custa a passagem aérea?

Depende. E depende muito. Em geral, em uma promoção, você consegue comprar uma passagem no valor médio de R$ 2.500,00 até Lisboa em Classe Econômica. Mas para ir até a Ilha da Madeira espere valores a partir de R$ 3.000,00.

Você pode comprar o trecho até a Ilha da Madeira separado o trecho internacional, mas se comprar junto é melhor pelo fato de manter a franquia de bagagem.

Se você comprar a passagem aérea com a LATAM ou Azul, o trecho deverá ser realizado por outra companhia aérea. A alta temporada é no verão europeu, nos meses de junho, julho e agosto. Saindo do Brasil, os preços são mais altos nos meses de férias – janeiro, julho e dezembro (segunda quinzena).

O parcelamento da passagem aérea funciona assim:

– TAP Air Portugal: 12 vezes sem juros em todos os cartões de crédito;
– LATAM Airlines Brasil: 4 vezes sem juros em todos os cartões de crédito. Com os cartões LATAM Itaucard o parcelamento pode ser em 10 vezes sem juros;
– Azul Linhas Aéreas: 10 vezes sem juros em todos os cartões de crédito.

Piscina com vista (foto: Gabriel Dias)

VEJA ONDE SE HOSPEDAR NA ILHA DA MADEIRA!

Roteiro de viagem para Portugal

Além da Ilha da Madeira e de Lisboa, eu recomendo que você conheça outras cidades portuguesas, pois os deslocamentos de carro são rápidos e as estradas perfeitas.

Em Lisboa, você pode fazer bate e volta para:

– Cascais; Estoril; Sintra; Fátima; Nazaré; Óbidos.

De carro, você precisa decidir se quer ir para o norte ou para o sul – Lisboa está no meio do país. Se estiver no verão ou em uma época quente eu recomendo descer até o Algarve, onde estão as praias mais bonitas de Portugal. Ir até o Alentejo também é uma boa opção. Comporta, que fica mais perto de Lisboa, também é uma região mais badalada atualmente – tem praia e ótimos beach clubs.

Se você decidir subir, a cidade do Porto é um destino mais do que imperdível. Vale também conhecer o Douro, que tem paisagens lindas e incríveis hotéis. Se você se animar, pode até continuar subindo até a Espanha.

Vale a pena conhecer a Ilha da Madeira?

Sim! Eu, certamente, fiquei apaixonado. É como se fosse a Fernando de Noronha dos portugueses. Afinal, você estará cercado por uma natureza exuberante, poderá curtir as praias, piscinas naturais, caminhadas, gastronomia e assistir ao nascer do sol e pôr do sol – espetáculos incríveis.

Tem ainda passeios de barco, centro histórico, as mais variadas lojas e um povo simpático que adora os brasileiros.

LEIA TAMBÉM:

O que fazer no Porto, Portugal

Açores: arquipélago rústico em Portugal

O que fazer em Bragança, Portugal

O que fazer em Óbidos, Portugal