HomeGiro pelo MundoOs cenários de Game of Thrones em Dubrovnik, na Croácia

Os cenários de Game of Thrones em Dubrovnik, na Croácia

Os cenários de Game of Thrones em Dubrovnik, na Croácia

A cidade rodeada por muralhas medievais dá vida à Porto Real do seriado

Por Cristiane Sinatura

Dubrovnik, espremida entre o mar Adriático e as montanhas no sul da Croácia, sempre foi uma cidade cobiçada. As imponentes muralhas que seguem de pé até hoje, envolvendo o centro histórico conhecido como Cidade Velha, são herança dos tempos medievais, quando Dubrovnik precisava se proteger. Ela chegou a rivalizar com Veneza, à qual pertenceu nos séculos 12 e 13; passou depois pelas mãos de Napoleão Bonaparte; caiu no domínio do Império Austríaco; integrou a Ioguslávia e foi bombardeada pela Sérvia. Sua beleza, porém, só aumentou com todas as influências. Na ficção, Dubrovnik também tem feito bonito como Porto Real/Kings Landing, no seriado da HBO Game of Thrones. Tanto o cenário de sonho como o apelo bélico da vida real se fazem presentes. Aqui você confere os lugares de Dubrovnik que serviram de locação para o seriado.

 

Trsteno Arboretum

 

(foto: Shutterstock)

A 20 minutos de ônibus desde Dubrovnik, o Trsteno Arboretum dá forma aos jardins da Fortaleza Vermelha, o castelo de Porto Real. Na “realidade”, a propriedade é uma mansão de veraneio do século 15, que pertencia a uma família nobre.

 

Parque Gradac

 

(foto: Shutterstock)

A festa de casamento de Joffrey e Margaery foi filmada no parque Gradac, que fica nos arredores da Cidade Velha e tem uma bela vista de Dubrovnik.

 

Forte Lovrijenac

 

(foto: Shutterstock)

Construído fora das muralhas para proteger a cidade contra a invasão de Veneza no século 11, o forte de 37 metros de altura incorpora na TV a Fortaleza Vermelha. A baía em frente foi cenário para a Batalha da Água Negra.

 

Portão de Pile

 

(foto: Shutterstock)

A principal entrada da Cidade Velha é tudo o que se espera de uma construção medieval, com direito a ponte levadiça de madeira. Em GoT, ela aparece bastante como pano de fundo.

 

Forte Bokar

 

(foto: Shutterstock)

Na extremidade oeste das muralhas, a torre em formato de semicírculo foi construída no século 15 e usada como cenário nas temporadas 2 e 3.

 

Torre Minceta

 

(foto: Shutterstock)

A torre mais alta das muralhas de Dubrovnik tinha função de proteger a cidade de ataques vindos do continente. Ela aparece na chegada de Daenerys Targaryen à Casa dos Imortais, em Qarth.

 

Pátio do Hotel Belvedere

 

(foto: Shutterstock)

O hotel cinco estrelas Belvedere foi destruído nos bombardeios sérvios durante a Guerra da Independência, nos anos 1990. Desde então, permanece abandonado e muitos turistas curiosos costumam vir bisbilhotar. No pátio, foi filmada a batalha entre Oberyn e A Montanha, na temporada 4.

 

Lokrum

 

(foto: Shutterstock)

A ilha localizada bem em frente a Dubrovnik fantasiou-se de Qarth na ficção. Outro personagem associado à ilha é Ricardo Coração de Leão, que, segundo a lenda, teria se abrigado ali depois de um naufrágio. Ruínas de um mosteiro beneditino do século 12, um jardim botânico e praias nudistas são algumas das atrações dos turistas que chegam de barco a partir de Dubrovnik.

 


Clique aqui para ver opções de hospedagem em Dubrovnik


 

Leia também:

Dubrovnik: o cartão-postal da Croácia

Croácia: giro completo por Zagreb, Split, Plitvice e Dubrovnik

 

Compartilhar: