fbpx
HomeDestinosBalneário Camboriú: praias e muito mais

Balneário Camboriú: praias e muito mais

Balneário Camboriú: praias e muito mais

A cidade catarinense chama atenção pelas belezas naturais e estrutura moderna

Por Paulo Mancha D'Amaro

Praia do Estaleiro

Não sou do tipo que gosta de comparações, mas depois de conhecer Balneário Camboriú ficou difícil não colocá-lo no mesmo patamar de Miami. Acham que eu enlouqueci? Nada disso. Afinal, cada vez mais, a cidade catarinense se parece com uma miniatura da metrópole americana: praias belíssimas nos arredores, bons hotéis, gastronomia de primeira, comércio variado, segurança e uma qualidade de vida invejável.

Balneário Camboriú fica no litoral norte de Santa Catarina, a apenas meia hora de carro do aeroporto de Navegantes e a 80 quilômetros de Florianópolis. O mar, a areia e os prédios na orla criam a imagem da nossa Miami made in Brasil. Portanto, com o dólar vivendo momentos de total esquizofrenia, por que não ficar por aqui mesmo?

Praia em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú é o destino ideal para quem quer curtir uma praia (foto: shutterstock)

 

Praia das Laranjeiras

Vista aérea da Praia das Laranjeiras (foto: shutterstock)

 

Ilha das Cabras, ao centro

Ilha das Cabras, ao centro (foto: shutterstock)

 

 

Praias de Balneário Camboriú

 

Taquaras (Foto: divulgação)

Taquaras (Foto: divulgação)

As praias, claro, são a grande atração. Mas Balneário Camboriú vai além. Então, comece contemplando a cidade do alto, subindo o Morro do Careca. Dali, a mais de cem metros de altura, dá para ter a real visão da área urbana, com seus edifícios elegantes e suas marinas, entre elas, a Marina Tedesco, inaugurada em 2006, com design que lembra as da Flórida.

Dali você pode embarcar em um delicioso passeio marítimo. O Barco Pirata, por exemplo, tem capacidade para 270 pessoas e faz um roteiro divertido, que tem início na Barra Sul, passando pela Praia Central e pela bucólica Ilha das Cabras, e indo atracar na Praia de Laranjeiras, permitindo aos visitantes aproveitar a praia, mergulhar e desfrutar da gastronomia local.

Mas a maior atração de todas é, sem dúvida, o Parque Unipraias. Trata-se de uma reserva de mata nativa no alto de uma montanha, aonde você chega por meio de um teleférico. E, de lá, pode voltar ou descer para Laranjeiras.

No meio do caminho, bem no topo, fica a Estação Mata Atlântica, com alguns programas imperdíveis. Então, prepare o celular para muitas fotos. Há quiosques, loja de suvenires, um auditório para eventos culturais e o Parque Ambiental, que soma mais de 500 metros de passarelas em meio à mata, sinalizadas por placas indicativas sobre a fauna e a flora nativa.

Tirolesa e outros passeios

Mas o que as crianças amam mesmo são o trenó e a tirolesa. O primeiro foi batizado de Youhooo!. Fabricado na Alemanha, é um trenó de montanha que desce em velocidade pela Mata Atlântica em um percurso de 710 metros. Pode alcançar até 60 km/h! A segunda, chamada ZipRider, é uma tirolesa radical que garante uma descida de 750 metros a 60 km/h. Ou seja, adrenalina na certa!

 

Buscando hotel em Balneário Camboriú? Clique aqui e veja 10 opções

 

Fica a dica: que tal receber em casa, todos os meses, o melhor conteúdo de turismo? Matérias de diversos lugares ao redor do mundo, produzidas por especialistas por apenas R$ 12,90/mês. Clique aqui e saiba mais.

Tirolesa Youhoo! (Foto: divulgação)

Tirolesa Youhoo! (Foto: divulgação)

Por fim, para bater perna, comer bem e curtir o visual, emende uma caminhada sem pressa pelo belíssimo calçadão da Praia Central. Essa enseada é, enfim, o lado agitado de Balneário Camboriú. Com quase sete quilômetros de extensão, ocupa o coração da cidade e, ao contrário do que costuma ocorrer em outras praias urbanas do Brasil, ela tem suas águas livres de poluição.

É ali que tudo acontece, com muita gente passeando no caprichado calçadão, praticando esportes dia e noite, vendo shows na areia, comendo e bebendo nos quiosques ou simplesmente se bronzeando.

Para auxiliar em sua viagem e na rápida consulta, separamos um e-book completo deste conteúdo para você baixar em seu celular e levar em sua viagem. Preencha o campo abaixo com seu e-mail e baixe, gratuitamente, o nosso e-book!

Outro lugar que ferve é a Avenida Brasil, endereço de muitas lojas de calçados e bolsas. Aliás, os bons preços desses produtos têm uma justificativa: Balneário Camboriú é abastecida pelos polos industriais e exportadores de Blumenau e Brusque. Por fim, à noite… Camboriú é brindada pelos focos coloridos do Cristo Luz, uma estátua de 33 metros de altura, no alto de uma das maiores montanhas da cidade. Ela emite um facho de luz para a cidade ao anoitecer, quando é mais bela, com direito a restaurante panorâmico e tudo. Por isso, se prepare para a vista.

Veja aqui uma ótima opção de hotel pertinho do Cristo Luz

 

Cristo Luz (Foto: divulgação)

Cristo Luz (Foto: divulgação)

Leque de praias

Urbanas, isoladas, extensas, pequenas, agitadas, bucólicas, para famílias, para nudistas… Há de tudo um pouco entre as dez praias de Balneário Camboriú. Quer sossego e simplicidade? Então a pedida é se hospedar em uma das inúmeras pousadinhas de Estaleiro, Estaleirinho, Taquaras e Taquarinhas. Elas são ligadas pela Avenida Interpraias e estão ao sul, separadas do cenário urbano por um maciço montanhoso repleto de verde.

Reserve seus passeios com antecedência

 

Escondidinha no meio delas, resplandece a famosa Praia do Pinho, uma das pioneiras no naturismo em toda a América do Sul. Ali, só se pode frequentar sem roupas. Nessa porção sul do município, você se depara, ainda, com a deliciosa Laranjeiras, de águas calmas (sendo, por isso, ideal para a criançada) e com uma infraestrutura de bares e restaurantes de primeira categoria.

Impossível não repetir as porções de camarão à romana (empanado com queijo parmesão) ou do rodízio de frutos do mar (que geralmente oferece lula, ostra, mariscos e filé de côngrio acompanhados de pirão, arroz e batata frita).

Agora, se a sua pegada é algo mais selvagem, vale a pena trilhar a charmosa passarela que sai do extremo norte da Praia Central e leva até a minúscula Praia do Canto. Deserta, ela tem apenas 50 metros de extensão. Balneário Camboriú tem, ainda, a Praia dos Amores, já na divisa com o município de Itajaí, além da espetacular Praia do Buraco, uma enseada quase deserta, de onde se pode apreciar toda a beleza da orla do centro.

Leia também: Como fazer boas fotos de viagem com o celular

Praia do Estaleirinho

Praia do Estaleirinho (foto: shutterstock)

 

Praia de Taquaras

A tranquilidade da Praia de Taquaras (foto: shutterstock)

 

O mar cristalino da Praia das Laranjeiras

O mar cristalino da Praia das Laranjeiras (foto: shutterstock)

 

Hotéis em Balneário Camboriú

E é nessa orla que está está o maior e melhor resort da região, o Infinity Blue, debruçado sobre o Atlântico, em uma encosta de Mata Atlântica preservada – um dos mais agradáveis pontos do litoral catarinense.

Infinity Blue

Piscina do Infinity Blue (foto: divulgação)

 

Vista aérea do Infinity Blue Resort & Spa

Vista aérea do Infinity Blue Resort & Spa (foto: divulgação)

O resort conta com 6 categorias de quartos. A Superior é a menor, com 25 m² e ideal para duas pessoas. Já a Luxo, por sua vez, possui 40 m², além de varanda com vista para o mar. Por fim, a Family tem capacidade para até três adultos e duas crianças em seus 43 m², com sacada voltada para o mar.

O Infinity Blue também conta com spa e é petfriendly, ou seja, você pode se hospedar junto com seu cachorro. Para chegar ao resort, o aeroporto mais próximo é o da cidade de Navegantes, a 13 quilômetros de distância.

Outra opção, porém, é o de Florianópolis, distante 95 quilômetros. É possível, também, contratar transfer de ida e volta entre os aeroportos, Joinville e o resort.

Oportunidade: Aproveite para planejar as suas férias em um resort pelo Brasil. Clique aqui e receba em sua casa o Guia de Resorts com os melhores hotéis do Brasil.

 

Clique aqui para ver mais 10 opções de hotéis em Balneário Camboriú!

 

Já baixou o App da Viajar pelo Mundo? Nele você encontra mais de 25 edições para download, além de guias e conteúdo exclusivo. Baixe agora, disponível para IOS e Android. Clique aqui para baixar!

 

Gostou da nossa matéria de Balneário Camboriú? Caso tenha sentido falta de alguma informação ou queira alguma dica adicional, deixe seu comentário abaixo!

 

 

Leia também:

10 opções de hotéis e resorts em Balneário Camboriú

Beto Carrero World: o que saber antes de ir

Infinity Blue: resort ao natural em Balneário Camboriú (SC)

Conheça o berçário de Baleias Franca, em Santa Catarina