fbpx
  • Seu carrinho está vazio.
HomeDestinosBrasilDois roteiros pelo Espírito Santo: praia

Dois roteiros pelo Espírito Santo: praia

Dois roteiros pelo Espírito Santo: praia

Além das montanhas capixabas, conhecemos as belas praias de Anchieta e Guarapari, destaques do estado do Espírito Santo, no Sudeste

Por Thelma Lavagnoli e Letícia Martins

Você sabia que a Viajar tem grupos gratuitos no WhatsApp e Telegram com dicas, serviços e muitas promoções de destinos no Brasil e no Mundo?
Faça parte desse grupo e comece a planejar a sua próxima viagem!

Entrar no grupo Telegram! Entrar no grupo WhatsApp!

Após conhecer as montanhas do Espírito Santo, o roteiro agora é pela costa, no carro, rumo às belas praias da cidade de Anchieta. Juntas, elas somam nada menos do que 23 enseadas, a uma hora de distância da badalada Guarapari.

Dia 1: Anchieta, Espírito Santo

86 km de Vitória

A primeira parada é na Praia da Areia Preta. Contudo, o passeio não é para um mergulho, mas sim para provar a moqueca capixaba do Hotel Espadarte. Panelas de barro fumegantes trazem a moqueca de robalo (a versão capixaba não leva dendê nem leite de coco, ao contrário baiana), servida com pirão e arroz temperado. Em seguida, é só atravessar a rua para chegar à praia, que faz parte do balneário de Iriri, um lugar com águas relativamente tranquilas para banho, quiosques e bastante movimento. Há pontos rasos, mas também ondas que empolgam os surfistas.

Com fácil acesso, a Praia de Castelhanos também é boa para pegar onda, mas ainda assim tem pontos para banhistas e crianças. Graças aos recifes, durante as marés baixas, formam-se piscinas naturais. No entanto, se a ideia é curtir áreas quase virgens, as praias dos Coqueiros, Balanço e Marvila são boas alternativas – todas a cerca de dez quilômetros das áreas urbanas. A última, aliás, também é área de desova de tartarugas.

Já o entardecer pode ser na Praia da Costa Azul, de onde, no verão, saem passeios de escuna, banana boat e jet ski. Além disso, o ritual para ver observar o pôr do sol fica completo na Cabana do Nelsinho, que rende mais um belo jantar entre moquecas, escondidinhos de camarão e arroz de polvo.

 

Conheça os Guias Viajar Pelo Mundo, com conteúdo inédito produzido por um time de especialistas. Clique aqui e aproveite para planejar a sua próxima viagem!

 

Dia 2: Santuário Nacional de São José de Anchieta

Nem só de praia vive Anchieta. Ela também é conhecida por conta do Santuário Nacional de São José de Anchieta, que fica na parte mais alta da cidade. Anualmente, centenas de pessoas passam por aqui para conhecer a Igreja de Nossa Senhora da Assunção. Uma das mais antigas do Brasil, a Paróquia teve sua construção iniciada em 1579 pelo Padre José de Anchieta – que, por sinal, empresta seu sobrenome à cidade.

Além do templo, foi edificada também a residência jesuítica que hoje abriga o Museu Nacional de São José de Anchieta, com peças dos séculos 17 ao 20. A igreja é feita de pedra, óleo de baleia e cal de ostra, mas foi coberta com barro para trazer frescor ao ambiente. A última restauração aconteceu há 20 anos e, na época, foi descoberta a pintura simulando azulejos portugueses que se vê no altar.

Ademais, programe-se também para curtir as belezas naturais em um passeio de barco pelo Rio Benevente. São duas horas navegando por áreas cercadas de mata preservada e mangues, com paradas para mergulho. Alguns passeios, como o oferecido pelo capitão e pescador Jaldemar, servem almoço a bordo (agendamentos pelo telefone 28/ 99909-0821).

Dedique um dia de sua viagem ao turismo pelo Santuário Nacional de São José de Anchieta (foto: Yuri Barichivich)

Dedique um dia de sua viagem ao turismo pelo Santuário Nacional de São José de Anchieta (foto: Yuri Barichivich)

Dia 3: Praia de Ubu

A 7 km de Guarapari e a 30 km de Anchieta

O último dia do roteiro pode ser mais tranquilo, com uma manhã inteirinha na praia Ponta de Ubu. No verão, suas águas tranquilas ficam com um intenso tom esverdeado que não deve nada às do Nordeste. Ela tem uma boa faixa de areia, então, mesmo nos dias de movimento, dá para encontrar um cantinho sem perrengue e com boa infraestrutura por perto, já que a orla reúne diversos quiosques e restaurantes.

Se quiser mudar de cenário, que tal conhecer a pop Guarapari? Durante o verão, o movimento está concentrado nas praias da Enseada Azul, que são Guaibura, Bacutia e Mucumã, na região conhecida como Nova Guarapari. Dominadas pelos turistas de 20 e poucos anos, as duas primeiras são ideais para quem quer agito. Por outro lado, Macumã, também conhecida como Praia de Peracanga, é mais família. Entre outubro e fevereiro, tem vendedores, espaços para aluguel de equipamentos e passeios de banana boat. A região também oferece pontos de mergulho para observar a vida marinha e um navio cargueiro naufragado. Basta procurar empresas como a Atlantes para agendar a atividade.

Além dos pontos turísticos históricos, vale a pena conhecer as belas praias da região, como a de Peracanga, por exemplo (foto: shutterstock)

Além dos pontos turísticos históricos, vale a pena conhecer as belas praias da região, como a de Peracanga, por exemplo (foto: shutterstock)

Onde dormir

Praia de Ubu

Hotel Pontal de Ubu

A poucos passos da praia, tem ótima piscina, suítes com vista para o mar e restaurante caprichado.

General Oziel, 1. Diárias a partir de R$ 470

 

Clique aqui para ver mais opções de hospedagem em Anchieta! 

 

Muito conteúdo, dicas e informações úteis para você sonhar e planejar a sua próxima viagem. O app da Viajar Pelo Mundo tem um precinho especial para você! Clique aqui e saiba mais!

 

Leia também:

O que fazer em Vitória, capital do Espírito Santo

Roteiro pelo Espírito Santo: corra para as montanhas

Angra dos Reis e Ilha Grande: veja as atrações

Ilhabela: praias paradisíacas perto de São Paulo

Que tal transformar o seu cartão de crédito em uma verdadeira fábrica de milhas?
Se você gasta pelo menos R$ 3.000,00 por mês no cartão de crédito e não consegue emitir um bilhete por ano para os EUA com as suas milhas acumuladas, acredite, você não sabe usar o cartão de crédito a seu favor.
Quero te convidar a se tornar especialista no assunto. Aprenda a viajar de graça, entrar em salas vips ao redor do mundo sem pagar nada e fabricar milhas com o nosso time de especialistas. Chegou a hora de você virar o jogo e parar de dar dinheiro aos bancos.

Saiba como viajar de graça e sem enrolação!