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Preferências dos viajantes mudam com a pandemia; veja estudo

As preferências dos viajantes mudaram bastante com a pandemia de Covid-19. É o que revela uma recente pesquisa realizada pelo Expedia Group com 30 mil viajantes em 13 países, incluindo o Brasil.

A maioria dos entrevistados (73%) relatou alguma mudança em suas preferências de viagens após o impacto da Covid-19. Entre elas, destacam-se as seguintes tendências: um terço das pessoas fazendo mais viagens domésticas; um quinto viajando mais de carro; e um quinto dando preferência a viagens mais tranquilas em destinos de praia, o que é o caso dos brasileiros. A pesquisa revela que o crescimento do desejo por uma viagem relaxante ao litoral é mais intenso entre os viajantes do país (52%).

 

Preferência por hotéis que adotem medidas de higiene 

Entretanto, o levantamento chegou a alguns pontos em comum. Um deles é o fato de os viajantes se preocuparem em saber, antes da reserva, quais são as medidas de segurança e higiene adotadas pelos hotéis.

As principais preocupações no momento atual, segundo os entrevistados, foram as sobre “limpeza de quartos” e “condição geral do hotel”. Em linha com esse foco na limpeza, um estudo recente do Expedia Group e da BVA BDRC mostrou que mais de 50% dos viajantes têm, entre suas preferências, hotéis que disponibilizem produtos para sanitizar as mãos (como álcool em gel) em todos os seus ambientes, e metade das pessoas também espera protocolos de limpeza aprimorados e padrões de higiene nos meios de hospedagem.

 

Preocupação com o preço

O preço, por sua vez, continua sendo a maior preocupação ao reservar um hotel. Afinal, foi o critério mais mencionado por todas as gerações de viajantes, com quase 40% deles selecionando-o, seguido pela localização da propriedade. No Brasil, as respostas seguiram a tendência global, com 34% dizendo que o preço é o fator mais importante.

Além disso, mais de 8 em cada 10 viajantes brasileiros afirmam que hotéis em faixas de preço semelhantes parecem iguais na internet, e que eles devem fazer mais para se destacar. Isso cruzou as linhas geracionais – mostrando que, no geral, os hotéis não estão fazendo o suficiente para tornar suas propriedades únicas e diferenciadas.

Mas como os hotéis podem se diferenciar? Oferecendo políticas de cancelamento flexíveis, bem como incentivos para reservas antecipadas – incluindo descontos para reservas mais longas -, já que os viajantes estão procurando hospedagens estendidas para sair de casa.

Por fim, adicionar uma experiência a uma reserva – desde o café da manhã no quarto a um tratamento no spa – também pode ajudar.

 

Avaliações de outros usuários

As avaliações de outros usuários sobre os hotéis têm um grande impacto na escolha dos viajantes. Quase três quartos dos entrevistados pelo estudo revelam que, antes de reservar uma hospedagem, leem avaliações de outros usuários. No Brasil, esse número é ainda maior: 81%. Ou seja, esses reviews possuem grande impacto, especialmente para os millennials, que são bastante influenciados pelos ambientes sociais, e para a Geração Z, cujas preferências são por propriedades com boas avaliações.

Baby boomers, por sua vez, eram os menos propensos a ler os reviews, com um terço destes pulando esta etapa do processo. Além disso, 80% dos viajantes acreditam que, se os hotéis não responderem a avaliações negativas, a avaliação deve ser verdadeira, prejudicando assim a imagem do empreendimento.

 

De olho nas (boas) fotos

As fotos podem ser um fator decisivo na escolha de uma hospedagem. O levantamento revelou que quase metade dos brasileiros (48%) olha para 10 ou mais fotos de uma propriedade, com um quinto dos millennials e da Geração Z olhando para mais de 15 fotos. No entanto, para os baby boomers, as fotos são menos importantes, já que apenas um terço deles olha para cinco ou menos fotos.

Por fim, 60% dos brasileiros desejam receber informações sobre amenities e acomodações antes do check-in. Informações sobre passeios no destino (52%) também foram bastante mencionadas no país.

“O novo estudo do Expedia Group confirma algo que já imaginávamos: em tempos de insegurança, os viajantes são ainda mais influenciados pelos comentários sobre os hotéis na internet, assim como pelos protocolos de segurança adotados por eles. Por isso, a comunicação online deve ser uma prioridade para os hoteleiros”, aponta Nuno Sales da Ponte, diretor para o Brasil do Expedia Group.

 

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