Viajar com seu pet pode ser uma experiência boa não apenas para os tutores, mas também para os amigos de quatro patas.
Atualmente, viajar com animais domésticos não é mais uma tarefa tão complicada. Os bichos são aceitos não apenas em locais abertos, mas também em shoppings, lojas e até mesmo restaurantes.
Se antes a presença de cães e gatos era expressamente proibida em diversos ambientes de convivência, nos últimos anos, o número de estabelecimentos pet friendly vem crescendo consideravelmente.
Turismo pet friendly
A onda pet friendly começou com a liberação da presença de animais domésticos em certos tipos de estabelecimentos pelas legislações municipais e estaduais. Entretanto, mesmo com a permissão dos órgãos governamentais, os estabelecimentos podem escolher aderir ao selo pet friendly ou não.
A tendência de locais que são pet friendly também chegou ao setor de turismo. No caso, o número de pessoas que viajam com os bichinhos também vem crescendo a cada ano. De acordo com dados da Airbnb, empresa referência em aluguéis por temporada no mundo, o número de reservas em locais pet friendly cresceu 100% no Brasil de 2022 para 2023.
LEIA TAMBÉM: 3 dicas essenciais para planejar o voo com o seu pet
Ainda segundo a pesquisa divulgada pela empresa, 42% das acomodações brasileiras possuem o selo pet friendly, posicionando o Brasil como segundo país de atuação da Airbnb com mais acomodações que recebem os bichos. Para a empresa, a tendência é que cada vez mais anfitriões pensem em locais destinados também aos animais de estimação.
Além de encontrar locais onde os animais são bem-vindos, é preciso também que os tutores se atentem às condições oferecidas pelos estabelecimentos. No Brasil, existem cidades com locais comprometidos com a proposta de ser pet friendly, se tornando opções de viagem para os donos de animais que não querem viajar sem seus pets.
Campos do Jordão – São Paulo
Com um clima frio e agradável, Campos do Jordão possui diversos atrativos para os animais e para os tutores. A ambientação das montanhas e as baixas temperaturas são ideais para relaxar e aproveitar alguns dias em um lugar novo.
LEIA TAMBÉM: Como aproveitar Campos do Jordão com as crianças
O Surya-Pan Hotel, por exemplo, é uma opção pet friendly que oferece diversas atividades — como trilhas, espaços de entretenimento e até mesmo piscina — voltadas especialmente para os bichinhos.
Além deste, o Hotel Le Renard também oferece hospedagem pensada para os pets, com espaços específicos e até mesmo brindes.
Florianópolis – Santa Catarina
Praias são sempre um ótimo destino para os pets. Os cães, principalmente, costumam se esbaldar na areia e na água, o que faz com que as cidades litorâneas sejam uma boa opção de viagem. Em Florianópolis, as paisagens praianas exuberantes criam o cenário ideal para uma viagem pet friendly que agrada também aos tutores.
Para a hospedagem, o Majestic Palace Hotel pode ser uma boa opção. Além de aceitar os bichos, ele também possui espaços pensados para o bem-estar animal e serviços especializados.
Visconde de Mauá – Rio de Janeiro
Visconde de Mauá é um destino que oferece paz, tranquilidade, aconchego e contato com a natureza. Principalmente para os viajantes que gostam do ecoturismo, o local é cercado de montanhas e serras, e oferece diversas cachoeiras para banho.
Para quem viaja com os pets, a Pousada Nó da Madeira é a opção ideal na região, oferecendo piscina, lareira e vista para as montanhas.
Monte Verde – Minas Gerais
Monte Verde é um pequeno distrito no interior de Minas Gerais. Também conhecido por “Suíça mineira” — por seu clima frio e aparência bucólica —, Monte Verde é o local ideal para alguns dias de tranquilidade. São diversas opções de estabelecimentos, incluindo várias hospedagens e restaurantes pet friendly para os tutores e seus bichinhos.
Dentre os destinos tradicionais do interior de Minas Gerais, Monte Verde é um dos que oferece maior gama de serviços para turistas que viajam com seus animais de estimação.
É importante lembrar que, para qualquer viagem, é preciso que o animal de estimação esteja com as vacinas e a saúde geral em dia. Sendo assim, antes de viajar, é importante levar o animal ao veterinário para um check-up, para verificar se há pendências de vacinas e até mesmo receber dicas de como lidar com os pets durante a viagem.
Monte Verde: guia com as melhores pousadas, passeios e restaurantes
Ao viajar, é preciso que o animal esteja protegido, para que, assim, proteja outros animais que podem estar no destino — principalmente no que diz respeito a pulgas e carrapatos. Por isso, é importante ministrar medicamentos antiparasitários, como o Frontline, para aumentar a proteção durante a viagem.
LEIA TAMBÉM:
11 hotéis para dar uma escapada perto de São Paulo
Orlando Brasileira: veja todas as atrações de Olímpia
O que fazer em Águas de Lindoia