fbpx
  • Seu carrinho está vazio.
HomeDestinosBrasilO que fazer em Vitória, capital do Espírito Santo

O que fazer em Vitória, capital do Espírito Santo

O que fazer em Vitória, capital do Espírito Santo

Exploramos o Espírito Santo com parada rapidinha para conhecer a capital, Vitória

Por Thelma Lavagnoli e Letícia Martins

Você sabia que a Viajar tem grupos gratuitos no WhatsApp e Telegram com dicas, serviços e muitas promoções de destinos no Brasil e no Mundo?
Faça parte desse grupo e comece a planejar a sua próxima viagem!

Entrar no grupo Telegram! Entrar no grupo WhatsApp!

O mar abraça Vitória. Assim, estão garantidas praias deliciosas, como a de Camburi. Repleta de coqueiros, quiosques e uma longa faixa de areia, as águas calmas convidam a fazer stand-up paddle. Outra praia bastante frequentada é a Curva da Jurema, pertinho do Shopping Vitória. Com vista para as ilhas do Frade e do Boi e uma boa estrutura de bares e restaurantes nas redondezas, o local ferve ao cair da noite.

No entanto, se a ideia é fugir da agitação, a dica é atravessar a ponte e ir para as praias do bairro residencial da Ilha do Frade. O acesso à areia é feito a pé e, em seguida, por uma escadaria. Sem ondas, com águas claras, calmas e grandes pedras que servem de trampolim, a Praia das Castanheiras atrai principalmente famílias com crianças. Contudo, não tem muita infraestrutura.

Além disso, uma boa opção para quem tem pouco tempo é o passeio de escuna. Durante o tour, é possível visitar praias e pontos turísticos. As embarcações partem todos os dias do Píer de Iemanjá, na Praia de Camburi, e passeiam por duas horas. O roteiro cobre lugares como Porto de Tubarão, o maior porto de exportação de minério de ferro do mundo. Em seguida, continua rumo à Praia da Costa, em Vila Velha, onde há uma parada para banho de mar. Passa também pelo Farol de Santa Luzia e pela entrada do Canal de Vitória. Por fim, percorre as ilhas do Frade e do Boi e a Praia da Curva da Jurema, com retorno ao píer.

 

Aproveite nossa promoção de três exemplares por um preço especial. Combos sob medida para quem deseja planejar as próximas férias com muita informação e conteúdo inédito. Clique aqui e confira!

 

Volta ao passado em Vitória

Para conhecer a parte histórica de Vitória, é bom reservar pelo menos meio dia. Uma das atrações é a Capela Santa Luzia, a mais antiga da cidade, erguida sobre uma rocha em 1537. Perto dela está o Convento de São Francisco, do século 16. Do conjunto inicial, restam apenas a fachada da igreja, as muralhas do antigo mosteiro e a Capela de Nossa Senhora das Neves. A última serviu de capela mortuária até a inauguração do cemitério municipal, em 1908. Na parede atrás do altar, inclusive, dá para ver alguns restos de ossos humanos.

Outro símbolo é a Igreja de São Gonçalo, uma construção simples, porém bonita, com traços da cultura barroca. Hoje, é uma das preferidas das noivas, por levar a fama de realizar casamentos duradouros e felizes. Entretanto, majestosa mesmo é a Catedral Metropolitana de Vitória, com seus belos vitrais. Ademais, o Teatro Carlos Gomes também é exuberante, além de ser o mais antigo do estado, tendo aberto as cortinas pela primeira vez em 1927. Sua arquitetura é inspirada no Teatro Alla Scala, de Milão.

Quando anoitece, as imediações da Praia do Canto, principalmente entre a Avenida Rio Branco e a Rua João da Cruz, formam o famoso Triângulo das Bermudas. Por ali, estão localizados diversos bares, restaurantes e casas de show. O Ensaio Botequim, um dos bares mais disputados, tem música ao vivo e decoração bastante criativa. No ambiente, estão lustres feitos de garrafas transparentes e cardápio que homenageia músicos do mundo todo. Já o Abertura leva fama por conta de um de seus petiscos, o Kieber, uma porção de bolinhos de frango empanados e recheados com presunto e queijo.

Entre as atrações históricas, está a Catedral Metropolitana (foto: divulgação)

Entre as atrações históricas, está a Catedral Metropolitana (foto: divulgação)

Sabores capixabas

Como diz a crença local: “Moqueca, só capixaba! O resto é peixada”. Disputas à parte, o prato mais expressivo da culinária do Espírito Santo deve ser preparado em uma panela de barro feita pelas artesãs locais. Aliás, ninguém deveria sair de Vitória sem conhecer de perto a produção desses utensílios, na Comunidade de Goiabeiras, onde funciona o Galpão das Paneleiras. O processo, totalmente artesanal, começa com a extração do barro até a queima. Ali, os visitantes podem comprar as próprias panelas, além de travessas, bules, caldeirões e frigideiras. Além da moqueca, outro atrativo local é a torta capixaba, também preparada na panela de barro. O prato leva camarão, sururu (marisco), ostra, caranguejo, bacalhau, palmito, alho socado, cebola e coentro. A receita é passada de geração em geração pelas famílias de pescadores e desfiadeiras de siri da Ilha das Caieiras.

Onde dormir em Vitória

Hotel Senac Ilha do Boi

Localizado no alto da Ilha do Boi, tem vista espetacular do pôr do sol. Com exceção da Standard, quase todas as categorias de acomodação têm varanda. Além disso, o premiado restaurante é reconhecido por sua feijoada e, mais recentemente, pelo chá da tarde.

Bráulio Macedo, 417. Clique aqui para ver fotos e o preço da diária.

 

Veja mais opções de hotéis em Vitória!

 

Novos destinos, novos sonhos e novas possibilidades… Com certeza a sua próxima viagem está em nosso app. Confira, compre, planeje e viaje. Clique aqui e aproveite!

 

Leia também:

Roteiro pelo Espírito Santo: corra para as montanhas

Roteiro pelo Espírito Santo: vai dar praia

Um giro pelo Litoral Norte da Bahia

6 destinos para conhecer no norte da Argentina

Que tal transformar o seu cartão de crédito em uma verdadeira fábrica de milhas?
Se você gasta pelo menos R$ 3.000,00 por mês no cartão de crédito e não consegue emitir um bilhete por ano para os EUA com as suas milhas acumuladas, acredite, você não sabe usar o cartão de crédito a seu favor.
Quero te convidar a se tornar especialista no assunto. Aprenda a viajar de graça, entrar em salas vips ao redor do mundo sem pagar nada e fabricar milhas com o nosso time de especialistas. Chegou a hora de você virar o jogo e parar de dar dinheiro aos bancos.

Saiba como viajar de graça e sem enrolação!