Parceiros e pais influenciam escolhas de viagem dos brasileiros, enquanto IA e redes sociais ganham força no planejamento dos roteiros.

Uma pesquisa recente da Booking.com, realizada em maio e junho de 2025 com 4.000 entrevistados no Brasil (além de Argentina, Colômbia e México), revela que as decisões sobre viagem vão muito além das preferências individuais — os brasileiros são fortemente influenciados por parceiros e familiares.
Como fazer a mala perfeita: Dicas para viajar com estilo e praticidade
O peso da companhia na hora de viajar
Mais de um terço dos viajantes brasileiros (35 %) confessam que mudariam completamente seus planos para incluir o(a) parceiro(a) nas férias. Na faixa etária de 55 a 64 anos, esse percentual chega a impressionantes 45 %, e na Região Sul, é de 37 %.
Já os pais aparecem como influenciadores para 16 % dos entrevistados, sendo mais impactantes entre jovens de 18 a 24 anos (32 %), e também na região Nordeste (21 %).
Desafios de planejar para todos
Viajar com a família é uma oportunidade de conexão, mas também representa desafios: 29 % dos brasileiros apontam que manter a calma diante dos imprevistos é o principal obstáculo — um número que sobe para 43 % entre pessoas com 65 anos ou mais. Outros 27 % consideram difícil montar um roteiro que agrade a todos, chegando a 34 % na Região Sul.
LEIA TAMBÉM: 5 vantagens de reservar um hotel com o Booking.com
Tecnologias e tendências: geração Z e inteligência artificial
Além das relações familiares, as plataformas digitais também desempenham papel crescente. Dois em cada três brasileiros (66 %) planejam usar inteligência artificial para organizar viagens em 2025 — isso inclui desde a seleção de roteiros até a busca por promoções.
Entre os jovens da Geração Z, 61 % utilizam redes sociais para se inspirar ao escolher destinos, seguido de perto por opiniões de amigos e familiares (51 %).
Implicações práticas para viajantes
Inclua todos no planejamento: conversar com quem irá viajar pode garantir escolhas mais satisfatórias para todos.
Antecipe possíveis imprevistos: ter planos alternativos ou flexibilidade pode evitar frustrações em viagem.
Use a tecnologia ao seu favor: IA é aliada eficiente — rápida, prática e, para muitos, confiável.
LEIA TAMBÉM:
Deu overbooking? Saiba o que fazer se faltar lugar no voo
Tire todas as suas dúvidas sobre seguro viagem
Febre amarela: passo a passo para tirar o certificado digital