fbpx
  • Seu carrinho está vazio.
HomeGiro pelo MundoDicasComo viajar sozinha: dicas para mulheres

Como viajar sozinha: dicas para mulheres

Como viajar sozinha: dicas para mulheres

Na hora de viajar sozinha, alguns cuidados podem te ajudar a garantir a sua segurança. Confira um guia de viagem para mulheres solo

Por Isabela Oliveira

Viajar sozinha
Você sabia que a Viajar tem grupos gratuitos no WhatsApp e Telegram com dicas, serviços e muitas promoções de destinos no Brasil e no Mundo?
Faça parte desse grupo e comece a planejar a sua próxima viagem!

Entrar no grupo Telegram! Entrar no grupo WhatsApp!

A ideia de viajar sozinha pode causar receio em muitas mulheres. Isso porque a segurança é uma preocupação comum quando elas pensam em embarcar em uma aventura solo. Entretanto, com alguns cuidados simples e um bom planejamento, fica mais fácil realizar sua viagem de forma tranquila. Por isso, neste guia, compartilhamos algumas dicas que podem ajudar você a viajar sozinha com confiança!

  1. Pesquise muito!
  2. Monte um roteiro
  3. Planeje a hospedagem
  4. Carregue pouca bagagem
  5. Atenção aos documentos
  6. Leve dinheiro extra
  7. Aprenda o idioma
  8. Use o transporte público
  9. Comunique-se com familiares e amigos
  10. Use aplicativos
  11. Tenha cuidado!

Pesquise muito!

O Google será seu melhor amigo durante esse processo. Então, antes de viajar, pesquise muito! Leia bastante sobre seu destino de interesse, principalmente informações sobre segurança. Se possível, leia relatos e converse com outras viajantes.

Monte um roteiro

Defina quais lugares você tem interesse em visitar e crie um cronograma. Você não precisa segui-lo tão à risca, mas é importante ter ideia dos principais lugares que deseja conhecer e dos melhores horários para visitar cada um.

Planeje a hospedagem

Verifique se o local onde pretende se hospedar fica próximo aos principais pontos turísticos do destino; ou se há opções de transporte público por perto. Uma boa ideia é ficar em um hostel, onde você pode fazer novas amizades e conseguir companhias para seus passeios. E não se esqueça de conferir as avaliações dos hóspedes anteriores, aliás.

Carregue pouca bagagem

Evite levar muitas malas. Uma mala pequena e leve é o ideal para que você carregue seus pertences sem precisar de ajuda. Dobre suas roupas de forma compacta.

Atenção aos documentos

É sempre bom ter uma cópia autenticada para casos de furto. Mas nessas horas, conte também com a tecnologia: salve seus documentos mais importantes digitalmente (drive, nuvem ou e-mail). Além disso, mantenha informações importantes anotadas em um papel.

Leve dinheiro extra

Além do cartão, tenha sempre um pouco de dinheiro em espécie para emergências. Também distribua-o em lugares diferentes por segurança, para que você não seja pega desprevenida em casos de furto.

Aprenda o idioma

Se você vai viajar sozinha para o exterior, é importante saber pelo menos o básico do idioma local. Na maioria dos lugares, falar inglês já resolve grande parte dos problemas. Entretanto, em alguns lugares, como a França, o ideal é aprender algumas frases simples. Elas podem te ajudar na hora de pedir uma informação ou agradecer, por exemplo.

Use o transporte público

Caminhar pode ser uma boa forma de conhecer um destino, mas prefira sempre usar o transporte público. Sobretudo à noite ou em lugares menos movimentados. Você também pode usar táxi ou aplicativos de transporte, desde que acompanhe sempre o trajeto pelo celular.

Comunique-se com familiares e amigos

Informe sua família e amigos sobre sua viagem: para onde está indo, por quanto tempo e onde irá se hospedar. Não deixe de dar notícias; ou seja, tenha um chip de celular para se manter conectada à internet durante toda a sua estadia no local.

Use aplicativos

Assim como com os documentos, você pode usar a tecnologia a seu favor antes e durante a viagem. Para isso, basta baixar aplicativos como o “Sister Wave” ou o “Tourlina”, que conectam mulheres viajantes de todo o mundo. A Viajar também tem dicas de apps para auxiliar todas as etapas da sua viagem, confira aqui!

Tenha cuidado!

Algumas estratégias podem ajudar mulheres em situação de risco, seja onde for. Portanto, se for sair sozinha, atente-se à quantidade de bebida. Se abordada de forma invasiva, minta! Diga que seu acompanhante já está chegando ou esperando por você. Por fim, considere carregar um apito para chamar ajuda em caso de perigo.

 

Novos destinos, novos sonhos e novas possibilidades… Certamente a sua próxima viagem está em uma de nossas edições. Confira, compre, planeje e viaje. Clique aqui e baixe nosso app!

 

Leia também:

Retomada do Encontro Brasileiro de Mulheres Viajantes

Dinheiro, crédito ou débito? Saiba o que levar em viagens

Que tal transformar o seu cartão de crédito em uma verdadeira fábrica de milhas?
Se você gasta pelo menos R$ 3.000,00 por mês no cartão de crédito e não consegue emitir um bilhete por ano para os EUA com as suas milhas acumuladas, acredite, você não sabe usar o cartão de crédito a seu favor.
Quero te convidar a se tornar especialista no assunto. Aprenda a viajar de graça, entrar em salas vips ao redor do mundo sem pagar nada e fabricar milhas com o nosso time de especialistas. Chegou a hora de você virar o jogo e parar de dar dinheiro aos bancos.

Saiba como viajar de graça e sem enrolação!