Pode parecer estranho, mas você não precisa. E eu vou explicar os motivos pelos quais o dinheiro em Punta Cana não é necessário. Os principais gastos de uma viagem para esse paraíso na República Dominicana são:
– Passagem aérea, que você compra parcelada em até 12 vezes sem juros;
– Hospedagem, que você também compra parcelada em até 12 vezes sem juros.
Como você vai se hospedar em um hotel all-inclusive – se não vai, está cometendo um erro – todas as refeições estão incluídas no valor das diárias.
All-inclusive significa:
– Todas as refeições (café da manhã, almoço, lanche, jantar e room service) incluídas no valor das diárias;
– Todas as bebidas (inclusive as alcoólicas) incluídas no valor das diárias.
O traslado aeroporto-hotel-aeroporto você também pode contratar ainda no Brasil, para não se preocupar com nada. No desembarque, vai ter uma pessoa com uma placa com seu nome – estresse zero.
Ou seja: dentro do resort você só vai gastar dinheiro se quiser, em alguma atividade extra, como Spa, esportes motorizados e bebidas premium. Mas se não quiser, não terá que pagar um centavo no check-out.
Imigração
Geralmente, a imigração nos EUA e Europa é mais rigorosa, e pode até perguntar quanto você está levando em dinheiro vivo. Em Punta Cana, ninguém vai te perguntar nada. Todos os turistas brasileiros são bem-recebidos, sem questionamentos.
Apesar de não ser exigido, eu sempre recomendo que você viaje com um seguro viagem com cobertura contra a COVID-19.
Gorjetas
Para gorjetas, aí sim é importante ter dinheiro vivo. Você só precisa dar gorjeta se quiser – ninguém vai te obrigar. Como os americanos dão gorjetas o tempo todo, os funcionários meio que esperam por isso, mas está longe de ser uma obrigação.
Passeios
O principal passeio é o da Isla Saona. Ele custa em torno de US$100 e você pode comprar no seu hotel, pagando com o seu cartão de crédito. Em Bávaro Beach, a praia em frente ao seu hotel, tem alguns passeios que podem te interessar no mar, mas também dá para comprar no hotel e pagar com cartão.
Moeda de Punta Cana
A moeda local é o peso dominicano, mas para os turistas não existe a menor necessidade de conhecer esta moeda, pois os dólares americanos são amplamente aceitos – e desejados – no país. Em todas as áreas turísticas você usará a moeda americana sem problemas.
Então, se você tem dólares que sobraram da última viagem, leve eles. Se não tem, vale a pena comprar uns US$100 apenas para pequenas despesas. Eu costumo levar euros também, quando tenho em casa, apenas por precaução. Dólar e euro são moedas fortes, então sempre é bom ter na carteira para algum imprevisto.
Posso levar reais?
Não, de jeito nenhum. Não tem aceitação na ilha.
Cartão de crédito
O ideal é você ter um cartão de crédito que não te cobre spread (ágio) nas compras. Você ganha milhas e paga a cotação do dólar comercial do dia. Tem o IOF de 6,38%, mas ainda assim vale a pena pelo acúmulo de milhas aéreas.
As melhores opção são (isso não é um ranking):
– Sicoob;
– Unicred;
– Uniprime;
– Cresol;
– Banese;
– Itaú: zero de spread exclusivamente nos cartões Pão de Açúcar (PDA).
Como o PDA é o melhor cartão para acumular milhas aéreas, é a minha recomendação para as suas viagens.
Quer receber, no conforto de sua casa, um conteúdo especial sobre viagens, produzido pelo nosso time de especialistas? Então clique aqui e assine agora a Revista Viajar pelo Mundo!
Leia também:
Documentos exigidos para viajar à Punta Cana
Como funciona o all-inclusive do TRS Turquesa Hotel
Como tirar on-line o Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela