Defensores dos animais questionam o uso de charretes em Tiradentes, e afirmam que os cavalos sofrem desgaste excessivo.

As tradicionais charretes usadas para passeios turísticos no centro histórico de Tiradentes, na Região do Campo das Vertentes, serão substituídas por carros elétricos.
O Ministério Público de Minas Gerais assinou um termo de compromisso em 21 de maio para desenvolver o projeto de transição. No entanto, ainda não há uma data definida para o início dessa mudança.
LEIA TAMBÉM: Roteiro turístico de Tiradentes está entre os melhores do mundo
Mobilidade sustentável em Tiradentes
O uso de charretes tem sido alvo de questionamentos na cidade há anos. Defensores dos animais argumentam que os cavalos sofrem com o desgaste excessivo, especialmente devido às ruas de paralelepípedos e aos trechos íngremes.

As charretes partem da praça principal, conhecida como Largo das Forras, e fazem um passeio pelo centro histórico, passando por pontos como a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Chafariz de São José e a Estação Ferroviária. Esses percursos continuarão os mesmos com os novos carros elétricos.
LEIA TAMBÉM: História e gastronomia na cidade de Tiradentes, Minas Gerais
De acordo com a prefeitura, o Ministério Público e outros parceiros financiarão os novos veículos. O Instituto Arbo será encarregado de desenvolver um protótipo de carruagem elétrica, que terão design parecido com os das charretes. O plano inclui também a instalação de estações de recarga no centro histórico.

Atualmente 30 trabalhadores dependem das charretes na cidade para sobreviver, mas receberão ajuda financeiras durante essa mudança.
LEIA TAMBÉM:
Passeios e hospedagem em Monte Verde
Poços de Caldas: veja o que curtir na cidade mineira
5 motivos para visitar o Grande Hotel Termas de Araxá
5 vilarejos que mantêm o clima bucólico do interior de Minas Gerais