fbpx

Turismo rural: 6 destinos para vivenciar a vida no campo e as tradições locais

Saiba onde é possível vivenciar a vida no campo e ainda conhecer ricas histórias. Confira nosso roteiro de turismo rural!

Créditos: Anderson Coelho/iStock

O turismo rural tem se tornado uma opção que cada vez mais chama a atenção dos viajantes que estão em busca de experiências diferentes e únicas.

Afastado do barulho e da agitação das grandes cidades, essa modalidade oferece aos turistas uma oportunidade de se conectar com belezas naturais e a vida simples do campo, ao mesmo tempo em que conhecem a cultura local e suas tradições.

Com o interesse pelo turismo rural, a busca por experiências genuínas de um estilo de vida simples e que preserva a natureza também aumentou. Além de conhecer lugares com paisagens deslumbrantes, os turistas também têm a oportunidade de vivenciar as atividades rurais como colheita, fabricação de pães artesanais e ordenha de animais.

Turismo rural no Brasil

Em solo brasileiro, o turismo rural se desenvolve nas mais diversas regiões, desde o Nordeste, com fazendas de caju e mandioca, quanto no Sul, com as famosas vinícolas. Em estados do Sudeste como São Paulo e Minas Gerais, há a valorização de fazendas históricas, trilhas ecológicas e hospedagens que oferecem até degustação de produtos locais.

Além da experiência enriquecedora para os turistas, o turismo rural também ajuda a fortalecer o desenvolvimento econômico das comunidades locais, ajudando no crescimento do comércio dessas regiões, gerando empregos, promovendo a valorização da produção agrícola e incentivando o empreendedorismo no campo. Por isso, para quem quer conhecer mais sobre o turismo local, aqui vai a dica dos melhores destinos:

Gravatá – Pernambuco

Gravatá é uma cidade situada a 80 quilômetros de Recife, que se destaca por ser um dos principais destinos de turismo rural no Agreste Pernambucano. A região atrai visitantes de todas as partes do Brasil e encanta não apenas pela sua localização no Planalto da Borborema, mas também pelas lindas paisagens naturais.

A cidade possui diversas cachoeiras e trilhas na Zona Rural. É possível acessar esses locais por veículos particulares, motos, quadriciclos, jeeps 4×4, etc. As estradas da região também são ótimas opções para realizar passeios a cavalo — que podem ser alugados em haras locais.

Créditos: Prefeitura Municipal de Gravatá/Divulgação

Além disso, a cidade é um paraíso gastronômico, e entre as delícias locais estão o bode assado, o tradicional queijo coalho e o irresistível queijo manteiga. O Mercado Cultura de Gravatá, por exemplo, é um ótimo lugar para ter acesso à comidas típicas, bebidas artesanais e música.

Vassouras – Rio de Janeiro

A antiga morada dos barões de café no século XIX, hoje se transformou em um dos principais destinos do turismo rural. Vassouras possui uma rica história, e o território se destaca pela beleza natural com áreas arborizadas, paisagens verdes e arquitetura marcante.

Créditos: Shutterstock

Entre as fazendas abertas para visitação, destaca-se a Cachoeira Grande, em funcionamento desde 1820. Pertencida ao barão de Vassouras, a fazenda é uma das mais conhecidas do Vale do Café. Atualmente, o local também serve de hospedagem para os turistas que desejam pernoitar.

Em Vassouras também existe a Fazenda Santa Eufrásia, única tombada pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Ela é uma das fazendas que faz parte do projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Vassouras, o “Visita nas Fazendas”.

Venda Nova do Imigrante – Espírito Santo

Essa cidade, localizada no Espírito Santo, é um dos berços do turismo rural no Brasil, isso porque ela tem uma economia voltada para o café, o que atrai os visitantes. Venda Nova do Imigrante é referência no agroturismo, valorizando a agricultura familiar e também a produção artesanal.

Um dos pontos turísticos é a Fazenda Carnielli, uma das primeiras do turismo rural do Espírito Santo.

É o local ideal para quem deseja experimentar produtos locais com muita qualidade, como doces, geleias, bolos, queijos, cafés, etc. Nessa mesma linha gastronômica e com influência italiana, a Fazenda Saúde e a Feira da Agricultura Familiar são lugares que devem estar no roteiro.

Créditos: Deusdete Zandonadi/Divulgação

Para quem é mais aventureiro, o Morro do Filleti é o ponto turístico ideal. Ele está a 1.110 metros de altitude, permitindo que o turista tenha uma vista panorâmica da cidade e das Montanhas Capixabas.

No Morro do Filleti também é possível praticar atividades como asa delta e parapente, além de outras atividades ao ar livre. Além disso, entre as belezas do local, a cachoeira do Alto Bananeira ganha destaque para as fotos do álbum de viagem.

Lages – Santa Catarina

No sul de Santa Catarina, fica Lages, outra cidade considera a Capital do Turismo Rural e onde ocorre a Festa do Pinhão em junho.

Desde a década de 1980, os fazendeiros locais passaram a abrir as portas de suas propriedades para visitação e, hoje, a cidade atrai cerca de 50 mil visitantes por ano, que vão em busca de vivenciar o dia a dia das fazendas e desfrutar de momentos de relaxamento.

Entre as belezas está a renomada Coxilha Rica, que possui uma bela paisagem, além de ser rodeada por fazendas antigas. Nesse mesmo local é possível conhecer o Balneário Rio Pelotinhas e o caminho percorrido pelos tropeiros da região.

Créditos: Reprodução/Visite Lages

Um dos pontos mais altos de Lages, o Morro da Cruz também merece ser visitado. Ele oferece uma visão panorâmica da cidade e é o local onde acontece a encenação da Paixão de Cristo na Semana Santa. Nessa mesma linha, a Catedral de Lages, inaugurada em 1922, tem o estilo neo-gótico, com vitrais alemães e esculturas lindas em seu interior.

Atibaia – São Paulo

Cidade paulista famosa pelas plantações de morangos e flores, Atibaia fica no interior do estado e oferece opções ótimas para quem quer fugir da vida corrida.

Uma das atrações tem pelo menos 1.450 metros de altitude, a Pedra Grande, que fornece uma vista de toda a região, bem com trilhas. Além disso, há quase quarenta anos, a Festa das Flores e do Morango atrai turistas de todas as cidades para experimentar produtos feitos ali mesmo.

Créditos: Gerson Goncalves Junior/iStock

As Fazendas Parque Edmundo Zanoni e Pedra do Divino são locais ideais para quem busca passeios a cavalo, atividades ao ar livre, trilhas ou até mesmo a tranquilidade rural.

Nessa mesma linha, o Horto Florestal possui diversas cachoeiras e vegetação nativa, sendo uma área de preservação ambiental. Para quem tem interesse na gastronomia local, a Fazenda Nossa Senhora da Conceição precisa estar no roteiro.

Chapada dos Veadeiros – Goiás

Na famosa Chapada dos Veadeiros, além das atividades de ecoturismo, há também a oportunidade de explorar o turismo rural, que permite aos visitantes interagirem com comunidades tradicionais e experimentarem a vida no campo.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, por exemplo, é uma área de preservação com trilhas, cachoeiras e formações rochosas — como o Vale da Lua e o Mirante da Janela.

No que diz respeito às cachoeiras do local, a Cachoeira do Segredo é uma das mais impressionantes da região, com uma queda d’água imponente em meio à natureza exuberante. A cachoeira Santa Bárbara e a dos Cristais, conhecidas pelas águas cristalinas com tons azulados, é ideal para quem deseja relaxar e se refrescar.

Créditos: Marcos Kulenkampff/iStock

O turismo rural oferece bastante tranquilidade, isso não é diferente na Vila de São Jorge. Próxima ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, a vila possui uma diversidade de fazendas e sítios rurais na área que oferecem hospedagem e uma variedade de atividades relacionadas ao turismo rural, permitindo aos visitantes participarem de colheitas e observarem a produção artesanal de queijos e doces.

Com tantas opções e o crescimento da procura por experiências de contato com a natureza e a vida no campo, existem agências de viagens que oferecem pacotes completos com foco no turismo rural.

Dessa forma, fica mais fácil se programar para pagar de forma parcelada, no boleto ou com a forma que for melhor para o turista para não ter preocupações durante os passeios.

Outra dica para garantir que a viagem seja a melhor possível é conhecer a fundo sobre o que o lugar de destino oferece e entender se está conforme as expectativas do turista. Assim, também é possível saber quais itens serão necessários levar na mala para que tudo ocorra da forma correta.

LEIA TAMBÉM:

5 parques nacionais para visitar em 2024

Como visitar o Parque Nacional do Itatiaia

Veja o que fazer no Parque Estadual do Ibitipoca, em Minas Gerais

O que fazer em Paranapiacaba

Monte Verde: guia com as melhores pousadas, passeios e restaurantes