Você já ouviu falar em turismo religioso? Esse segmento turístico se dá pela mobilização de fiéis por fins religiosos, como celebrações, romarias e peregrinações, por exemplo. Segundo a Organização Mundial de Turismo, estima-se que viagens dessa categoria movimentem cerca de R$ 18 bilhões por ano.
No Brasil, as primeiras romarias registradas datam do século XVIII, mas não são só as religiões católicas que praticam o turismo de religião. Afinal, ao redor do mundo, há várias igrejas e templos sagrados para se visitar. Então, conheça a seguir alguns destinos de turismo religioso dentro e fora do Brasil:
1. Santiago de Compostela
2. Fátima
3. Lourdes
4. Salvador
5. Varanasi
6. Santa Cruz
1. Santiago de Compostela, Espanha
O caminho de Santiago é composto por diversas rotas quilométricas (no mínimo 100 km), mas todas levam à Catedral de Santiago de Compostela. Isso porque no local estão os restos mortais de Tiago, apóstolo de Cristo. Declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o destino tem pontos de partida na França e em Portugal – assim como na Espanha – e é possível realizar os trajetos percorridos pelo apóstolo a pé ou de bicicleta. Tem até a “Credencial do Peregrino”, que comprova a peregrinação. Neste link há um guia completo sobre o Caminho de Santiago.
2. Fátima, Portugal
Outro destino cristão na Europa: a cidade de Fátima abriga o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, palco de uma aparição da santa para três crianças, lembradas como seus “três pastorinhos”, em 1917. Centro de peregrinação católico, tem um complexo de igrejas, lojas de artigos religiosos e restaurantes que recebem fiéis para celebrações todos os anos, sobretudo nos meses de maio e outubro. A “Cidade da Paz”, como é chamada Fátima, fica a cerca de 128 km de Lisboa, facilitando um bate-volta que sai da capital portuguesa. Achou interessante? Então veja aqui um roteiro completo em Fátima.
3. Lourdes, França
Assim como Portugal, a França também tem um santuário em homenagem à aparição de uma santa, Nossa Senhora de Lourdes. O local foi criado após a confirmação das aparições da santa pelo Vaticano, consideradas milagrosas. Um dos principais destinos para os cristãos no mundo, Lourdes atrai um grande fluxo de fiéis principalmente para pagamento de promessas e pedidos, em especial de curas e milagres. Ademais, a cidade ainda tem grutas e montanhas para conhecer.
4. Salvador, Brasil
No Brasil, Salvador certamente oferece diversidade quando o assunto é turismo religioso. Isso porque, além de igrejas católicas, a capital da Bahia sedia comemorações do Candomblé, como a Festa de Iemanjá, no dia 2 de fevereiro, quando são feitos pedidos para serem levados pelo mar. Além disso, a Lavagem do Bonfim reúne os devotos do Senhor Bom Jesus do Bonfim e Oxalá em uma celebração inter-religiosa na qual ocorre a lavagem das escadarias da Basílica do Senhor do Bonfim.
5. Varanasi, Índia
A Capital Espiritual da Índia é não só o lar do purificador Rio Ganges, onde são realizados diversos rituais e oferendas hindus, como também de mais de 3 mil templos, sendo o mais famoso deles o Kashi Vishwanath (dedicado ao deus Shiva) que impressiona pela cobertura de ouro. A cidade é a mais sagrada para o hinduísmo e carrega o título de capital mundial do ioga, aliás.
6. Santa Cruz, Brasil
A 100 km de Natal, Santa Cruz, polo de turismo religioso no Rio Grande do Norte, tem a maior estátua cristã do mundo. A réplica da Santa Rita de Cássia tem 56 m de altura, enquanto o Cristo Redentor tem 36 m. O Santuário de Santa Rita de Cássia é todo dedicado a ela, que é, afinal de contas, a padroeira da cidade. Tem espaço para missas, exposições de itens religiosos, lojas, opções alimentícias e locais para oferendas.
Muito conteúdo, dicas e informações úteis para você sonhar e planejar a sua próxima viagem. Clique aqui e saiba mais!
Leia também:
Caminho de Santiago: guia completo do peregrino