fbpx

5 motivos para visitar o Grande Hotel Termas de Araxá

O imponente e histórico hotel do Triângulo Mineiro Grande Hotel Termas de Araxá se caracteriza como refúgio de bem-estar, conforto e lazer, com águas termais exclusivas, que proporcionam experiências únicas e marcantes em meio à natureza.

Grande Hotel Termas de Araxá
O Grande Hotel Termas de Araxá está localizado a pouco mais de de uma hora e meia do aeroporto de Uberaba. (Foto: divulgação)

A pouco mais de uma hora e meia do aeroporto de Uberaba, está localizado o Grande Hotel Termas de Araxá, que mescla, em sua arquitetura, o estilo neoclássico com a inovação do Art Decó e do modernismo.

O edifício monumental tem quase 80 anos, e foi tombado na década de 90 como um patrimônio histórico do estado de Minas Gerais. Foi um prédio encomendado pelo então presidente Getúlio Vargas, para funcionar, inicialmente, como um cassino. A seguir, você confere 5 motivos para visitar o Grande Hotel Termas de Araxá.

LEIA TAMBÉM: Hospedagem diferenciada: conheça o Grande Hotel Termas de Araxá

1- Arquitetura

O Grande Hotel de Araxá, como parte do Grupo Tauá de Hotéis e Resorts, preserva a construção original, que chama a atenção com seus elementos de estilo neoclássico e com a mistura elegante entre o mármore de Carrara e os tijolos avermelhados da fachada.

Imagem aérea do Grande Hotel
Área externa do Grande Hotel Termas de Araxá. (Foto: Marcos Koenigkan)

Os detalhes se estendem para o lado de fora, que, junto aos jardins do paisagista Burle Marx, tem como protagonista o lago artificial, desenhado no formato da bandeira do Brasil. Ali é possível fazer algumas atividades de lazer, como stand up paddle e caiaque.

Stand up Paddle no Grande Hotel
Stand up Paddle é uma das atividades oferecidas dentro do hotel. (Foto: divulgação)

2- História

Erguido feito um castelo, o Grande Hotel de Araxá surgiu a partir da iniciativa de Getúlio Vargas de fomentar o turismo na região mineira. Foi palco para muitos acontecimentos e fatos históricos, como o Salão Ouro Preto, que recebeu Carmen Miranda para sua primeira apresentação, além do Salão Congonhas, antiga biblioteca do então presidente, que frequentou o edifício por uma década até sua morte.

Biblioteca do Getúlio Vargas no Grande Hotel Termas de Araxá
Antiga biblioteca do Presidente Getúlio Vargas. (Foto: Marcos Koenigkan)

Hoje, a suíte presidencial funciona apenas para visitação, e os hóspedes do hotel podem conhecê-la por meio de um tour guiado.

Suíte presidencial de Getúlio Vargas
Suíte Presidencial. (Foto: divulgação)

3- Gastronomia

O Grande Hotel de Araxá proporciona incríveis experiências culinárias, com o toque do tempero mineiro como especialidade. São dois restaurantes, sendo o Estância do Barreiro o principal, onde são servidas todas as refeições incluídas no pacote de hospedagem (que pode ter apenas o café da manhã, meia pensão ou pensão completa).

Já o Chez Beja, com um ambiente mais intimista e sofisticado, funciona com menu à lá carte, servindo pratos da culinária francesa, e pode ser frequentado tanto pelos hóspedes do Grande Hotel, quanto pelos visitantes e moradores de Araxá. O Bar Varanda, o Scotch Bar e o Quintas do Lago são os três bares que servem drinques autorais.

Restaurante à la carte do Grande Hotel Termas de Araxá
Restaurante Chez Beja. (Foto: divulgação)

4- Acomodações

O autêntico estilo clássico também chega às acomodações, que são versáteis e amplas, perfeitas para atender quem viaja em família, casal ou até mesmo sozinho.

Divididos por categorias (Solarium, Deluxe, Superior Deluxe, Suíte Luxo, Suíte Especial e Suíte Nobre), os quartos são equipados com enxoval Trousseau de 300 fios, uma imensa sala separada, banheiro privativo, secador de cabelo, ar-condicionado e frigobar. A necessidade da preservação histórica também dá o tom em móveis originais que compõem a decoração.

Suíte Nobre do Grande Hotel de Araxá
Suíte Nobre. (Foto: Marcos Koenigkan)

5- Ala das Termas

A trajetória histórica também passa pela Ala das Termas, criada no mesmo projeto do Grande Hotel de Araxá, porém inaugurada no ano seguinte. O espaço foi pensado para proporcionar conexão e restauração do corpo e da mente, através das águas naturalmente aquecidas de origem vulcânica que dão fama à região de Araxá.

Ala das Termas
Mandala de oito pontas desenhadas no chão de mármore na Ala das Termas. (Foto: divulgação)

As Termas concentram oito casas de banho e oito de massagem, além de academia, saunas e a piscina emanatória. Lá acontecem atividades como meditação, banho de lama, drenagem linfática e yoga, todas pagas à parte e mediante agendamento.

Piscina Emanatória da Ala das Termas
Piscina Emanatória. (Foto: Marcos Koenigkan)

Confira aqui mais fotos do Grande Hotel Termas de Araxá!

Formas de chegar ao Grande Hotel Termas de Araxá

Existe mais de uma forma de trajeto para chegar até este imponente hotel mineiro, confira!

Aeroporto de Araxá

Você pode pegar um voo até o aeroporto da cidade de Araxá. Algumas companhias aéreas oferecem voos diretos partindo de Belo Horizonte, e outras com conexão.

Road Trip

A rodovia que liga Minas Gerais a outros estados é enorme e tem uma extensão privilegiada que facilita o percurso. Chegar em Araxá de carro pode ser a alternativa perfeita para aproveitar as belas paisagens pelo caminho.

Ônibus

Viajar de ônibus também poder ser uma outra opção de trajeto. A diferença é que você consegue desfrutar do percurso com mais tranquilidade. Cidades como Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro oferecem o serviço, que tem duração média de 8 a 11 horas de viagem.

Outros aeroportos

O Aeroporto de Uberlândia (cerca de 176 km de Araxá) e o Aeroporto de Uberada (cerca de 115 km de Araxá) são outras alternativas para chegar até a cidade. Você pode contratar um serviço de transfer na saída de qualquer um dos dois aeroportos, ou até mesmo alugar um carro.

LEIA TAMBÉM:

Grupo Tauá anuncia chegada de novo resort em João Pessoa

Conheça o Tauá Resort Caeté, em MG

Inhotim vai ganhar resort de luxo e hotel boutique

Serra do Espinhaço ganha status turístico em Minas Gerais

5 vilarejos que mantêm o clima bucólico do interior de Minas Gerais

História e gastronomia na cidade de Tiradentes, Minas Gerais

Como visitar Inhotim, em Minas Gerais