fbpx

2022 é um ano de celebrações na Grã-Bretanha; confira os eventos

2022 será um ano marcado pelas celebrações na Grã-Bretanha, e não à toa: neste ano a Rainha Elizabeth torna-se a primeira monarca britânica a celebrar um Jubileu de Platina, tendo passado 70 anos no trono. Eventos para comemorar a data serão realizados aos montes em todo o Reino Unido e esse é o melhor momento para viajar para lá e curtir as atrações, que vão desde o Desfile de Aniversário da Rainha a shows musicais, teatrais e mostras de arte.

Uma dica é aproveitar sua viagem para a Inglaterra para conhecer também a Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte. Afinal,não é todo ano que se comemora um Jubileu de Platina, não é mesmo?

Confira os eventos e celebrações que serão realizados na Grã-Bretanha durante este ano:

 

Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth

Data: durante o feriado prolongado de 2 a 5 de junho e nos meses que o antecedem

Onde acontece: em todo o Reino Unido

No dia 6 de fevereiro deste ano, a Rainha Elizabeth torna-se a primeira monarca britânica a celebrar um Jubileu de Platina, tendo passado 70 anos no trono. Por isso, 2022 será um ano cheio de celebrações no Reino Unido. Ao todo, serão realizados 236 eventos públicos e 413 festas de rua/eventos privados, incluindo momentos nacionais de reflexão sobre os 70 anos de serviço da Rainha.

Entre os principais eventos, merecem destaque o Desfile de Aniversário da Rainha (Trooping the Colour), que reunira mais de 1.400 soldados, 200 cavalos e 400 músicos para celebrar o aniversário oficial de Elizabeth, e o concurso de Pudim de Platina, competição gastronômica cujo objetivo é criar uma nova receita de pudim dedicada à rainha. Cinco finalistas serão anunciados e cada um deles deverá preparar seu pudim para um júri especializado, incluindo Dame Mary Berry, Monica Galetti e o chefe de cozinha do Palácio de Buckingham, Mark Flanagan. A receita vencedora será disponibilizada ao público e o pudim será saboreado nos Grandes Almoços do Jubileu durante o fim de semana do evento e também pelas próximas gerações.

Outras atrações que marcam as celebrações incluem um Serviço de Ação de Graças na St Paul’s Cathedral e um concerto especial ao vivo de Palácio de Buckingham.

Mais informações em www.royal.uk/platinumjubilee

Rainha Elizabeth
Rainha Elizabeth: 70 anos de reinado em 2022 (foto: Shaun Jeffers/shutterstock)

 

Celebrações nas ruas de Dorset
Celebrações nas ruas de Dorset (foto: VisitBritain/ David Shepherd)

 

Casas em Dorset enfeitadas com bandeiras do Reino Unido
Casas em Dorset enfeitadas com bandeiras do Reino Unido (foto: VisitBritain/David Shepherd)

 

Unboxed 2022

Data: 1 de março a 2 de outubro

Onde acontece: em todo o Reino Unido e plataformas digitais

O evento contempla dez projetos nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática que acontecem em todo o Reino Unido e também virtualmente, misturando instalações físicas com aplicativos digitais. Sendo assim, os participantes poderão participar do evento pessoalmente, assistindo à TV, ouvindo rádio e também online – totalmente de graça.

Entre os projetos, destaca-se o About Us, que combinará instalações multimídia e shows ao vivo em Caernarfon, Derry-Londonderry, Hull, Luton e Paisley para explorar as conexões humanas com o universo.

Tem também o Green Space Dark Skies, que celebrará as paisagens naturais da Grã-Bretanha enquanto incentiva a conscientização ambiental e os meios de preservar a natureza, e o Nosso Lugar no Espaço, que levará as pessoas a buscarem novas perspectivas de mundo por meio de um grande modelo em escala do sistema solar, espalhado por uma trilha de esculturas de 10 km em Belfast, Derry-Londonderry e Cambridge.

Por fim, o Story Trails usará a tecnologia de realidade aumentada e realidade virtual para aprofundar a história de 15 vilas e cidades em todo o Reino Unido, levando os visitantes a uma viagem imersiva por meio do passado.

Mais informações em https://unboxed2022.uk/

Story Trails
Story Trails (foto: StoryFutures/Festival UK 2022)

 

Green Space Dark Skies
Green Space Dark Skies (foto: Walk the Plank, 2021)

 

75º aniversário do Festival Internacional de Edimburgo e do Festival Fringe de Edimburgo

Data: Festival Internacional de Edimburgo: 5 a 28 de agosto de agosto; Festival Fringe: 5 a 29 de agosto

Onde acontece: Edimburgo, Escócia

A capital da Escócia celebra em 2022 os 75 anos dos seus maiores festivais: o Festival Internacional de Edimburgo e o Festival Fringe. Com duração de três semanas, os eventos transformam a cidade em um verdadeiro palco onde ocorrem apresentações de teatro, música, dança e artes visuais.

A programação dos eventos ainda não foi anunciada, mas por se tratar de uma data comemorativa, nomes de peso são aguardados na edição deste ano. Ambos os festivais tiveram origem em 1947 e o Festival Fringe começou quando artistas que tiveram sua participação reusada no Festival Internacional de Edimburgo decidiram criar seu próprio evento.

Hoje ambos os festivais reúnem milhões de pessoas na capital da Escócia e há quem diga que eles são superados em número de público apenas pela Copa do Mundo e pelas Olimpíadas.

Mais informações em www.eif.co.uk  e www.edfringe.com

Teatro em Edimburgo durante o Festival Internacional da cidade (foto: divulgação)

 

Festival Internacional de Edimburgo
Evento lotado durante o Festival Internacional de Edimburgo (foto: Gaelle Beri)

 

 

Continuação do Ano da Cultura de Coventry

Data: até maio de 2022

Onde acontece: Coventry, Reino Unido

Distante apenas uma hora de Londres, Coventry, conhecida como Cidade da Cultura do Reino Unido, lançou em março de 2021 um festival com duração de um ano, abrangendo exposições, apresentações musicais, obras de arte, gastronomia, literatura e muitos outros atrativos. O sucesso do evento foi tão grande que sua duração foi estendida até maio de 2022.

Isso significa que os visitantes ainda poderão ver mostras como The Show Windows, que apresenta ao público os recintos do pós-guerra de Coventry e outras áreas do centro da cidade. Artistas e arquitetos locais, nacionais e internacionais criaram obras de arte juntamente com o empréstimo de obras de de coleções nacionais de arte e artesanato, incluindo o Crafts Council.

Outro festival em destaque é o Paint We Trust, que apresenta artistas de rua locais, regionais e nacionais, com 20 obras de arte que transformam espaços verticais e horizontais em todo o centro da cidade.

Tem também o Deliaphonic, festival de 4 dias que celebra os sons e o legado da compositora Delia Derbyshire. O evento contará com exibições de filmes, palestras, música ao vivo, sets de DJ, projeções, arte performática e instalações sonoras.

Mais informações em https://coventry2021.co.uk/ 

Midsummer Fire Gardens
Midsummer Fire Gardens (foto: Garry Jones Photography)

 

Caribbean Reggae Fever
Caribbean Reggae Fever (foto: Dylan Parrin)

 

 

Para mais informações sobre viagens à Grã-Bretanha, visite www.visitbritain.com

 

 

Leia também:

Cotswolds: a Inglaterra além de Londres

O que fazer em Coventry – UK City of Culture

Explorando a Inglaterra pelos passos de Shakespeare

5 dias em Londres: o que fazer